AS CORES DA MÍDIA: A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS COMO CAMINHO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA IMPRENSA DO AMAPÁ
JORNALISMO - EDUCAÇÃO - RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS - RACISMO
O processo de comunicação em uma sociedade está diretamente ligado aos processos culturais, uma vez que viabiliza tanto a manutenção quanto as mudanças culturais de um povo. Nessa perspectiva, a comunicação encontra-se profundamente relacionada às mudanças sociais, uma vez que ela apresenta um potencial significativo para influenciar, fortalecer ou ampliar os diversos movimentos sociais. Nesse sentido, os meios de comunicação podem, de acordo com sua capacidade de informar a população, e devem, de acordo com sua função social, contribuir para que o racismo seja reconhecido e combatido pela sociedade de forma a cessar o processo de exclusão e marginalização social e econômica do negro. Mas não é o que acontece na prática do jornalismo brasileiro. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como a Educação das Relações Étnico-Raciais pode contribuir para mudar esse cenário e incentivar a promoção da igualdade racial na imprensa do estado do Amapá. Para tanto, a pesquisa se apoia na metodologia colaborativa, realizando uma intervenção apoiada na pedagogia construtivista junto a acadêmicos de Jornalismo de Macapá (AP). Os resultados obtidos a partir dessa intervenção atenderam aos objetivos propostos, uma vez que foi possível observar a desconstrução de conceitos prévios e a mudança de comportamento nos sujeitos pesquisados.