Banca de DEFESA: DIRLEY CARDOSO MOREIRA

DISCENTE: DIRLEY CARDOSO MOREIRA
DATA: 20/10/2020
LOCAL: Bloco de Pós-Graduação do CEPA/UNIFAP

PREVALENCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ADOLESCENTES E FATORES ASSOCIADOS: Um Estudo nas Escolas Públicas de Macapá/AP

Obesidade. Fator de risco. Estudantes.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: O sobrepeso e a obesidade tem sido um problema mundial, causado por fatores genéticos, hábitos alimentares e ausência de atividade física, que influencia nas mudanças físicas, psicológicas e sociais, elevando cada vez mais o nível de prevalência de obesidade em crianças e adolescentes. Objetivo: Determinar a prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes 15 a 19 anos, de ambos os sexos, que estudam em escolas públicas no município de Macapá/AP e, identificar os fatores associados. Método: Trata-se de um estudo transversal e delineamento epidemiológico com amostra de n= 409 escolares, sendo n=201 (49,15%) do sexo masculino e n=208 (50,85%) do sexo feminino. A prevalência de sobrepeso/obesidade (variável dependente), foi baseada em valores percentílicos do Índice de Massa Corporal, de acordo com o sexo e idade. Quanto a classificação foi utilizada a proposta da Organização Mundial da Saúde que estabelece os seguintes indicadores: magreza ou baixo peso (percentil <18,5), Eutrofia (18,5 a 24,9), sobrepeso (25 a 29,9) e obesidade (30 a 34,9). As informações sobre os fatores associados (variáveis independentes) foram obtidas através de um questionário com indicadores sociodemográficos e socioeconômicas, hábitos alimentares e, comportamentais. Na análise estatística utilizou-se a prevalência e a probabilidade como medidas de associação ao sobrepeso e obesidade por meio do cálculo de Odds Ratio com o intervalo de confiança de 95% e p < 0,05. Resultados: A prevalência gral de sobrepeso e obesidade nos escolares estudados foi 26%, sendo mais pronunciada no sexo masculino com 27% e nos adolescentes de 17-19 anos de idade. Os fatores associados ao sobrepeso e obesidade no sexo masculino foram: o tipo de material de construção das residências (p< 0,02); o tempo demasiado em frente a telas nos dias de semana e no final de semana (p< 0,01); o nível de atividade física (p< 0,03) e, os hábitos alimentares inadequados (p< 0,01). Entre os adolescentes do sexo feminino as associações positivas foram: a renda familiar (p < 0,01), o local da escola (p< 0,04), hora demasiada em frente a telas nos dias de semana e no final de semana (p< 0,01). Conclusões: A prevalência de sobrepeso e obesidade em adolescentes de escolas públicas do município de Macapá/AP foi elevada e esteve associada ao sexo e às idades estudadas. Os fatores que se mostraram mais associados à prevalência de sobrepeso e obesidade foram: nos adolescentes de ambos os sexos que destinam mais tempo em frente a telas; nos do sexo masculino que residem em casas com condições mais precárias, nos inativos fisicamente e que consomem alimentos de baixo valor nutritivo. Nos do sexo feminino que frequentam escolas da região central da cidade e de menor estrato socioeconômico. Portanto, acredita-se na criação e difusão pela escola e outras instituições públicas de ações sobre os benefícios da prática regular de atividade física e de uma alimentação saudável na perspectiva de mudança imediata no comportamento dos adolescentes.

Presidente - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Interno - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA