Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRESSA VIANA PINHEIRO

DISCENTE: ANDRESSA VIANA PINHEIRO
DATA: 04/11/2019
LOCAL: SALA 4 - BLOCO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EFEITOS METABÓLICOS DA EXPOSIÇÃO AO MANGANÊS EM Colossoma macropomum COMO MODELO EXPERIMENTAL APLICADO EM ESTUDOS DE ECOTOXICOLOGIA

Manganês, Colossoma macrcopomum, metabolismo.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Atualmente os metais pesados vem se destacando como um dos principais agentes toxicológicos ambientais, sendo disseminados por atividades industriais e mineradora, nessa perspectiva o manganês, que apesar de ser um metal essencial para o funcionamento de vários sistemas biológicos, em concentrações elevadas pode causar desregulação metabólica. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar a exposição aguda ao manganês sobre os o tecido hepático e o metabolismo energético, verificando a aplicabilidade da espécie Colossoma macropomum, como organismo modelo para estudos em ecotoxicologia. Para isso realizou-se ensaios de toxicidade agudo (96 horas) do tipo semi-estático, utilizando 44 juvenis de Colossoma macropomum (Tambaqui), divididos em grupo controle (CTRL) e grupo manganês (Mn) em duplica, ocorreram duas fases experimentais de 96 horas: um de exposição aguda ao Mn e de recuperação (ausência do Mn), após isso os animais foram amostrados e realizada bioacumulação nos músculos, fígado e brânquias e a determinação de lactato, lipídios totais, fosfatase alcalina, glicose, triglicerídeos e as transaminases TGO e TGP no plasma e no fígado, músculo branco e vermelho do glicogênio e proteínas totais. Os testes estatísticos foram realizados no programa estatístico SigmaStat (versão 3.5) e aplicado teste T de Student, com nível de significância de P <0,05. O índice de HMT, não apresentou diferença significativa entre os grupos Mn e CTRL durante a fase de exposição aguda, porém, durante a recuperação, o grupo Mn - RECP, apresentou aumento em comparação ao seu respectivo controle. Os animais apresentaram Bioacumulação maior nas brânquias e fígado, sendo menor o acúmulo do metal no músculo. Os substratos plasmáticos evidenciaram diferença estatística (P=0,003) nos valores de lactato entre os grupo CTRL e Mn das 96 horas e os valores de glicogênio foram significativamente diferentes no fígado (P=0,048) durante período de 24 horas e no músculo branco (P=0,001) no período de 96 horas. Diante disso pode-se inferir que o Colossoma macrcopomum apresentou resposta fisiológica diante da exposição aguda ao manganês, sendo considerado uma boa espécie modelo de bioincador, e que o peixe possivelmente se encontrou em estado de estresse alterando seu metabolismo diante da exposição ao manganês, porém foi capaz de se recuperar, reestabelecendo valores próximos ao grupo que não foi exposto ao metal.

Interno - 2356026 - ALESSANDRA AZEVEDO DO NASCIMENTO
Presidente - 2070112 - MADSON RALIDE FONSECA GOMES
Externo ao Programa - 1808540 - SILVIA MARIA MATHES FAUSTINO
Notícia cadastrada em: 01/11/2019 12:15