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WALBER RODRIGUES DA SILVA
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A HISTORICIZAÇÃO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS NA
POLÍTICA EM MACAPÁ-AP ENTRE OS ANOS 2000 E 2020: AS IMPLICAÇÕES
DO PODER ENTRE A FÉ E O VOTO
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Data: 01/07/2023
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DANIEL RIBEIRO FERREIRA JUNIOR
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RELIGIÃO E POLÍTICA: O APAGAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS INDÍGENAS DO AMAPÁ FRENTE À BNCC, 2018-2020
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Orientador : MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
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Data: 30/06/2023
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Após a homologação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estados e municípios tiveram que criar seus Referenciais Curriculares (RCs). No entanto, no estado do Amapá este referencial, possui um caráter excludente, uma vez que, no componente curricular da disciplina de Ensino Religioso houve um apagamento das tradições religiosas indígenas. Desta forma, este estudo busca compreender as causas que levaram à esse silenciamento, além de analisar como deveria ser o currículo do Ensino Religioso Amapaense. Vislumbra-se como de relevância que estas tradições religiosas possam ser apresentadas enquanto conteúdos nas aulas desta disciplina, uma vez que, as invisibilizá-las caracteriza uma forma de intolerância religiosa, ação combatida por esta disciplina. Partindo deste cenário, a metodologia adotada será a História Oral e incluirá a análise das seguintes fontes: estudo dos conteúdos tanto da BNCC quanto do RCA, bem como de entrevistas realizadas com lideranças indígenas do Amapá, representantes do Núcleo de Educação Indígena (NEI/SEEDAP), formador Pró-BNCC no estado do Amapá e presidente da Associação dos Professores de Ensino Religioso do Amapá (APERAP). Como resultados parciais, conjectura-se que, enquanto política pública nacional, a implementação da BNCC no estado do Amapá seguiu os ritos oriundos do Ministério da Educação, ao não ouvir os principais atores envolvidos no processo, os indígenas, ou seja, não houve interesse por parte da Secretaria Estadual de Educação do Estado que as diversas etnias distribuídas em seu território pudessem explanar quais manifestações religiosas inerentes de suas tradições poderiam ou não serem trabalhadas nas escolas não indígenas, na disciplina de Ensino Religioso.
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PAULO ANCHIETA BARBOSA DE OLIVEIRA
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EXPOSIÇÕES DE AUSÊNCIAS: O MUSEU SACACA E AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO AMAPÁ (2011 -2019)
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Data: 29/05/2023
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É notório no meio social as pessoas passarem por situações vexatórias no que tange à sua opção religiosa. O Museu Sacaca é um ambiente que pode se tornar um grande colaborador na disseminação dos conhecimentos religiosos de religiões de matriz africana e, assim, ajudar no diálogo inter-religioso e no combate a intolerância religiosa no estado do Amapá. Por isso, o objetivo deste artigo é investigar a ausência de memórias, histórias e representações culturais e religiosas de matriz africana dentro do Museu Sacaca. Devido a este fato, esse espaço nos permite problematizar por que no Museu Sacaca não há nenhum tipo de ambiente ou ambientação que propague as expressões da cultura religiosa de matriz-africana? A discussão teórica baseou-se em autores que fazem interface e defendem uma abordagem sobre a história, memória, representação, museus, cultura, expressões das religiões de matriz-africana, intolerância religiosa, diálogo inter-religioso, a chegada do negro no Brasil, cultura negra, enfatizando uma perspectiva humanista, tempo passado, presente, futuro, a relação do sagrado e do misticismo ritualístico. A pesquisa também terá atividade de campo no Museu Sacaca, realização de entrevistas com atuais e antigos gestores do museu bem como com funcionários, pesquisadores e arquivos do Núcleo de Museologia que subsidiará a análise interpondo os teóricos. A pesquisa, justifica-se pela ausência das representações culturais religiosas de matriz africana no Museu Sacaca, porque entende-se que este possui portas abertas e pode se tornar um difusor do conhecimento cultural religioso afro-brasileiro, indagando-nos por que isso não está sendo realizado.
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