Dissertations/Thesis

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2024
Description
  • ALDIERE ORLANDO
  • ENSINO DA LÍNGUA PALIKUR E DO PORTUGUÊS NA ESCOLA INDÍGENA ESTADUAL MOISÉS IAPARRÁ: as percepções dos líderes (clãs) da Comunidade Kumenê

  • Advisor : ROSIVALDO GOMES
  • Data: Dec 27, 2024
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  • Em contextos indígenas, no Brasil, historicamente observa-se a prevalência da oralidade sobre a escrita como ocorre com os palikur, a qual configura-se ao conhecimento cultural, tradicional e linguístico que os anciãos detêm e dominam sobre essa língua, sendo, portanto, a principal razão que configura a vitalidade da Língua Palikur desde tempos remotos. Porém, essa vitalidade linguística também sofre ameaças entre a geração mais nova como demonstra Barros da Silva (2016), devido às mudanças culturais, sociais e contatos intensos com a sociedade de fora da aldeia, o que pode ocasionar a perda linguística se a comunidade, como um todo, não tomar atitudes que favoreçam práticas de letramento em língua Palikur às novas gerações. Assim, partindo da perspectiva inter/INDdisciplinar da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), esta dissertação tem como objetivo geral investigar a relação entre o ensino da Língua Palikur, do povo Palikur-Arukwayene, que vive na comunidade do Kumenê no município de Oiapoque, no Estado do Amapá, com o ensino de Língua Portuguesa como L2 nas práticas de letramento no contexto da Escola Indígena Estadual Moisés Iaparrá. A pesquisa fundamenta-se em estudos que tratam sobre educação escolar indígena, tais como Freire (2004), D’Angelis (2001) e sobre educação escolar indígena e ensino de Português brasileiro no contexto indígena amapaense a partir dos estudos de Gomes (2013, 2018; 2019a; 201b) e em dispositivos legais (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988, LDB, 1996), que tratam sobre o papel e a importância da escola indígena. Como metodologia, a pesquisa configura-se como de natureza qualitativa-interpretativa (DENZEN; LINCON, 2006), descritiva-explicativa (GIL, 2008), do tipo estudo de caso (ANDRÉ, 1995). Para geração dos dados foram e são considerados como instrumentos: gravações de entrevistas semiestrturadas, em áudios, com grupos que formam a organização social Palikur. Os resultados mostram que a percepção da comunidade é muito forte sobre a importância do ensino da língua materna Palikur, mas também se observa relevância ao ensino do Português como segunda língua, devido as relações extra espaço da aldeia e da escola.

  • MALENA VIDAL DOS SANTOS
  • HISTÓRIAS DO MEU POVO, A ESCREVIVÊNCIA DE ESMERALDINA DOS SANTOS

  • Advisor : NATALI FABIANA DA COSTA E SILVA
  • Data: Mar 25, 2024
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  • Esta dissertação é o resultado da análise da obra literária intitulada Histórias do meu povo
    (2002), da escritora quilombola amapaense Esmeraldina dos Santos, objetivando tratar da
    escrevivência da autora, marcada pela memória e valorização da identidade cultural
    quilombola. O objeto deste estudo é uma narrativa poética e musical que descreve a história do
    quilombo do Curiaú, localizado a 14km do centro da capital do Amapá e fundado por um grupo
    de pessoas negras escravizadas durante a construção da Fortaleza de São José de Macapá, que
    é considerada a maior fortificação do Brasil construída para proteger a Amazônia de eventuais
    ataques ou invasões no século XVIII. O livro de Esmeraldina apresenta, ainda, a cultura do
    marabaixo, uma manifestação folclórica afro-amapaense. Este estudo tem, portanto, a
    finalidade de contribuir para o fortalecimento da presença de escritoras quilombolas e suas
    escrevivências memorialistas e identitárias na crítica literária brasileira. Desse modo, tem-se
    uma discussão em torno desse tema fundamentada em autores que tratam dos conceitos de
    escrevivência (Evaristo, 2020), memória coletiva (Halbwachs, 1990; Nora, 1993) e oralitura
    (Martins, 2003). A análise literária leva em consideração também o discurso de resistência da
    autora, a “quilombagem literária”, termo utilizado para tratar do ato das escritoras negras de
    escrever e publicar suas obras. Este termo foi inspirado no conceito de “quilombagem” tratada
    na obra de Clóvis Moura (2001), frente à tentativa de silenciamento e apagamento histórico dos
    negros no Brasil durante séculos, em especial da mulher negra quilombola na Amazônia que,
    apesar do cenário de difícil publicação no Norte, sobretudo no estado do Amapá no início dos
    anos 2000, tornou-se uma importante voz na cultura amapaense.

  • AMIAKARE APALAI
  • Levantamento Sociolinguístico na Aldeia Bona-Parque Indígena do Tumucumaque

  • Advisor : EDUARDO ALVES VASCONCELOS
  • Data: Mar 20, 2024
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  • This study presents a sociolinguistic survey of the Bona village (Apalai), located in the Parque do Tumucumaque Indigenous Reservation, on the banks of the Paru do Leste River, between the states of Pará and Amapá. The Bona village is a central hub for the Aparai and Wayana people, besides being that with the largest population. Two languages, Aparai and Wayana, are spoken by the majority of the population, but due to frequent interethnic marriages, many speakers have either a Aparai-Wayana or Wayana-Aparai origin, and bilingual or multilingual groups are common in the region. Aparai is the language used by the largest number of people, and also the indigenous language present in the largest number of domains in society. As a consequence, Wayana has been losing space, and is now present as the language of domestic communication in a few families only.  In addition to these two languages, Tiriyó and Portuguese are also spoken in the village, the former being used exclusively for communication with members of the Tiriyó group, and the latter for all interactions with non-indigenous individuals (karaewa). As to the presence of the languages in the context of formal education, Aparai and Portuguese are the languages of choice in schools, while Wayana and Tiriyó have a very limited presence in this domain. Teachers in the local school are all speakers of Apalai, with a mixed Aparai and Wayana ancestry. The materials available for teaching indigenous languages (Aparai, Wayana and Tiriyó) are very limited; there are materials, however, for the teaching of Portuguese, as well as for other subjects, but they are all in Portuguese. In the present study we report the preliminary results of sociolinguistic questionnaires that were applied to members of five families. Five male individuals and five female individuals in the age ranges of 8-12 years old and 40-45 years old, plus five male individuals in the age range of 13-30 years old, were interviewed, yielding a total of 25 dwellers of the Bona village. The present study is sociolinguistic in nature, with a focus on the issues/fields of language policy and planning, and relying on Calvet (2002, 2007) e Maher (2008, 2010a, 2010b). The discussion is framed within the multilingual context where Aparai, Wayana, Tiriyó and Portuguese are found.

  • ANA MARIA VIANA
  •  

     MOTS DE L'EAU: LA POÉTIQUE D'ELÍUDE VIANA ET INAÊ NASCIMENTO EN COMPARAISON

  • Advisor : MARIANA JANAINA DOS SANTOS ALVES
  • Data: Mar 7, 2024
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  • Ce travail a pour but d’analyser la poétique de deux auteures d’écriture amazonienne, à savoir : Elíude Viana et Inaê Nascimento, les deux écrivaines qui sont nées au Pará, bien que la première se soit fixée sur l’Amapá, il y a quelques années et la deuxième réside effectivement à Belém au Pará. Au début, l’approche porte sur la recherche bibliographique sur les œuvres, puis l’étude de textes théoriques qui ont favorisé l’étude critique sur la présence symbolique de l’eau comme élément catalyseur de la mémoire, dans les voix poétiques, en plus de ne pas renoncer à la théorie littéraire. Pour l’étude, on a pris la méthode de la Littérature Comparée, par laquelle ont été réalisées la lecture, la sélection et l’analyse du corpus, composé de deux poèmes de chacune des auteurs : « L’Immigrante » et « Pêcheur de désirs », présents dans l’œuvre « Les vêtements de l’âme » (1997) d’Elíude Viana ; « Mots récurrents » et « l’Affleurement » (2009), de l’œuvre de Inaê Nascimento, publiés sur la plateforme de cartographie, de recherche et de critique « Mapa Brava ». Ainsi, la description, l’analyse et l’interprétation des éléments qui composent la poétique des écrivains ont été faites, en se trouvant des rencontres, des dissonances et/ou des intertextualités. Les hypothèses théoriques proviendront des contributions transversales de la littérature comparée, dans Carvalhal (2006), Nitrini (2010), entre autres auteurs, concernant les concepts de la poétique et de la théorie littéraire.

  • CILENE MONTEIRO DO CARMO
  • Estudos de lexicos e identidades de louceiras do Maruanum

  • Data: Mar 1, 2024
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  • O presente estudo foi realizado sob a perspectiva teórico-metodológico da Linguística Descritiva e Identitária da / na Amazonia, e consiste em questões da mesma perspectiva atreladas às mulheres louceiras, pertencente ao Distrito do Maruanum localizado no Município de Macapá, Estado do Amapá. Trata-se da atenção a saberes e fazeres ancestrais efeito de tradição secular do fazer louça de barro. Na dinâmica do cotidiano, nas tarefas que envolvem os rituais e as crenças que marcam essa tradição, as louceiras utilizam o saber fazer repassando de geração para geração, sendo uma atividade predominantemente feminina. O trabalho proposto associa-se aos conhecimentos desse grupo já propostos por Coirolo (1991), Costa (2014), Mafra (2003), autores pioneiros em estudar o grupo de mulher louceiras do Maruanum. Tem como objetivo compreender e registrar especificidades representativas das identidades e da língua em uso pelas louceiras. A pesquisa se justifica como relevante e pertinente para a descrição linguística referente a léxico e identidades atreladas à Amazônia Amapaense, bem como pela possibilidade de contribuir para a ampliação e a descrição das questoes linguisticas inerentes à esa região. Do ponto de vista metodologico, a pesquisa resultante da dissertação envolveu abordagem qualitativa, tendo como instrumento a coleta de dados e a realização de entrevistas abertas.

  • ALCIR DOS SANTOS BRAGA
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO-DECOLONIAL: DESAFIOS E
    POSSIBILIDADES NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARI-EFAM

  • Advisor : ROSIVALDO GOMES
  • Data: Mar 1, 2024
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  • Este estudo está intitulado como "O Ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do letramento crítico-decolonial: desafios e possibilidades na escola Família Agroecológica do Macacoari (EFAM)".E seu objetivo geral é compreender os desafios enfrentados pelos educadores ao implementar abordagens de letramento crítico e da decolonialidade no ensino de língua portuguesa na EFAM quanto às resistências, dificuldades estruturais, e outras barreiras inerentes a prática docente. Este estudo justifica-se pela necessidade de repensar as atuais práticas metodológicas no ensino de Língua Portuguesa, especialmente à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das novas concepções contemporâneas para o ensino de línguas. Além disso, por considerar a importância de desenvolver uma compreensão crítica do ensino da língua e de suas aplicações. Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo in loco de caráter qualitativo e propositivo, com coleta de dados por meio de entrevistas realizadas na EFAM com duas professoras de Língua Portuguesa. De acordo com os resultados, embora as práticas de letramento crítico e de
    decolonialidade tenham demonstrado eficácia na desconstrução de paradigmas, as educadoras enfrentam resistências por parte dos alunos, além de desafios estruturais inerentes à dinâmica escolar. Por isso, a compreensão dessas barreiras permite evidenciar a complexidade da implementação dessas abordagens e apontar possíveis estratégias para superar tais obstáculos. No campo da fundamentação teórica, temos as contribuições de renomados estudiosos que enriqueceram esta dissertação. Autores (as) como: (FREIRE, 1988), (MENDONÇA, 2006), (MIGNOLO, 2006), (MAKONI; PENNYCOOK, 2007), (PIETRI, 2010); (SANTOS, 2010), (SOARES, 2012), (BALLESTRIN, 2013), (WALSH, 2009; 2013) (STREET, 2014), (MOITA LOPES; FABRÍCIO, 2019), (GOMES; NOGUEIRA, 2020), (WALSH; OLIVEIRA; CANDAU, 2018) , (MARIANI, 2018),
    (NETO; LIMA, 2021), (ÁVILA, 2021), (OLIVEIRA, 2021), (GOMES, 2022), e outros (as).

  • ALANA CRISTINA MEDEIROS DE MIRANDA
  • “Um par de olhos vermelhos faiscantes e malignos surgiu”: sobre o terror em Semente de Sangue, de Gabriel Yared

  • Data: Feb 29, 2024
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  • Esta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar as configurações de terror no romance Semente de Sangue, do jovem escritor amapaense Gabriel Yared. A história mistura elementos de crença e mitologia amazônicas com fatos históricos e culturais do Estado do Amapá. O autor busca dar visibilidade a questões como homofobia, racismo, xenofobia e machismo em seus textos. Semente de Sangue apresenta uma família amaldiçoada, que paga pelos crimes de seus antepassados, agentes de escravidão, assassinato e estupro na formação do município de Mazagão Velho. As vítimas retornam geração após geração para se vingar, criando um ambiente de mistério e terror ao longo da narrativa. A respeito das configurações de terror, é possível dizer que a trama envolve encantaria, espiritualidade, assombros, acontecimentos macabros e que não se podem, por meios racionais, explicar. Este trabalho discute o sentimento de medo na literatura e como é possível experimentá-lo. O autor do livro a ser analisado, Gabriel Yared, se destaca por escrever dentro do gênero terror, envolvendo elementos de crença e mitologia amazônicas em sua narrativa. Este estudo recorre aos textos de Sigmund Freud para explicar o motivo pelo qual o medo é um sentimento universal, e como a crença em forças espirituais pode provocar o horror e o terror na literatura. Para fundamentar esses aspectos, este trabalho se debruça sobre as pesquisas de Delumeau (1993), Lovecraft (2008), Todorov (2010), Queiroz (2017), Silva e Pacheco (2011) e Cabral (2017).

  • AUCILEIDE REGINA MENEZES GUIMARAES PINTO
  • THE TEACHING ACTION OF FOREIGN LANGUAGE FRENCH TEACHERS IN INITIAL TRAINING

  • Data: Feb 20, 2024
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  • The evolution of technologies, especially the internet and Digital Information and Communication Technologies (DICT), has opened new paths for foreign language teachinglearning and established new performance demands for education professionals. In this context, this research aims to investigate whether the perception of the teacher in initial training about teacher action (Cicurel, 2011) in relation to the teaching of French as a Foreign Language (FFL), aligns with the professional profile outlined in the Pedagogical Course Projects (PCP) of Higher Education Institutions in Amapá, especially regarding the use of new technologies in language teaching. More specifically, it seeks to verify if the perceptions of teachers in initial training are in line with the guidelines present in the guiding documents of the Portuguese French Letters degree course. This study adopts a qualitative, descriptive-interpretative approach (Lüdke; André, 2018; Moita Lopes, 1994), situated in the field of Applied Linguistics and based on the theoretical current of Sociodiscursive Interactionism (SDI) (Bronckart, 1999, 2006, 2007, 2008). The corpus of this research consists of: a) Four PCPs of the PortugueseFrench Letters course from the federal and state universities of Amapá, in which the items related to training and the use of new technologies in the teaching of French as a foreign language were specifically analyzed; b) Texts of individual interviews conducted in a virtual environment, through the digital platform Google Meet, with students of the Portuguese-French Letters course from the aforementioned universities. In the present article, only stage a) is presented. The results indicate that the guidelines contained in the PPC of both universities, regarding effective literacy in FLE for their students, the integration of TDIC, and the reduction of difficulties faced by them in relation to digital literacy in the context of higher education, are still notably insufficient. Thus, even though the incorporation of digital technologies in their actions is noticeable, through the marked voices in their speeches, the interaction of the students with digital technologies is much more linked to individual experiences than to formative ones.

  • DANIELLA RAMOS DA TRINDADE
  • LINGUISTIC RECEPTION OF MIGRANT STUDENTS IN THE
    SCHOOL CONTEXT: THE CASE OF BRAZILIAN CHILDREN IN FRENCH GUIANA

  • Data: Feb 19, 2024
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  • Having as a theoretical starting point the studies of Linguistic Policies and Applied Linguistics, the present study discusses the reception of migrant students in the school context, referring to the case of Brazilian children, not francophone, recentlyeducational system in French Guiana, seeking to analyze the process of welcoming emphasizing knowledge allied to linguistic competence in a second language, understanding language as a social and contextual construction of negotiation and production of meanings. The research is based on the concepts of educational linguistic policies widely discussed by Cooper (1989), Granger (2012, 2014), Grosso (2010), Spolsky (2004, 2009, 2012) and Schiffman (1996)the concept of integration and linguistic reception of immigrant children in the French school context. As for the methodological procedures, this is an exploratory research and qualitative-interpretative approach with the realization of field research, use of interviews and collection of materials and documents used by teachers in the classroom. In this context, it is possible to say that, unlike in Brazil, the French education system already has a broad structure for welcoming allophone children, even if there are questionable elements. We propose and support the idea that reception measures should be multilingual and based on respect, recognition and appreciation of the linguistic and cultural diversity of migrants in the country of destination.

  • JOAO VITOR DE OLIVEIRA BARBOSA
  • OS LADRÕES DE MARABAIXO DA COMUNIDADE DE MAZAGÃO VELHO/AP: UMA PRÁTICA DISCURSIVA DE FÉ QUE FORMA MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NEGRA

  • Advisor : EDNALDO TARTAGLIA SANTOS
  • Data: Jan 29, 2024
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  • A presente pesquisa versa sobre a seguinte temática: a emergência discursiva dos ladrões de Marabaixo, uma cantiga popular exclusiva dos grupos negros do Estado do Amapá. Em suma, essa prática pode ser definida como uma experiência religiosa em devoção aos santos do catolicismo. Além disso, nas suas letras, os afroamapaenses entoam sobre acontecimentos políticos, econômicos, históricos, culturais e cotidianos que marcam a relações sociais de sua comunidade. Através desses cantos, os negros constroem discursos de resistência contra instituições coloniais que, historicamente, tentaram silenciá-los, subjugá-los e docilizá-los. No entanto, nosso enfoque foi direcionado para os ladrões produzidos pela comunidade de Mazagão Velho, cujos indivíduos são descendentes dos escravizados e refugiados africanos vindos de Marrocos. A história desse povo é marcada por um acontecimento singular, uma vez que toda cidade foi transplantada para esta religião da Amazônia brasileira no século 1769. Dessa forma, a memória dos mazaganenses é atravessada por relações de poderes e de saberes estabelecidas de forma conjunta pelo Reino de Portugal e a Igreja Católica Romana desde os primórdios do século XVI. Considerando essa conjuntura discursiva, o problema a ser perseguindo neste estudo decorre da seguinte pergunta: como relações estabelecidas por uma vontade de poder-saber, materializada na prática discursiva dos ladrões de marabaixo de Mazagão Velho – AP, formam modos de subjetivação negra no corpo social dessa comunidade? Diante disso, nosso objetivo geral consiste em: analisar a prática discursiva dos ladrões de Marabaixo da comunidade de Mazagão – AP, a fim de submergir os modos de subjetivação negras assumidos pelos sujeitos mazaganenses. Sob essa direção, buscamos no recorte dos objetivos específicos: (i) descrever os mecanismos de controle do discurso que atravessam os ladrões de Marabaixo; (ii) analisar como essas cantigas dizibilizam experiências de resistência frente a relações de poder-saber; (iii) analisar como os cantos do presente assumem modos de subjetivação negra. Para alcançar esses objetivos, o corpus de análise foi constituído pelos seguintes cantos: um ladrão sem título que tematiza o calendário religioso dessa comunidade, Canoa santa, Marrocos e Cantador. Ademais, nesse fértil solo discursivo emergiu outras materialidades as quais trouxemos para compor o arquivo das dizibilidades e visibilidades dos negros marabaixeiros. Para analisar esse corpus nos filiamos a perspectiva teórica-metodológica dos estudos discursivos foucautiano e utilizamos, especialmente, os conceitos de discurso, poder, resistência, governamentalidade e sujeito (Foucault, 1998,1995, 2006, 2008, 2017, 2013, 2020, 2022; Deleuze, 2019; Veyne,1998, 2011; Machado, 2012; Gregolin, 2004, 2006; Fischer, 2020; Veiga-Neto 2016). Os resultados obtidos por esse gesto de leitura indicaram que a prática discursiva dos ladrões constrói uma subjetividade do negro alinhada aos preceitos do catolicismo, passando por uma postura crítica em relação à sua fé. Além disso, o estudo sinalizou uma existência marcada pelo sentimento de tristeza, bem como a construção de um sujeito negro que exerceu resistência para preservar sua tradição e seu modo de vida.

  • LENILSON DE ALMEIDA FEITOSA
  •  

      Linguistic Beliefs and Attitudes of speakers amapaense: a study about Rotacism phenomenon 

  • Advisor : CELESTE MARIA DA ROCHA RIBEIRO
  • Data: Jan 22, 2024
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  • This dissertation is inserted in the field of social evaluation of language, that is, within the scope of linguistic beliefs and attitudes expressed by the individual towards their language or variety, as well as that of their interlocutor. In this sense, the main objective of this work is to analyze the linguistic beliefs and attitudes expressed by Amapá informants from the cities of Macapá – Capital, Mazagão and Oiapoque located in the interior of the State of Amapá in the face of the variationist phenomenon of Rotacism. We also sought to describe the components – cognitive, affective and conative, both of which form attitudes; Examine the role of controlled social variables sex/gender, age group and education in the composition of linguistic attitudes; Identify social and linguistic beliefs attributed to users of the variant and infer about the weight of the social meaning given by judges to the rhotacism variant in the Amapá context. To materialize the study, theoretical-methodological principles of Variationist Sociolinguistics (LABOV, 2008; AGUILERA, 2008; CALVET, 2002; MORENO FERNÁNDEZ, 2009; LÓPEZ MORALES, 2004; BOTASSINI, 2013; CARDOSO, 2015) and Social Psychology were used, Bem (1973) and Lambert and Lambert (1968). Regarding methodological procedures, the main instrument for data collection was a questionnaire composed of ten closed questions – applied based on the false pairs technique protocol. A total of 24 “judge” informants participated in the research, socially stratified in the corpus sample as follows: 08 employees for each of the locations, distributed according to the gender variable, 04 men and 04 women; age groups, first between 18 and 30 years old, second, over 50 years old; education, people with higher education and secondary education. The result of the subjective evaluations revealed that native speakers from the three cities in Amapá, the target of the research, expressed negative beliefs and attitudes when they were placed in the position of judges in the face of the rhotacism phenomenon. Furthermore, the data revealed the linguistic awareness, stereotypes and linguistic preferences expressed by the participating subjects. The affective component, together with the social groups of women, young people and people with secondary education, contributed to the configuration of negative attitude data.

  • VINICIUS GUIDO LEAL JUAREZ
  • VISIONS, APPARITIONS, AND ENCHANTED HORRORS IN COMICS AND LITERATURE: AMAZONIAN TERROR IN 'CABANAGEM' AND 'O CABANO

  • Advisor : RAFAEL SENRA COELHO
  • Data: Jan 11, 2024
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  • The present work is the final version of the qualifying exam within the research line of "Literatura, Cultura e Memória", part of the Letras course, presented to the Postgraduate Program in LETRAS – PPGLET. Its aim is to address the concepts of 'visagem' and 'encantado' belonging to Amazonian literature in the horror genre, as well as how the elements related to the analyzed works bear similarities to cosmic horror. To achieve this, the book 'Cabanagem' (2020) by Gian Danton and its spin-off into comic media, the story 'O Cabano' (2021) scripted by Gian Danton and illustrated by Juliano Kaapora, were studied. This bibliographic research draws on the main theorists Maués (1970), Galvão (1978), Walcyr Monteiro (2016), and Lovecraft (2012). 'Cabanagem' and 'O Cabano' establish a dialogue with the Amazonian imaginary, with the productions taking as their backdrop the popular revolt of the Cabanagem (1835-1840), which occurred in the region of Grão Pará and became a guiding thread for the development of fantastic narratives that blended customs, popular beliefs, and a part of the rich Amazonian mythological repertoire represented by forest beings - such as Matinta Pereira, Jurupari, Mapinguari, and Cobra Norato.

2023
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  • MARCIO DA PAIXAO BARROS
  • MYTH, LITERATURE AND CULTURE:

    a study of the cultural identity of Amapá in the book Mitos e Lendas do Amapá by Joseli Dias

  • Advisor : MARCO AURELIO SCARPINO RODRIGUES
  • Data: Dec 29, 2023
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  • This research analyzes the work Mitos e Lendas do Amapá, by Joseli Dias, making use of theories related to the myth, mainly the classic one, in order to explore the cultural aspects found in it, as well as to reaffirm the cultural identity of the man from Amapá. Thus, the mentioned literary work is configured as an integration of narratives that serve as composition for the cultural identity of the state of Amapá. It can be seen through the narratives written by the journalist that the Amazonian imaginary is seen as the background of the culture of this northern state and designed in written form from the oral to the literary. Through studies around the myth as a starting point for the construction of an identity, specifically the analysis of the work of Joseli Dias, the concepts of Myth, Culture and Cultural Identity, it aims to provide contact and dissemination of the culture of the man from Amapá, in addition to strengthening the bond with their cultural identity.

  • MARVEN JUNIUS DA COSTA FRANKLIN
  • The Floating Beacons of the Amazon: Memory and Imagery in the Book 'Lugar da chuva – Crônicas do Amapá' by Lulih Rojanski

  • Advisor : RAFAEL SENRA COELHO
  • Data: Dec 29, 2023
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  • This work analyzes the traces of memory and imagination in the Amazon and in the book 'Lugar da chuva – Crônicas do Amapá' (2001) by Lulih Rojanski. The book describes the relationships and landscapes of everyday life in Amapá based on numerous places visited by the author. These are chronicles that interweave Lulih's memories regarding places, people, and everything that reinforces her sense of belonging to the Amazonian region. The aim of the work in question is to represent a poetic perspective on the everyday life of Amapá, recreated within the literary field. Therefore, the proposal of this research aims to focus on the traces of memory and imagination of Amapá in a literary work motivated by the author's experiences and expectations. The critical analysis undertaken here aims to identify the leading themes in Rojanski's chronicles, considering her poetic perspective and her ability to highlight themes common to the Amazon.

  • CATIANO DA SILVA GAMA
  • ROCQUE PENNAFORT: A LITERARY, MEMORIALIST AND HISTORICAL TEXTURE
  • Advisor : FERNANDA CRISTINA DA ENCARNACAO DOS SANTOS
  • Data: Dec 29, 2023
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  • The present work aims to analyze the memories of Rocque Pennafort contained in the work of Sonia Zaghetto (2019), History of Oiapoque: With the Archive and the memories of Rocque Pennafort, this analysis aims to present the historical-literary contributions present in these memories, highlighting the relevance of this Amazonian voice in the formation and cultural identification of the people who occupy the Franco-Brazilian border. Understanding how this space was occupied, mainly by northeastern migrants at the beginning of the last century, is also the object of this research. As for the methodology used, the aforementioned study is based on bibliographical research of a qualitative nature, in which the written memoirs of Rocque Pennafort are the central focus that has been studied, from the perspective that these reports help to tell the story of the extreme -north of Brazil and these texts are still part of the literary collection of the Amazon region. For this study to be effective, a theoretical foundation is needed to support the analysis of this work, within the perspective of its contribution in the framework of oral and written memories, historical narratives and fictional Amazonian narratives, for this task studies are being used. de Wolfgang Baldus (2019), Alfredo Bosi (1996), Joel Candau (2012), Antonio Candido (2006), Roger Chartier (2010) Jonathan Culler (1999), Marcelo Lachat (2019), Jacque Le Goff (1990), João Moraes (1964), Pierre Nora (1993), Paul Ricoeur (1997), Carlos Romani (2011), Zappone and Wielewicki (2009), Germana Sales (2022), Artur Reis (2019), Paul Little (1994), Isabel Guillen , Rogerio Alicínio (1970) and José Gonçalves (2021). The research has also been based on the classic work “Geografia da Fome: the Brazilian dilemma: bread or steel” by Josué de Castro (1984), the use of this classic study has helped to better understand the migratory phenomenon which the Pennafort participated in “Flight of Northeasterners from the drought in the hinterland to the Amazon jungle”. The novel by Dalcídio Jurandir Chove nos Campos de Cachoeira was also used, in order to demonstrate the importance of the literary work in presenting the place called Amazônia to the world. The present text for master's qualification has for the moment partially constituted two chapters that address the issues of memories, migrations of the Pennafort family and the historical and literary fabrics present in the work of Rocque Pennafort.

    KEYWORDS: Rocque Pennafort. Memory. Migration. Historical-literary texture.

  • ALINE MONTEIRO DOS SANTOS
  • POESIA E PERFORMANCE EM MACAPÁ:

    A CIDADE COMO PALCO E O CORPO COMO TEXTO

  • Advisor : YURGEL PANTOJA CALDAS
  • Data: Dec 28, 2023
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  • A poesia, que tem a cidade de Macapá como um verdadeiro palco, é escrita com o corpo do artista, no qual a sua voz e os seus movimentos performam discursos múltiplos do sujeito da Amazônia, suas memórias e experiências. É a partir desse contexto que este trabalho buscou compreender o modo de produção e circulação do movimento poético performático na cidade de Macapá enquanto fenômeno social e urbano. Partindo da interlocução das teorias acerca do estudo das literaturas pós-coloniais, dentre eles, a colonialidade do poder, estruturada nas relações raciais e patriarcais que sustentam essa matriz (Walter D. Mignolo); do entrelugar de uma literatura que viveu e vive o extermínio de seus traços originais (Silviano Santiago); e os modos de abordagem do texto literário em contexto amazônico, como a Teoria da falta (José Luís Jobim) e a teoria do Vazio cultural (Roberto Mibielli), além de análise das performances dos artistas que se apresentam dentro do espaço urbano de Macapá e que produzem discursos de sujeitos em sociedades pós-coloniais que, em um primeiro momento, revelam temáticas como a questão racial, indígena, feminista e o corpo transgênero e o não-binárie. Este trabalho objetiva compreender as dinâmicas desse movimento artístico, os seus personagens, o público, o modo de produção e a circulação desses textos-corpos. A partir disso, importa discutir as relações construídas entre o espaço urbano enquanto lugar de transformações por meio das políticas de Estado, o corpo enquanto texto capaz de criar linguagens que expressem a memória e as influências de uma cultura negra, indígena e ribeirinha e, por último, a poesia enquanto arte engendrada da linguagem social, bem como seus impactos na cultura e na sociedade locais.

  • ARAWAJE WAIANA APALAI
  • Sero menu otumakatopõpyry wajana aparai tõ zono me ehtop me

    The emergence of body graphics among the wayanas and the aparais.

  • Advisor : GELSAMA MARA FERREIRA DOS SANTOS
  • Data: Dec 24, 2023
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  • Mytyhse tyritopo:

    Sero nase tyrihpyry pũ menuru tũtatopõpyry poko Wayana te Aparai tõ nyriry poko, serohne poko imerotohme pape pokona tuaro ehtohtonõpoko oturutopo, imenekatohme roropa imenuru poko, esety tõ poko roropa, oty katohme kure oty pona tyrisẽme katohme roropa, oty menuru sero katohme roropa, oty pokona tyrisemy pũ pokona, tykahsã poko te imenuru esety poko roropa zuaro ehtohme moxã asakorokomoa. Serohne poko tyrise oturutoh ae, pake ehtopopõ sero imenuru tõ poko oturutoh ae roke tyrise nase, turupose zuaro exiketomoa, zae enetohne pata bona po, orutuakõ maro, te nohpo tomo te tamuxi mehxo exiketomo te tamuxi mãkomo, tuaro exiketomo, te senohne imenuru waro exiketomo. Moxã asakoro exiketomo moinoro toh nase oximaro tuhke jeimamyry taropose eya xine, aomirykõ morohnome mana, naeroro tupime pyra toehse oximaro aehtohkomo. Oty roke nae tupime pohto sero rokene otokoino toehse sẽ serohne otyro menuru tomo, yrome oseya senohne tyrise eya xine. Senohne poko tokarosamo zuarohxo ahtao, nuasemãkomo, ypanokomo, zuaro nymyry pyra, esety tõ waro pyra, otyro pokona tyrisamo. Morara exiryke imenuru tõ esety riry kure mana zuaro ehtohme, ekaropotopo oty pokona tyriseme nae, te oty pokona tyriko sytatou sero maroro kuehtohkõponaro, serohne kure mã ipunaka kyya xine, nuasemãkomoa, poetohtia te ituakyry amorepatokoa. Enara.

  • JOSE HELDER DE SOUSA BRANDAO
  • AFRO-AMAPA IDENTITIES AND MEMORY IN THE CULTURAL PERFORMANCE OF BATUQUE RAÍZES DO BOLÃO
  • Advisor : EMERSON DE PAULA SILVA
  • Data: Dec 23, 2023
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  • This research aims to identify the presence of Afro-Amapá identities and memories in the Cultural Performance of the Raízes do Bolão group from the remaining quilombo community of Curiaú, rural area of Macapá-AP. It attempts to observe the diverse cultural dynamics of African origins existing in the Batuque tradition of this community and describe how these traditional practices incorporated into the group's Cultural Performance bring together teachings, restore and pass on ancestral knowledge through the oral tradition common to African peoples, establishing the teaching/relationship learning about Afro-Amapaense ancestry, inside and outside this community. It aims to address how orality moves diverse knowledge and reproduces traditional narratives, which give rise to identities and cultural ties to communities, restoring ancient memories and customs through the action of dynamics and performative cultural practices, such as: singing, dancing, drumming, existing in Afro-cultural manifestations. Amapá, reestablishing temporal connections between Afro-descendant communities and African ancestors. As specific objectives, this work points out the specificities of the traditions of Batuque and Mara Baixo, signaling the deconstruction of the Eurocentric logic, which generalizes and equates Afro-Brazilian cultural manifestations. Regarding the cultural manifestation of Batuque, we will make an excerpt talking about the Bandaias (songs of Batuque do Curiaú), having as a reference the poetics of orality based on the writings about Oralituras by Leda Martins (1996). This work focuses on the field of Cultural Performance when dealing with recovered behaviors, dynamics and cultural practices of African origins remembered by participants and practitioners of Afro-Brazilian cultural manifestations, which restore celebratory forms in Brazil originating from African ancestral peoples; memories and experiences written/inscribed on the trajectory of the skin of the subjects involved with the celebratory-ritualistic acts contained in Afro-diasporic-Brazilian traditions. For the theoretical foundation of this research, we will base ourselves on studies referring to Memory and Orality, by Leda Maria Martins (2021) and studies on Cultural Performances, by Zeca Ligiéro (2011), which cover interpretations referring to the ancestral legacy of Afro-Brazilian cultural manifestations.

     

  • SILVIA VIDAL ALMEIDA
  • MEMÓRIAS DE PAJELANÇA: OS SABERES TRADICIONAIS DOS KARIPUNAS DA ALDEIA KUNANÃ, TERRA INDÍGENA JUMINÃ, AMAPÁ

  • Advisor : YURGEL PANTOJA CALDAS
  • Data: Dec 22, 2023
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  • O presente trabalho apresenta relatos de moradores da Aldeia Kunanã sua historicidade, identidades culturais, geográficas e saberes tradicionais da Terra Indígena Juminã onde residem uma parte dos indígenas da etnia Karipuna, na aldeia Kunanã, localiza à margem esquerda do igarapé do Juminã, um afluente do baixo rio Oiapoque, município ao norte do estado do Amapá. Trata-se de uma região de várzeas, savanas e florestas entrecortadas por igarapés e lagos, que abriga a interação de quatro povos indígenas, incluindo os Karipuna, foco de nossa pesquisa. O objetivo geral desta pesquisa é registrar as experiências dos indígenas Karipuna, a partir da coleta de suas memórias orais e de registros fotográficas que revelem as formas de manifestações culturais com os saberes material e imaterial dos povos indígenas, incluindo a manipulação de elementos do ambiente para a feitura de objetos e ritos de cura e proteção da população indígena envolvida nesse processo. Como procedimento para a coleta desse material, foram utilizadas a observação participante e a técnica de entrevistas com os moradores da comunidade da aldeia Kunanã, apoiadas no embasamento teórico de autores como Gallois (2006), Sampaio (2000) e Vidal (2009).

  • SILVANEIDE SANTOS MENEZES
  • Between quota policies and language policies for indigenous communities: a study on the convergence between the legal apparatus and linguistic practices at university.

  • Data: Dec 22, 2023
  • Show resume
  • The research entitled "Between quota policies and language policies for indigenous communities: a study on the convergence between the legal apparatus and linguistic practices at university" is a qualitative study that seeks to understand how, if and in what way the quota policy for indigenous people at public universities in Amapá is in line with the policy of the right to use indigenous languages in the academic space, paying attention to the use, acceptance, legitimacy and representation of these languages at university. Starting from a historical review of Affirmative Action policies, the research bases its reference on the notion of Linguistic Rights and the concepts of Linguistic Policy and Planning, widely discussed by Haugen (1972) Calvet (2002), Hamel (2012), Spolky (2004) and aligned with the notion of Public Policy, in an attempt to correlate them with the legal apparatus that supports the entry of indigenous Brazilians into Brazilian public universities. The research carried out is of an analytical/descriptive, qualitative/quantitative nature, whose research instruments were a bibliographic and documentary survey and semi-structured interviews, with a view to broadening knowledge about the current linguistic situation of academics attending public universities in the state of Amapá. In this context, it is possible to state that although there are legal provisions that guarantee access to universities for minority groups, and legislation that ensures linguistic rights and linguistic policies for the use of minority languages in the academic sphere, there is still instability when it comes to linguistic practices in the academic context of institutions in the state of Amapá, as well as a lack of linguistic policies that lead to the effective integration of the indigenous university community.

  • ROSANA CLÁUDIA ANDRADE CIRINO DE MOURA MENDES
  •  MAZAGÃO VELHO E A FESTA DE SÃO TIAGO: REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS E CULTURAIS POR FERNANDO CANTO, FINEIAS NELLUTY E VERÔNICA DOS TAMBORES
  • Data: Dec 20, 2023
  • Show resume
  • A presente pesquisa, apresenta como tema: “Mazagão Velho e a Festa de São Tiago: Representações históricas e culturais por Fernando Canto, Fineias Nelluty e Verônica dos Tambores”, refere-se à dissertação de mestrado no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá e apresenta três capítulos. O primeiro capítulo dedica-se à exploração dos caminhos históricos de Mazagão Velho, especialmente o contexto da Festa de São Tiago. O segundo capítulo direciona-se ao diálogo com as referências teóricas sobre representação, cultura e identidade, delineando os pressupostos analíticos presentes nas letras de canção "Farras e Cimitarras", "Festa São Tiago – Mazagão Velho" e "São Tiago me chamou, eu vou". Além disso, apresentaram e discutiram-se os principais conceitos teóricos que orientam a análise das noções de representação, cultura e identidade, e examinaram-se letras de canções compostas por Fernando Canto, Fineias Nelluty e Verônica dos Tambores. O terceiro capítulo traz reflexões sobre a celebração da Festa de São Tiago em Mazagão Velho no Ano de 2023, em um Contexto Pós-Pandemia que descreve as cenas do ritual da festa, nos entrelaça diálogos entre o sagrado e o profano e ainda mostra as nuances dos aspectos políticos da festa de São Tiago.  Propôs-se, por meio deste trabalho, a investigar temas relacionados à representação, cultura e identidade, valendo-se de uma revisão de literatura aprofundada, análise das letras das canções e visita à vila de Mazagão Velho no ano de 2023. Durante o estudo, constatou-se que o santo reverenciado em Mazagão Velho é São Tiago, figura proeminente, apóstolo de Jesus Cristo, particularmente na sua representação guerreira.
  • VALCIR DOS SANTOS BRAGA
  • PORTUGUÊS BRASILEIRO (ESCRITO) EM USO POR ALUNOS INDÍGENAS EM CONTEXTO URBANO DA CIDADE DE MACAPÁ

  • Advisor : ANTONIO ALMIR SILVA GOMES
  • Data: Dec 19, 2023
  • Show resume
  • A presente dissertação tem como objetivo compreender as características da produção escrita do Português Brasileiro (PB) por estudantes indígenas, tanto do ponto de vista da gramática (fonética, fonologia e morfossintaxe), quanto do ponto de vista da interação textual (produção e interpretação), a fim de propor modelos que possam aprimorar as práticas relacionadas à escrita. O ponto inicial deste estudo reside na seguinte problemática: quais são as características da produção escrita do Português Brasileiro pelos alunos indígenas matriculados na E. M. E. F. José Leoves Teixeira? A pesquisa assume uma natureza descritiva e propositiva, com abordagem qualitativa, ancorando-se nos pressupostos de autores como Gallois (1986), Rodrigues (1986, 1993), Seki (2000), Franchetto, Gallois e Valadão (2001), Gallois e Grupioni (2003), Perini (2005), Lima (2011), Gomes (2012, 2018), Cândido e Santos (2019), Carneiro, Colares e Sousa (2021). Os resultados emanados da coleta de dados revelaram uma diversidade de variações na escrita, intrinsecamente associadas à influência das línguas maternas dos estudantes. Nesse âmbito analítico, emerge a perceptível necessidade de retomar os fundamentos teóricos e explorar novas perspectivas para aprimorar as práticas pedagógicas. Isso pode ser efetivado por meio da adoção de abordagens metodológicas inovadoras, inclusivas e contextualizadas, cujos efeitos serão refletidos não somente no contexto educacional, mas também no tecido social em que esses alunos estão inseridos.

  • SUELLEN BARBOSA DE ALMEIDA
  • UM OLHAR AUTOBIOGEOGRÁFICO PARA AS VOZES ANCESTRAIS DA ALDEIA KUNANÃ

  • Advisor : NATALI FABIANA DA COSTA E SILVA
  • Data: Dec 4, 2023
  • Show resume
  • Auxiliada pela metodologia da história oral e da fotografia, esta dissertação tem como objetivo principal apresentar um pouco da história, da organização social, das práticas ancestrais, das tradições, dos papéis de cada membro da comunidade indígena do Kunanã, aldeia localizada na Terra Indígena (TI)  Juminã, no município de Oiapoque, interior do Estado do Amapá-AP, assim como apresentar meu olhar individual, mas carregado de coletividade das vozes dos meus ancestrais. O ato de escrever sobre nossa história é fazer ecoar os anseios e dar voz a pessoas que, na sua maioria, já não estão entre a gente fisicamente, mas são vividos, por meio da memória, em nossas lutas. Pautado em relatos, entrevistas e rodas de conversas junto à comunidade indígena do Kunanã, este trabalho busca evidenciar e valorizar o nome de pessoas muito conhecidas dentro dela, assim como algumas práticas bem particulares dessa região. Para refletir e compreender sobre os procedimentos da memória e da memória coletiva, apoiamo-nos em Le Goff (1990), Halbwachs (1968) e Bosi (1987). Para aprofundarmos o nosso conhecimento sobre as etnias do Amapá e do norte do Pará, dialogamos com Vidal (2009), Tassinari (1998), Gallos (2003) por nos ajudarem a entender, lembrar e recontar a história das etnias que habitam a região norte. Recorri ao trabalho dos fotógrafos João Roberto Ripper e Nay Jinknss, ambos brasileiros, para me ajudarem a dialogar com as imagens que acompanham este trabalho como uma forma de “abrir” nosso álbum familiar mostrando e dando nome a todos aqueles que me ajudaram nesse processo de construção da minha “autobiogeografia”, conceito criado pela professora e pesquisadora indígena Fernanda Vieira de Sant’Anna. Por fim, também busco o diálogo com indígenas que se preocupam em contar suas histórias, perpetuando, assim, o legado ancestral, o conhecimento, como Kopenawa (2015), Krenak (2020), Santa Rosa (2020) e Sant’ Anna (2021).

  • ELIENAI MORAES BARBOSA
  • PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA DOS NEGROS DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DO CARVÃO-AP.

