Dissertações/Teses

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2024
Descrição
  • MARCIONE MORAES DOS SANTOS PANTOJA
  • "COMUCOMUNIDADE QUILOMBOLA DO CURIAÚ/AP: Rupturas e Continuidades de Tradições e Memórias (2000-2023).NIDADE QUILOMBOLA DO CURIAÚ NA CIDADE DE MACAPÁ: Formação, Trajetória e Memória (2000-2023)

  • Data: 22/01/2024
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2023
Descrição
  • TULIO FERNANDO DA SILVA DE SOUSA
  • A Folha de São Paulo e a questão da imigração no governo de Donald Trump (2017 – 2020)

  • Data: 21/12/2023
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  • ANTONIO RIBAMAR DINIZ BARBOSA
  • O ADVENTISMO E OS PALIKUR: REPRESENTAÇÕES, MEMÓRIAS E MUDANÇAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS DOS MISSIONÁRIOS ADVENTISTAS COM OS PALIKUR DA ALDEIA TAWARY (1998-2022)

  • Data: 21/11/2023
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  • NAILTON DOS SANTOS LOBATO
  • HISTÓRIA E NEGACIONISMO: UM ESTUDO A PARTIR DO CASO DAVID IRVING VERSUS PENGUIN BOOKS E DEBORAH LIPSTADT

  • Data: 21/10/2023
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  • WALBER RODRIGUES DA SILVA
  • A HISTORICIZAÇÃO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS NA
    POLÍTICA EM MACAPÁ-AP ENTRE OS ANOS 2000 E 2020: AS IMPLICAÇÕES
    DO PODER ENTRE A FÉ E O VOTO
  • Data: 01/07/2023
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  • DANIEL RIBEIRO FERREIRA JUNIOR
  • RELIGIÃO E POLÍTICA: O APAGAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS INDÍGENAS DO AMAPÁ FRENTE À BNCC, 2018-2020

  • Orientador : MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
  • Data: 30/06/2023
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  • Após a homologação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estados e municípios tiveram que criar seus Referenciais Curriculares (RCs). No entanto, no estado do Amapá este referencial, possui um caráter excludente, uma vez que, no componente curricular da disciplina de Ensino Religioso houve um apagamento das tradições religiosas indígenas. Desta forma, este estudo busca compreender as causas que levaram à esse silenciamento, além de analisar como deveria ser o currículo do Ensino Religioso Amapaense. Vislumbra-se como de relevância que estas tradições religiosas possam ser apresentadas enquanto conteúdos nas aulas desta disciplina, uma vez que, as invisibilizá-las caracteriza uma forma de intolerância religiosa, ação combatida por esta disciplina. Partindo deste cenário, a metodologia adotada será a História Oral e incluirá a análise das seguintes fontes: estudo dos conteúdos tanto da BNCC quanto do RCA, bem como de entrevistas realizadas com lideranças indígenas do Amapá, representantes do Núcleo de Educação Indígena (NEI/SEEDAP), formador Pró-BNCC no estado do Amapá e presidente da Associação dos Professores de Ensino Religioso do Amapá (APERAP). Como resultados parciais, conjectura-se que, enquanto política pública nacional, a implementação da BNCC no estado do Amapá seguiu os ritos oriundos do Ministério da Educação, ao não ouvir os principais atores envolvidos no processo, os indígenas, ou seja, não houve interesse por parte da Secretaria Estadual de Educação do Estado que as diversas etnias distribuídas em seu território pudessem explanar quais manifestações religiosas inerentes de suas tradições poderiam ou não serem trabalhadas nas escolas não indígenas, na disciplina de Ensino Religioso.

  • AMANDA CRISTINA SOUZA DA SILVA
  • Mulheres de vida livre: prostituição e mundos do trabalho na Amazônia Setentrional (1964-1980)

  • Data: 28/06/2023
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  • HUGO MATHEUS ROCHA AGUIAR
  • Nos meandros da família: casamentos, transgressões e sobrevivência cotidiana no Grão-Pará (1750-1798),

  • Orientador : SIDNEY DA SILVA LOBATO
  • Data: 20/06/2023
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  • LETÍCIA TALITA BRAZÃO PICANÇO
  • DA TELA ESCURA À LUZ: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA DO CURTA-METRAGEM ESPÍRITA “AGORA JÁ FOI”, ENTRE 2015-2019.

