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Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA LUIZA DUARTE SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARBARA LUIZA DUARTE SALES
DATA: 09/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Link (qualificação por videoconferência): https://meet.google.com/iid-ahcx-cko
TÍTULO:

 

 

FORMAÇÃO E INTERPROFISSIONALIDADE: VIVÊNCIAS E PERCEPÇÃO DE
DISCENTES DE CURSOS DE SAÚDE SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

 

Educação interprofissional; Relações interprofissionais, Equipe de
assistência ao paciente; Formação em saúde.


PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Segundo o Centro para o Avanço da Educação Interprofissional (CAIPE), define-se como educação interprofissional (EIP) “ocasiões em que que duas ou mais profissões aprendem com uma com a outra e sobre a outra para melhorar a colaboração e a qualidade do atendimento”. A Universidade Federal do Amapá (Unifap) desenvolveu o PET Interprofissional em Saúde, proporcionando a interação entre estudantes dos cursos de Biologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina. O presente estudo questiona qual a diferença de percepção da experiência vivenciada pelos discentes do Programa PET Saúde Interprofissional sobre a formação interprofissional em saúde e práticas colaborativas, e discentes que não tiveram contato com tais práticas. Acredita-se que a experiência contribuiu com a formação de conhecimentos teórico-práticos e habilidades interprofissionais. Com objetivo investigar como a EIP foi percebida por estudantes que participaram do programa PET Saúde interprofissional na Unifap e estudantes de cursos de saúde em geral do estado do Amapá, foi realizado um estudo de método misto com abordagem sequencial, sendo a primeira etapa quantitativa, através da Escala de Prontidão para Aprendizagem Interprofissional, e a segunda, qualitativa, por entrevista com base nas respostas ao primeiro formulário. Os resultados preliminares mostraram que, apesar de pontuações próximas, o grupo que participou do programa tende a respostas mais positivas em todos os aspectos da educação interprofissional, enquanto o grupo que não participou, apesar de ter se mostrado favorável, mostrou respostas mais divergentes. A fase qualitativa desse estudo tornará possível evidenciar uma maior vivência e pontos em que a experiência da educação colaborativa, observando pontos relevantes segundo os alunos participantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1501153 - MAIRA TIYOMI SACATA TONGU NAZIMA
Presidente - 1432793 - MARIA IZABEL CORTES VOLPE
Externo ao Programa - 443863 - NELY DAYSE SANTOS DA MATA
Notícia cadastrada em: 25/07/2022 09:21
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