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Banca de DEFESA: ANTONIA DEUSA SA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA DEUSA SA
DATA: 30/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade Federal do Amapá, Bloco K, Sala 2
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO BÁSICA NO AMAPÁ PÓS ESTADUALIZAÇÃO: PERSPECTIVAS DO PODER PÚBLICO E PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação básica. Amapá. Poder público. Professores.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional
RESUMO:

Esta disseratação Apresenta uma análise do desevnolvimento da educação básica no Amapá desde a sua estadualização pela Constituição Federal de 1988 )CF/88) até 2003 - início do do quarto mandato do governo estadual. Com o fim do status de Território Federal, o nodo Estado precisou mobilizar esforços para empreender uma reestruturação político-institucional em função das novas responsabiliades inerentes à gestão pública estadual em um quadro de contínuo de aumento populacional que demandava inclusão socioeconômica, o que implica acesso à educação, entre outros serviços públicos. Nesta pesqusia, verifica-se que, desde a CF/88 até ao plano nacional de educação de 2001 (PNE/2001), a educação básica no Brasil foi objeto de regulações e planos de educação, apresentados pelo poder público e pela iniciativa popular. Esta iniciativa foi protagonizada por uma moblização nacionanal dos profissionais da educação iniciada no período de redemocratização do país e que, embora perdendo força, perdurou na década de 1990. No embate de forças entre estado e profisisonais da educação, prevaleceram em todos o casos as propostas do poder público nacional, cujos reflexos se propagaram através do poder público estadual e suas respectivas instituições. A pesquisa realizada no Amapá, mais especificamente na capital Macapá, consite em uma análise dos processos de construção e de implementação das principais propostas para desenvolvimento da educação básica deste estado apresentadas pelo poder público local e uma mensuração dos resultados destas propostas. Em seguida, apresenta uma análise dos mesmos processos e propostas na forma como foram percebidos e vivenciados pelos profissionais de educação da rede pública de ensino do estado. Em termos gerais, os resultados da pesquisa indicam que no Amapá, assim como no Brasil, é comum o discurso oficial sobre a educação publica de qualidade com gestão democrática, no entanto, os resultados quantitativos alcançados, além de insuficientes, não significaram, necessariamente, resultados qualitativos, tão pouco implicaram processos democraticamente participativos, mas foram determinados pelo estado em detrimento dos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2331523 - JOSE FRANCISCO DE CARVALHO FERREIRA
Interno - 687090 - ANTONIO SERGIO MONTEIRO FILOCREAO
Externo ao Programa - 2570316 - ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/08/2018 10:06
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