Dinâmicas de Uso e de Ocupação do Território na Fronteira Amazônica: Rodovia Perimetral Norte, Estado do Amapá
Território; Land Use Cover Change; sensoriamento remoto e ordenamento territorial
O presente estudo analisa a evolução da ocupação no eixo da Rodovia Perimetral Norte e seu entorno, nos municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, no Estado do Amapá. O trabalho inicia com considerações sobre a gênese da fronteira no vale do Amapari, onde se estabelece o eixo da rodovia em estudo. A evolução do sistema viário é analisada a partir de duas categorias de estradas: as oficiais (resultantes de estratégias políticas) e as endógenas (efetuada por agentes privados e eventualmente espontâneas), cujo percurso termina dentro do espaço amapaense. Por fim é analisada a evolução das mudanças no uso e cobertura da terra (LUCC) na região. Na contextualização do processo inicial de ocupação regional, utilizou-se mosaico de imagens do RADARGEMS1000 (1971/1972). Para situar a evolução da rede viária na região, foram utilizadas 13 cenas de imagens Landsat TM5, anos 1988, 1991, 1997 2000, 2007 e 2009 e a base cartográfica de estradas do IEPA/COT, complementada com entrevistas em campo. Na identificação das mudanças no uso e cobertura da terra utilizou-se 6 cenas anos 1988,1997 e 2009, aplicando algoritmos de classificação supervisionada para identificar a evolução do LUCC. O resultado do incremento de rede viária e LUCC foram associados aos eventos socioespaciais ocorridos na região, que permitiu identificar os principais atores do processo de LUCC. Os eventos norteadores da evolução da rede viária e LUCC foram a abertura de estradas oficiais, respondendo aos projetos de assentamentos do INCRA, portanto vinculadas as estratégias políticas de ocupação regional. A evolução das estradas endógenas derivaram da ação do capital na exploração mineral e madeireira. Atividades que vem se ampliando na região independente de diretrizes de
ordenamento territorial para região.