Banca de DEFESA: JONATHAN LUZ PIRES CRIZANTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHAN LUZ PIRES CRIZANTO
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Remota

Cenários de impactos devido a elevação do nível do mar na hidrodinâmica e nas taxas de renovação hídrica do estuário do Rio Amazonas

mudanças do nível do mar, modelagem, maré, tempo de transporte

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

O aumento no nível médio global do mar (SLR) é uma das principais evidências dos efeitos das mudanças climáticas atribuído às ações naturais e antropogênicas e que estão impactando o equilíbrio dinâmico dos ecossistêmicas estuarinos e oceânicos da Terra, incluindo o estuário do Rio Amazonas. Um dos métodos para avaliar os potenciais impactos do SLR nas zonas de conexão rio-oceano é a análise da alteração das correntes e dinâmica das marés utilizando-se modelos numéricos de simulação. Na presente pesquisa analisamos a hidrodinâmica do escoamento no estuário do rio Amazonas sob elevação da superfície do mar em 30, 60, 100 e 150 cm acima do nível médio atual, definidas pelas projeções até o final do século 21 (quinto painel intercontinental de mudanças climáticas - 5º IPCC). As projeções foram divididas em cenários baseados nas vias de concentração representativa das futuras forçantes radiativas (mudança no equilíbrio de radiação na atmosfera influenciada por constituintes atmosféricos, como o CO2). Após calibração do modelo hidrodinâmico (r²= 0.93) simulamos cenários sazonais indicando que o efeito SLR altera as taxas sazonais de renovação hídrica no estuário em até 2 dias na estação seca e aumento da amplitude de maré de até 16%, o que provocaria mudança em sua simetria. Consequentemente, estes impactos tenderiam a exercer rápidas mudanças geomorfológicas e ecossistêmicas, com implicações no aumento de áreas alagadas e alteração da dinâmica biogeoquímica, especialmente da matéria orgânica, sedimentos, nutrientes entre outros constituintes impactando a biodiversidade aquática no estuário do Rio Amazonas.

Presidente - 4225051 - ALAN CAVALCANTI DA CUNHA
Externo à Instituição - DAIMIO CHAVES BRITO - UEAP
Externo ao Programa - 2029012 - ELDO SILVA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 29/08/2021 22:32