Banca de DEFESA: FRANQUILEIA LIMA BEZERRA

DISCENTE: FRANQUILEIA LIMA BEZERRA
DATA: 23/03/2018
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, BLOCO DA PÓS GRADUAÇÃO, SALA 1

A CONTRIBUIÇÃO DO MICROCRÉDITO CONCEDIDO PELA AFAP PARA O FOMENTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL

MICROCRÉDITO - INFORMALIDADE - AMAPÁ - DESENVOLVIMENTO LOCAL

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional

O crescente desemprego é a principal causa do empreendedorismo por necessidade prerrogativa que dá protagonismo para o microcrédito ao torná-lo uma fonte alternativa de recursos aos pequenos empreendedores formais ou informais que desejam iniciar uma atividade ou ampliar, melhorar e até mesmo recuperar uma já existente. Diante desse contexto o objetivo da pesquisa se constitui em analisar a relevância do microcrédito ofertado pela Agência de Fomento do Amapá-AFAP para o fomento desenvolvimento do empreendedorismo no Amapá com vistas à promoção do desenvolvimento local e também contextualizar como se procede à oferta de microcrédito na região amazônica. Para o desenvolvimento do estudo foi adotado o método dialético com estudo descritivo e abordagem quantitativa, bem como foram considerados como marco temporal o período de 2015 para análises entre os investimentos em termos de créditos concedidos pela AFAP e sua relação com a promoção do fomento ao desenvolvimento local, simultaneamente fez-se um estudo bibliográfico para embasar a discussão a respeito do atual retrato da oferta de microcrédito junto a Agencia de Fomento do Amapá- AFAP. A importância da pesquisa reside na compreensão sistêmica da oferta de microcrédito como instrumento de política pública de estimulação do empreendedorismo na referida região. Os resultados evidenciam que o microcrédito ofertado pela AFAP no Amapá tem contribuído de forma positiva para o fomento do desenvolvimento local com a injeção de recursos aos empreendedores informais, a exemplo, a linha de crédito Amapá Solidário – AMASOL que obteve aproximadamente 9 mil operações no período de 2000 a 2016, gerando um volume de recursos aplicados da ordem de 2.350.911,028.00(dois milhões trezentos e cinquenta mil, novecentos e onze reais e vinte oito centavos). Seu protagonismo pode ser justificado por suas taxas de juros que vão de 0,5% ao mês podendo chegar ao máximo até 2,5% ao mês, taxas bem inferiores se comparada à evolução das taxas dos outros bancos públicos e privados do sistema de crédito tradicional como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Logo, a oferta de microcrédito da AFAP além de ser diferenciada em termos de concessão possibilita que indivíduos que desenvolvem atividades informais possam através do microcrédito empreender não mais por necessidade, mas sim por oportunidade caracterizando o protagonismo nas suas escolhas bem como alcançando benefícios que refletem na melhoria dos indicadores de qualidade de vida, fato que vem a ser a essência do desenvolvimento local.

Presidente - 687090 - ANTONIO SERGIO MONTEIRO FILOCREAO
Interno - 2331523 - JOSE FRANCISCO DE CARVALHO FERREIRA
Externo à Instituição - JOSELITO SANTOS ABRANTES - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 12/03/2018 11:00