Banca de DEFESA: ROSANGELA DE SOUZA PIMENTEL E SILVA

DISCENTE: ROSANGELA DE SOUZA PIMENTEL E SILVA
DATA: 08/12/2023
LOCAL: Sala k2

PERFIL E IMPORTÂNCIA DA MULHER RURAL PARA O DESENVOLVIEMNTO LOCAL DO DISTRITO DO CARVÃO, MAZAGÃO, AMAPÁ, BRASIL

protagonismo feminino; escolarização; percepção; desenvolvimento rural.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional

A trajetória histórica do papel da mulher na sociedade e especificamente no mundo rural é de sonegação de direitos e igualdade, decorrentes da lógica patriarcal, tendo isso gerado várias formas de violências às mesmas, porém essas mulheres foram transformando esses fatores adversos em resistência e luta por seus direitos, tentando sair da condição de anonimato e buscar se apoderar daquilo que lhe é justo, e assim saindo do ostracismo, da invisibilidade a um papel de protagonista. Dessa forma, a proposição teve como objetivo “investigar os papéis desempenhados pela mulher rural, bem como sua importância para o desenvolvimento social, cultural e ambiental no Distrito do Carvão, município de Mazagão, estado do Amapá”. A pesquisa tem uma abordagem quali-quantitativa, e classificada como qualitativa documental, bibliográfica e de levantamento. Para a coleta de dados levantamento bibliográfico e documental e o levantamento através de entrevistas, com formulários contendo perguntas abertas e fechadas. Fora realizadas 53 entrevistas com mulheres do Distrito do Carvão, no período de julho a agosto de 2023. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Amapá e aprovado sob o registro Nº 6.178.670. As entrevistadas estavam em faixa etária de 19 a 76 anos, contendo pessoas que nunca estudaram até com nível superior, tendo 67,92% delas se declarando pardas e 28,30% pretas. E 69,81% possuem relacionamento formal e com média de 1 a 3 filhos, sendo atuantes profissionalmente como professoras, técnicas de enfermagem, serviços gerais e com média de 40 horas de trabalho semanal. Elas também exercem atividades extras (43,40%) para complemento de renda e 24,53% declararam já ter sofrido algum tipo de violência doméstica. As entrevistadas tem a percepção de um protagonismo crescente delas na sociedade, tendo destaque individual e coletivo, onde desenvolvem variadas funções de importância social e administrativa na Distrito e município. Conclui-se que as mulheres estão em busca pela equidade de gêneros, buscando demonstrar suas vontades de luta, crescer profissionalmente e serem reconhecidas e na esperança de que sobressaia na sociedade local a capacidade humana de entender, compreender o outro, seja quem for e com isso construir uma sociedade, pelo menos local baseada na igualdade de direitos, mas para tal é necessário a sensibilização de todos para que se conscientize de seus papeis e juntos lutem pelo bem coletivo.

Externo ao Programa - 2270396 - ALBERT ALAN DE SOUSA CORDEIRO
Presidente - 2281459 - GALDINO XAVIER DE PAULA FILHO