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Banca de DEFESA: GARDENIA MENEZES DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GARDENIA MENEZES DE ARAUJO
DATA: 19/09/2017
HORA: 09:00
LOCAL: UNIFAP, BLOCO DA PÓS-GRADUAÇÃO
TÍTULO:

A INFLUENCIA DO PROCESSO EDUCATIVO PARA FAMILIARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1


PALAVRAS-CHAVES:

Diabetes mellitus tipo 1. Educação em Enfermagem. Relações familiares


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

O Diabetes mellitus tipo 1 é considerado uma doença grave, de evolução lenta e progressiva que, quando não manejado de forma adequada, pode evoluir com complicações microvasculares, macrovasculares e neuropáticas. Isso requer mudanças complexas no contexto familiar que incluem: injeções de insulina diárias, terapia nutricional adequada e plano de atividade física, com intuito de melhorar o controle metabólico. A educação em saúde apresenta-se como pilar para a qualidade de vida da criança com DM1, podendo se utilizar inúmeras estratégias que contribuirão para uma maior compreensão acerca da doença e de seu tratamento por parte do paciente, visando, sobretudo, a prevenção de complicações e a promoção da saúde. Diante desse cenário fez-se o seguinte questionamento: Qual a influência do processo educativo para familiares cuidadores de crianças com diabetes mellitus tipo 1? O objetivo foi investigar como ocorre o processo educativo para os familiares cuidadores de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, exploratória com fundamentação qualitativa. Foram utilizadas duas técnicas para coleta de dados: a entrevista e o grupo focal, onde participaram 10 famílias. A discussão foi mediada pela pesquisadora através dos seguintes questionamentos: Como o diagnóstico foi vivenciado pela família?  Como você percebe o processo de Educação em Diabetes? O sistema familiar representa parte indispensável no processo de adesão ao tratamento, já que é responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos seus membros, tanto no contexto de saúde, como de doença. A qualidade de vida em diabetes está diretamente relacionada ao maior nível de conhecimento e acesso às informações. Os depoimentos demostraram gratidão aos profissionais que contribuíram positivamente para a adaptação às mudanças. Além disso, identificou-se a prática diária de condutas baseadas em conhecimentos empíricos, comprometendo, na maioria das vezes, o tratamento adequado. O processo educativo deve acontecer em todos os níveis de atenção e pode ser entendido como o compartilhamento de ideias e troca de experiências, envolvendo profissionais de saúde, familiares e pacientes. Educar pacientes e familiares em diabetes é fundamental para prevenir ou retardar as complicações inerentes à patologia. Ao se tratar de crianças e adolescente, o incentivo à pratica do autocuidado é primordial e se dá por meio da interação profissional de saúde, paciente e familiares. Apesar de não haver um planejamento para atendimento às famílias de crianças e adolescentes com diabetes, as informações repassadas pela equipe multiprofissional contribuem significativamente para a adaptação ao diagnóstico. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1170622 - SILVANA RODRIGUES DA SILVA
Interno - 1015007 - MARLUCILENA PINHEIRO DA SILVA
Interno - 326748 - ROSEMARY FERREIRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 1014420 - FRANCINEIDE PEREIRA DA SILVA PENA
Notícia cadastrada em: 11/09/2017 15:31
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