Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANNE FREIRES FERNANDES

DISCENTE: DAIANNE FREIRES FERNANDES
DATA: 15/12/2021
LOCAL: link https://meet.google.com/dtr-seng-zyd

Estratificação da diabetes mellitus tipo 2 no estágio 3 baseado nos parâmetros da variabilidade da frequência cardíaca em idosas utilizando a técnica de agrupamento k-means

Aprendizagem de máquina; Variabilidade da Frequência Cardíaca; Diabetes mellitustipo 2.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Fundamentação: esse estudo contempla a aprendizagem de máquina por intermédio da técnica K-means abrangendo a diabetes mellitus tipo 2 (DM2), caracterizada por hiperglicemia que em estágios avançados pode causar alterações no balanço autonômico cardiovascular e risco de mortalidade em decorrência de danos nocivos ao coração. Associado a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) que é uma ferramenta de avaliação autonômica cardíaca, acessível e de alta confiabilidade. Objetivo: identificar um biomarcador de acompanhamento do estágio 3 precedendo ao estágio 4 em pacientes com DM2 para avaliar o balanço autonômico cardiovascular através da VFC associada a técnica K-Means.Metodologia: trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa com 74 voluntárias do gênero feminino, diagnosticadas em estágio 3 da DM2. Houve uma avaliação antropométrica, aquisição dos sinais eletrocardiográficos e utilização do cardiofrequencímetro Polar V800. A extração dos intervalos RR foi a partir do software Kubios para a análise da VFC. Os procedimentos estatísticos foram realizados no software SPSS e em software Matlab, com nível de significância (α = 0,05), mais teste de Kolmogorov-Smirnov e, efeito amostral através do software G*Power, acompanhado de uma análise exploratória e contribuição da técnica K-Means. Resultados: o MRR (média de todos os intervalos R-R normais) (944,90 ± 18,49) expressou significativamente (α=0,05) o prognóstico autonômico, configurando-se como um relevante biomarcador, o qual se sobressaiu em relação aos demais outros parâmetros no domínio do tempo SDNN (60,9 ± 7,0), RMSSD (69,7 ± 9,4), pNN50 (31,0 ± 2,6) e da frequência LF (0,08 ± 0,00), HF (0,23 ± 0,00), HF‒LF  (1,66 ± 0,22) em pessoas de idade (65,4±0,4), estatura (151,6±0,8), massa corporal (66,1±1,2) e IMC (28,8±0,5). O MRR foi estratificado em 3 clusters revelando intervalos RR representativos no tocante à tomada de decisão clínica e avaliativa, alguns MRR’s foram muito elevados em relação aos valores sinusais da VFC, entretanto, outros MRR’s obtiveram uma tendência de diminuição na VFC; cuja característica é inerente a um quadro clínico cardíaco que se encaminha para uma predisposição autonômica cardiovascular não saudável em estágio 3 precedendo ao estágio 4 da DM2. Discussão: o estágio 3 da DM2 pode evoluir para desordens autonômicas cardiovasculares em estágio 4, quando não tratadas ocasionam morte súbita. Rastrear complicações na DM2 em estágios avançados (3 e 4), exigem alto custo financeiro e testes que não estão disponíveis para comercialização. O prognóstico baseado em evidências de atendimento à DM2, carece de modelos preditivos  de inovação tecnológica que possam agilizar o processo de investigação em complicações e comorbidades autonômicas cardíacas. Conclusão: o MRR é um biomarcador ágil, portátil, de baixo custo e de boa precisão da VFC, quando associado a inteligência artificial através da aprendizagem de máquina e técnica K-Means torna-se eficiente para identificar o prognostico autonômico. Tem o propósito de avançar e inovar no âmbito tecnológico, agregando ainda mais valor ao setor de saúde, a fim de propiciar um atendimento com prognóstico seguro, respaudado e fundamentado científicamente, viabilizando um tratamento antecipado e personalizado às pessoas em estágio 3 da DM2.

Externo ao Programa - 1765434 - DANIELA GONCALVES OHARA
Interno - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA