Banca de DEFESA: ZONIA MARITZA REYES CRUZ

DISCENTE: ZONIA MARITZA REYES CRUZ
DATA: 01/12/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO DE ENFERMAGEM

CONSTRUÇÃO E IMPLANTAÇÃO DA MATRIZ DE COMPETÊNCIA DA INTERAÇÃO ENSINO SERVIÇO E COMUNIDADE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE AMAPÁ 2015-2016

Currículo médico, ensino na comunidade, medicina, ensino, comunidade.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

O processo de ensino aprendizagem dos cursos da área da saúde precisa estar em constante processo de renovação e adaptação às realidades que esses profissionais enfrentarão quando atuarem. Torna-se fundamental que as mudanças nesse processo visem a melhor formação profissional diante das múltiplas visões para a atuação direta com a população. O curso de medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio da disciplina Integração Ensino Serviço e Comunidade (IESC) do referido curso, tem por objetivo a formação de um profissional médico capacitado a atuar no processo saúde-doença, bem como atuação junto à comunidade. Surge, nesse sentido, a necessidade de se produzir a matriz de competências, na qual se espera que o aluno busque a adequação da teoria e prática. O objetivo deste estudo foi construir uma matriz de competências para o módulo IESC do curso de medicina da UNIFAP, além de fazer uma avaliação preliminar de como está a integração no referido curso, na visão do discente em sua prática de IESC. Buscou-se também identificar as atividades que estão sendo realizadas no curso em questão, ou seja, como os alunos estão desenvolvendo as competências na atenção primária. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Como principais resultados, notou-se que após o processo de elaboração e implementação da matriz curricular da disciplina IESC, foi possível perceber que a mesma necessitava realmente de uma adaptação para que o ensino atrelado à prática passasse por um ajustamento. O que se espera nesse contexto é um discente com uma ferramenta adequada para seu processo de formação. Conclui-se que é necessário refletir sobre a importância da disciplina IESC, para a qual a matriz segue as habilidades e competências necessárias para uma atuação completa entre teoria e prática e têm-se docentes que demonstram estar atualizados e abertos à novas possibilidades de ensino visando sempre o conhecimento e as adequações no processo de formação dos alunos.

Interno - 1730962 - ANNELI MERCEDES CELIS DE CARDENAS
Externo ao Programa - 2300446 - KATIA JUNG DE CAMPOS
Presidente - 1501153 - MAIRA TIYOMI SACATA TONGU NAZIMA
Externo ao Programa - 1731324 - ROSILENE FERREIRA CARDOSO