Banca de DEFESA: TAYNARA CAMILLE GUILHERME LIMA

LOCAL: Bloco de pós-graduação-Sala 03

NEUROMODULAÇÃO RADIOELÉTRICA REAC NA QUALIDADE DE VIDA DE

ESCOLARES NA TERCEIRA INFÂNCIA

tecnologia REAC; ansiedade; estresse; qualidade de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: A terceira infância é caracterizada pelo início da fase escolar relacionada a outras dinâmicas que são relevantes para o desenvolvimento cognitivo da criança, de modo que o processo de socialização interligada à separação de seus cuidadores, poderá colaborar para a evolução de transtornos mentais, como o estresse e a ansiedade que podem interferir diretamente na Qualidade de Vida da criança. Por conseguinte, melhorar as estratégias de resposta ao estresse por meio da restauração progressiva da atividade elétrica celular através da estimulação neurobiológica é o objetivo da exclusiva tecnologia REAC. Objetivo: Avaliar os efeitos da tecnologia de Conversor Radioelétrico Assimétrico frente à qualidade de vida, a ansiedade e o estresse em escolares na terceira infância. Material e Métodos: Trata-se de um estudo do tipo descritivo com abordagem quantitativa-qualitativa. O local do estudo ocorreu no Laboratório de Práticas em Saúde da Universidade Federal do Amapá e
abrangeu crianças de seis e sete anos de idade, de ambos os sexos e que estavam regularmente matriculadas na escola de aplicação da Universidade Federal do Amapá – Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luiza Bello da Silva, de modo que foi utilizada uma amostra de conveniência. Dentre os instrumentos para coleta de dados elegeu-se o Pediatric Quality of Life Inventory TM 4.0, que foi aplicado nas crianças e em seus responsáveis, assim como uma entrevista semiestruturada que foi realizada somente com os menores, sendo ambas aplicadas no início e ao final da terapia. A tecnologia de Conversor Radioelétrico Assimétrico é constituída por dezenove sessões, sendo uma sessão de Otimização Neuro Postural e dezoito de Otimização Neuro Psicofísica. O tratamento dos dados qualitativos foi realizado de forma manual através do Discurso do Sujeito Coletivo, que tem como fundamento a teoria da representação social, extraído das expressões chaves, ideias centrais e ancoragens. Enquanto que os dados quantitativos foram realizados através do teste de Wilcoxon-Mann-Whitney. Resultados: A Tecnologia de Conversor Radioelétrico Assimétrico alterou significativamente a dimensão social frente à qualidade de vida dos escolares na terceira infância e o aspecto físico na percepção de seus responsáveis. Foi ainda capaz de ajustar a dismetria funcional dos participantes trazendo para níveis indetectáveis. O discurso das crianças na pré terapia demonstraram que os infantes apresentam dores físicas e mental, que o medo apresentado por eles está associado ao sobrenatural, mas também ao se manterem longe de seus pais, sendo que a exclusão dos colegas durante as brincadeiras, acaba gerando estresse, assim como a ausência dos pais ou a demora de buscá-los na escola contribui para o desenvolvimento de ansiedade. Enquanto que os discursos no pós terapia demonstraram que os infantes, através da autopercepção, apresentaram melhora nos aspectos: dor, medo, raiva e preocupação, o que evidencia que o balanço bioelétrico promovido pela tecnologia de Conversor Radioelétrico Assimétrico foi capaz de impactar os índices de qualidade de vida, estresse e ansiedade em escolares na terceira infância, medidos de forma objetiva e subjetiva. Conclusões: Um ciclo de protocolos de otimização neuro postural e otimização neuro psicofísica do Conversor Radioelétrico assimétrico apresentou resultados promissores no que se refere à dismetria funcional, assim como os aspectos sociais de escolares quanto a sua qualidade de vida e os aspectos físicos frente à percepção de seus pais. Além disso, as crianças demonstraram melhora quanto ao estresse e ansiedade, o que gerou impacto positivo na qualidade de vida.

Presidente - 1509480 - ANA RITA PINHEIRO BARCESSAT
Externo ao Programa - 2269975 - CAMILA RODRIGUES BARBOSA NEMER