  • Data: 07/06/2023
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  • PAULO ANCHIETA BARBOSA DE OLIVEIRA
  • EXPOSIÇÕES DE AUSÊNCIAS: O MUSEU SACACA E AS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA NO AMAPÁ (2011 -2019)

  • Data: 29/05/2023
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  • É notório no meio social as pessoas passarem por situações vexatórias no que tange à sua opção religiosa. O Museu Sacaca é um ambiente que pode se tornar um grande colaborador na disseminação dos conhecimentos religiosos de religiões de matriz africana e, assim, ajudar no diálogo inter-religioso e no combate a intolerância religiosa no estado do Amapá. Por isso, o objetivo deste artigo é investigar a ausência de memórias, histórias e representações culturais e religiosas de matriz africana dentro do Museu Sacaca. Devido a este fato, esse espaço nos permite problematizar por que no Museu Sacaca não há nenhum tipo de ambiente ou ambientação que propague as expressões da cultura religiosa de matriz-africana? A discussão teórica baseou-se em autores que fazem interface e defendem uma abordagem sobre a história, memória, representação, museus, cultura, expressões das religiões de matriz-africana, intolerância religiosa, diálogo inter-religioso, a chegada do negro no Brasil, cultura negra, enfatizando uma perspectiva humanista, tempo passado, presente, futuro, a relação do sagrado e do misticismo ritualístico. A pesquisa também terá atividade de campo no Museu Sacaca, realização de entrevistas com atuais e antigos gestores do museu bem como com funcionários, pesquisadores e arquivos do Núcleo de Museologia que subsidiará a análise interpondo os teóricos. A pesquisa, justifica-se pela ausência das representações culturais religiosas de matriz africana no Museu Sacaca, porque entende-se que este possui portas abertas e pode se tornar um difusor do conhecimento cultural religioso afro-brasileiro, indagando-nos por que isso não está sendo realizado.

  • ADOLFO RICARDO MONTEIRO DE MENEZES
  • A rota do Atlântico Norte ou Equatorial e sua importância para a manutenção do estado do Maranhão e Grão-Pará no setecentos

  • Data: 03/05/2023
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  • NAILTON DOS SANTOS LOBATO
  • HISTÓRIA E NEGACIONISMO: UM ESTUDO A PARTIR DO CASO DAVID IRVING VERSUS PENGUIN BOOKS E DEBORAH LIPSTADT

  • Data: 03/05/2023
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  • NAILTON DOS SANTOS LOBATO
  • HISTÓRIA E NEGACIONISMO: UM ESTUDO A PARTIR DO CASO DAVID IRVING VERSUS PENGUIN BOOKS E DEBORAH LIPSTADT

  • Data: 03/05/2023
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  • FRANCINEI ALMEIDA DA COSTA
  • PLEITEAR OS DIREITOS NO CAMPO NA JUSTIÇA: Trabalhadores e trabalhadoras na construção da rodovia Br-156 na Amazônia Setentrional Amapaense (1970-1990).

  • Data: 02/05/2023
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  • PRISCILA VIEGAS DOS SANTOS
  • Ramon Lull, pedagogo da Cristandade”: simbologia e representações na pedagogia llulliana em perspectiva

  • Data: 28/04/2023
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  • SAMUEL CORREA DUARTE
  • MEMÓRIAS DO TERREIRO DE UMBANDA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM NAZÁRIA – PI: VINTES ANOS DE TRADIÇÃO E CULTURA,

  • Orientador : FERNANDA CRISTINA DA ENCARNACAO DOS SANTOS
  • Data: 25/04/2023
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  • SABRINA NATALI SILVA BENTES
  • “Nestes termos, espera justiça”: Colonialidades de Gênero na Comarca de São José de Macapá (1870- 1900)

  • Orientador : FERNANDA CRISTINA DA ENCARNACAO DOS SANTOS
  • Data: 06/03/2023
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  • LUCAS DE SOUZA MAXIMIM
  • Vou pra Praça da Bandeira, e depois pro Formigueiro: Memórias e Sociabilidades do Rock Independente em Macapá (2008-2015)

  • Data: 06/03/2023
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2022
Descrição
  • BRENNA KÁSIA DE ALMEIDA FURTADO
  • O contestado franco-brasileiro na obra do barão do rio branco: uma análise das memórias de rio-branco sobre as fronteiras do amapá século XIX 

  • Orientador : FERNANDA CRISTINA DA ENCARNACAO DOS SANTOS
  • Data: 13/07/2022
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  • ENEIDA DAMASCENO BORGES DE SÁ
  • KOL ISRAEL A VOZ DA AMAZÔNIA: ELITE JUDAICA NA AMAZÔNIA

  • Data: 31/05/2022
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    Diversas comunidades judaicas da Europa e do norte da África imigraram para a Amazônia, fugindo de perseguições antissemitas ou mesmo para fazer fortuna no novo mundo. Esses judeus se sobressaíram no ramo empresarial, comércio informal, gerencia de transportes fluviais e de aviação, vendas de porta em porta e se destacaram em número menor na elite política amazônica. Além de estarem em terras estranhas na condição de estrangeiros algumas comunidades judaicas residentes no país inseriram-se no movimento internacional sionista que tinha como finalidade a criação do Estado Nacional judaico na região Palestina. Em meio a isso, esta pesquisa tem por objetivo realizar um levantamento à cerca da presença destas comunidades judaicas e sua atuação no movimento Sionista. Para isso vamos analisar o jornal Kol Israel, primeiro jornal judaico a circular na Amazônia, no estado do Pará e em regiões interioranas no inicio do século XX. Através de fontes de jornais, imagens e documentos, capturamos testemunhos fragmentados que constituem a história de uma nação, destacamos esse grupo visto sua trajetória de perseguidos à bem sucedidos em terras brasileiras. A abordagem se inicia em 1918, ano de fundação do jornal Kol Israel, e finaliza em 1923 ano das últimas publicações deste periódico judaico. Ao chegarem por aqui se destacaram como exímios negociadores. Os resultados mostraram que a maioria das comunidades judaicas que se instalaram na região amazônica, são descendentes dos imigrantes que vieram, principalmente, do Marrocos no decorrer do século XIX. Por aqui dominaram o setor econômico se integraram a grupos de elite, participando ativamente de partidos políticos e lojas maçônicas.

     

     

  • LEANDRO DE FREITAS PANTOJA
  • A miséria da alforria e as migalhas da liberdade: emancipação escrava em Macapá na década da abolição – 1883-1886

  • Data: 13/04/2022
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  • HIGOR RAILAN DE JESUS PEREIRA
  • O chão do conflito: Estado ditatorial, grandes projetos e campesinato na Amazônia amapaense (1978-1985)

  • Data: 31/03/2022
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  • ALESSANDRO RICARDO PINHEIRO BRANDÃO
  • TAMBOR DE MINA E MÃE DULCE: MEMÓRIA (S) DA PRIMEIRA MÃE
    DE SANTO DO AMAPÁ (1963-2007),
  • Data: 31/03/2022
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  • KASSIO LEAL VILHENA
  •  IGREJA E PODER: FÉ E CIDADANIA NO ÂMBITO DA IGREJA CATÓLICA NO AMAPÁ

  • Data: 31/03/2022
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  • KASSIO LEAL VILHENA
  •  IGREJA E PODER: FÉ E CIDADANIA NO ÂMBITO DA IGREJA CATÓLICA NO AMAPÁ

  • Data: 31/03/2022
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  • MARLOS VINICIUS GAMA DE MATOS
  • MODERNIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE LABUTA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL: FORÇA DE TRABALHO, ACIDENTES E DOENÇAS TROPICAIS NA GÊNESE DE UM PROJETO DE EXTRAÇÃO MINERAL NO AMAPÁ (1948-1956)

  • Orientador : LARA VANESSA DE CASTRO FERREIRA
  • Data: 11/02/2022
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