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Banca de DEFESA: ANDREA GIRLENE BARRETO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA GIRLENE BARRETO ALVES
DATA: 20/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Bloco K, sala K2
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARATIVA DO FLUXO DE PASSAGEIROS NOS TRAPICHES DE ATRACAÇÃO ENTRE AS  CIDADES DE MACAPÁ (AP) E AFUÁ (PA)

 


PALAVRAS-CHAVES:

Fluxos. Passageiros. Trapiches. Amazônia. Macapá. Afuá.

 


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional
RESUMO:

As orlas fluviais ou marítimas sofrem modificações em razão de dinâmicas comerciais, reconfigurando a organização geográfica e política de regiões. Na Amazônia, os principais rios foram utilizados em larga escala para deslocamento de contingente populacional e suporte logístico, criando novas cidades que se desenvolveram a partir de suas orlas fluviais.  Para este caso foram considerados dois eixos de fluxos hidroviários: cidades de Macapá (AP) e Afuá (PA). Esta dissertação realizou uma análise a partir de referências de planejamento urbano das cidades de Macapá (AP) e Afuá (PA), utilizando a análise comparativa das dinâmicas de fluxos de passageiros das orlas destas cidades, mais precisamente nos principais trapiches de atracação destes locais, caracterização destes fluxos, serviços e a aplicabilidade de análises de Planejamento Urbano Sustentável para a resolução de problemáticas e potencialidades dos fluxos nos trapiches de atracação de Macapá e Afuá. Foram realizados levantamentos de dados sobre os municípios, percepções provenientes de trabalho de campo e aplicação de questionários fechados aos representantes das empresas de embarcações, coletando quantidades de viagens e cargas, com análises qualiquantitativas de frequência e intensidade das viagens, além de percepções sobre a infraestrutura existentes, análises de mapas cartográficos e legislações e normas pertinentes ao assunto estudado, além de interpretações provenientes de dados secundários obtidos na fase de levantamento de informações na Secretaria Estadual de Infraestrutura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O marco temporal escolhido foi compreendido entre 2017 e 2022. Os resultados mostraram que os fluxos são significativos e podem ser desvelados sobre diferentes inserções. Segundo o prisma do planejamento urbano sustentável, com os instrumentos do Plano Diretor e Projeto Orla haverá aumento do potencial destas orlas trazendo novas receitas para os Estados e promovendo o desenvolvimento local/regional a partir das proposições apresentadas nesta dissertação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2356177 - ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXAO
Presidente - 1172403 - JOSE ALBERTO TOSTES
Notícia cadastrada em: 07/09/2023 12:45
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