Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA PINHEIRO DE CARVALHO

Adolescentes; Educação física; Imagem corporal; Ensino fundamental e médio

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Este estudo tem como objetivo investigar fatores associados à percepção da imagem corporal e sua relação com níveis de atividade física de estudantes dos ensinos fundamental Anos Finais e Médio, por meio de um estudo de campo descritivo, transversal com uma abordagem quantitativa. A amostra será composta por 400 adolescentes escolares dos ensinos Fundamental Anos Finais e Médio, matriculados na rede de ensino estadual do Amapá, que responderão a três questionários: um questionário socioeconômico, Critério Brasil, outro para investigar o nível de atividade física e um terceiro para investigar a percepção da imagem corporal. Avaliações antropométricas também serão realizadas. As respostas do Questionário de Fatores Associados aos níveis de Atividade Física (QAFA), serão consideradas a partir das informações relacionadas à vida diária dos adolescentes. Serão classificados como fisicamente inativos, os escolares adolescentes de ambos os sexos que não realizaram atividade física ≥ 300 min/semana. A percepção da imagem corporal será avaliada através do BSQ (Body Shape Questionnaire, adaptado), onde serão considerados adolescentes com grave distorção da imagem corporal aqueles que obtiveram pontuação acima de 140. Análises relacionadas à insatisfação da imagem corporal e os fatores que levam a prática de atividade física serão apresentadas.

Presidente - 1453695 - ALVARO ADOLFO DUARTE ALBERTO
Interno - 1539559 - DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA