Banca de DEFESA: CAROLINA ALMEIDA DE OLIVEIRA

DISCENTE: CAROLINA ALMEIDA DE OLIVEIRA
DATA: 26/03/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DO BLOCO DE ENFERMAGEM

ADOECIMENTO PSÍQUICO, USO DE ÁLCOOL E DROGAS E SATISFAÇÃO EM DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Ansiedade. Depressão. Estresse. Abuso de Substâncias Psicoativas.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: O estudo tem o intuito de investigar a depressão, ansiedade e uso de álcool e outras drogas em discentes da pós-graduação, além dos motivos de satisfação e dificuldades percebidas. O interesse em se estudar a ansiedade, depressão no contexto da pós-graduação surgiu da observação das pressões intrínsecas e extrínsecas que os alunos sofrem nesta etapa da vida acadêmica. Objetivo: Identificar níveis de ansiedade, depressão e estresse, nível de satisfação, dificuldades percebidas e o perfil de uso de álcool e outras drogas de discentes de cursos dos pós-graduação da Universidade Federal do Amapá. Método: Foi realizada a pesquisa do tipo descritiva de caráter quantiqualitativo com corte transversal. O estudo foi realizado na Universidade Federal do Amapá nos 11 cursos de pós-graduação, com uma amostra de 139 discentes. Para coleta de dados, foi utilizado questionário socioeconômico e acadêmico juntamente com os instrumentos EADS-21, para avaliar sintomas de ansiedade, depressão e estresse, e o ASSIST-OMS para avaliar os riscos de uso de substâncias psicoativas. A análise dos dados quantitativos foi feita através de estatística descritiva e inferencial com o programa Statistical Package for the Social Sciences, e os dados qualitativos foram analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: A população se mostrou em sua maioria na faixa etária de 20 a 30 anos, sexo feminino, de etnia parda, com renda familiar acima de 5 salários mínimos, do Estado do Amapá, e como fonte de renda o trabalho como servidor público. Entre os subgrupos da EADS-21 o que apresentou maior média de pontuação foi o estresse que está classificado como grau leve, em seguida os sintomas de depressão classificada como moderada, em terceiro estão os sintomas de ansiedade. Em relação ao perfil de uso de substâncias psicoativas, a substância com a maior média no ASSIST foram as bebidas alcoólicas, seguida do tabaco. Os discentes tiveram um espaço para justificar os motivos pelos quais estavam satisfeitos ou insatisfeitos com o programa, o que originou os seis discursos, dentre os quais quatro mostraram opiniões negativas e dois com opiniões positivas. Os motivos que mais levaram os alunos a pensar em desistir do curso são inerentes ao projeto, atividades extracurriculares, relação com o orientador e pressão com prazos. Considerações Finais: As instituições de ensino precisam fomentar políticas assistências e de aconselhamento psicológico que incluam os alunos de pós-graduação, uma vez que essa falha é percebida dentro das instituições, além de trabalhar grupos de suporte para o compartilhamento de experiências que propiciem a aproximação dos alunos e docentes.

Interno - 1509480 - ANA RITA PINHEIRO BARCESSAT
Externo ao Programa - 1018628 - JOSE LUIS DA CUNHA PENA
Interno - 1432793 - MARIA IZABEL TENTES CORTES
Presidente - 2269461 - MARINA NOLLI BITTENCOURT