  • Data: Dec 1, 2023
  • Show resume
  • Esta dissertação trata de práticas discursivas de subjetivação dos negros da comunidade remanescente de quilombo do Carvão, no Distrito do Município de Mazagão, no estado do Amapá. Como tal, insere-se na linha de pesquisa “Diversidade linguística na Amazônia” e se inscreve no campo teórico e metodológico dos Estudos Discursivos Foucaultianos. O objetivo geral de analisar os modos como as práticas discursivas de subjetivação promovem a constituição dos sujeitos negros daquela comunidade foi o que nos orientou em nosso percurso investigativo. Por sua vez, os objetivos específicos são estes: a) descrever as festas tradicionais de N. Sra. da Piedade, N. Sra. da Conceição e S. Tomé, assim como as práticas de Batuque, Sairé e Marabaixo; b) Visibilizar, nos discursos dos sujeitos, as relações de saber-poder constitutivas de práticas de resistência; c) Entender o funcionamento das sequências enunciativas na subjetivação dos negros do Carvão. O discurso – que se concretiza por meio do que foi efetivamente dito e escrito (os textos) – é um espaço atravessado por relações de consensos, de conflitos, de saber e de poder. Em suma, é construído por relações sociais e historicamente situadas. Portanto, analisá-lo é buscar compreender como os sujeitos são produzidos nele e por ele, e como os próprios sujeitos o produzem. Para levarmos a efeito essa empreitada, utilizamo-nos do aporte bibliográfico e da pesquisa de campo. No primeiro, nos baseamos nas obras de Foucault (1995, 2009, 2014a, 2014b, 2020a, 2020b e 2021); além desse autor, destacamos Deleuze (2019), Gutting (2021), Navarro (2020), Fischer (2001), Oliveira (2015), Videira (2020), Motinha (20--?), entre outros, que contribuíram relevantemente para as nossas argumentações. No segundo, realizamos visitas ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá, à Secretaria de Estado do Planejamento do Amapá, para a obtenção de informações socioeconômicas a respeito do município e do distrito, e à própria comunidade do Carvão, para a realização de entrevistas com os moradores. Do nosso arquivo, fazem parte 5 entrevistas, das quais extraímos 13 sequências enunciativas (SE), que analisamos com base na abordagem arqueogenealógica de Foucault. Os resultados da análise mostram que as práticas religiosas constitutivas do Catolicismo Popular cultivadas pelos negros do Carvão são percebidas como herança por esses sujeitos. São práticas discursivas portadoras de sua historicidade, e elas moldam seu ser, pensar, sentir e agir. Sua manutenção demarca uma forma de conexão com Deus e com os santos católicos, além de uma ligação afetivo-espiritual com sua ancestralidade e reverência a ela. Mostram também que o preconceito e a discriminação são fenômenos discursivos de objetivação que ainda circulam nos dizeres do corpo social local, de sorte que as atitudes de resistências visibilizadas na pesquisa encontram neles, predominantemente, sua razão de ser.

  • ELINE SAMARA DE SOUZA SANTOS
  • A SELVA DE FERREIRA DE CASTO: memória cultural da Amazônia no ciclo da borracha

  • Advisor : NATALI FABIANA DA COSTA E SILVA
  • Data: Nov 23, 2023
  • Show resume
  • A presente pesquisa tem como objetivo analisar a literatura como um instrumento de representação da memória amazônica no período do ciclo da borracha, utilizando como instrumento de estudo o romance A Selva, do autor português Ferreira de Castro. No romance, o autor retrata a história de sofrimento e de exploração a que diversos trabalhadores foram submetidos durante o processo de extração de látex na Amazônia, apresentando também elementos que ajudam a compreender o processo de formação sociocultural da população local da época. A Selva foi escolhida para a pesquisa devido a sua relevância para o conhecimento das práticas exploratórias que eram realizadas na Amazônia no período do ciclo da borracha, além de apresentar importantes aspectos culturais da sociedade da época, uma vez que Ferreira de Castro nos mostra, por meio da ficção, elementos da experiência real vivenciada por ele em sua juventude na Amazônia.

  • ELIZABETE DOS SANTOS PISA WAIANA
  • NARRATIVAS INDIGENAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Identidades e memórias do povo Waiana e Aparaí

  • Advisor : NATALI FABIANA DA COSTA E SILVA
  • Data: Nov 13, 2023
  • Show resume
  • Este trabalho apresenta narrativas e memórias dos povos Waiana e Aparaí que habitam a comunidade Maxipurimo, problematizando as práticas culturais, as narrativas e as memórias como integradores na educação das escolas do Parque do Tumucumaque – em especial da Escola Estadual Maxipurimo. Defendemos a utilização de lendas, mitos e histórias dos povos indígenas para uso didático por entender a importância de conhecer os modos de vida dos indígenas do Brasil, em especial, dos povos Waiana e Aparaí. Nossa hipótese é a de que recorrer às histórias, mitos e lendas indígenas na educação infantil indígena como meio de manter os alunos e as alunas conectados e conectadas à diversidade cultural e de despertar neles e nelas o interesse e a valorização da identidade indígena pode reverter um atual quadro de apagamento da cultura e da língua Waiana e Aparaí que ocorre devido ao processo histórico de colonização, à ocupação geográfica de difícil acesso dos povos Waiana e Aparaí, que faz nascer o desejo de evasão das aldeias, além de retomar tradições já esquecidas pelo constante contato com os não índios. Para alcançar o objetivo desta pesquisa, focamos nas narrativas que tematizam o mito da lagarta Turuperé. São apresentadas memórias desses povos construídas ao longo do tempo associadas à história de vida da pesquisadora desta dissertação, que é de origem Waiana, além de professora indígena do Parque do Tumucumaque e, atualmente atuante na direção da escola Maxipurimo. A escolha metodológica se dá por meio de observação do ambiente escolar, pela pesquisa bibliográfica através da consulta de dados em instituições como FUNAI, IEPÊ, pela leitura de teóricos como Gallois e Grupionni (2003), que apresentam o contexto geográfico de localização das aldeias Waiana e Aparaí. Também buscamos fazer uma apresentação do contexto Waiana e Aparaí e, para isso, investigamos as possíveis origens dos Waiana e Aparaí, de seu tronco linguístico e dos aspectos de vida dos Waiana e Aparaí. Além disso, entrevistamos anciãos e anciãs Waiana e Aparaí para ouvir suas perspectivas acerca da história e das tradições de seus povos. Em seguida, discorremos sobre a educação como prática libertadora a partir dos estudos de Freire (1967), Morin (2000) e Krenak (2021). Apoiamo-nos em Medeiros (2018) para abordar a educação indígena no Brasil de maneira mais ampla. Ao falar das escolas indígenas dos Waiana e Aparaí voltamos a utilizar as pesquisas de Gallois e Grupionni (2003) somadas ao trabalho do casal Koen (1995) para a formulação de um dicionário dos povos Waiana e Aparaí.

  • ISA DOS SANTOS
  • ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A VITALIDADE LINGUÍSTICA DA VARIEDADE KARIPUNA DA LÍNGUA KHEUÓL DO UAÇÁ DA ALDEIA ESPÍRITO SANTO

  • Advisor : GLAUBER ROMLING DA SILVA
  • Data: Oct 20, 2023
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  • Sa travai-la gãiê kuma lide fiãm lãdã phomiê lokaziõ lãng kheuól dji Uaçá, lãng ki êdjê Kahipun dji kumunite dji vilaj Sêtexphui ka koze, lokalize lãdã Late Uaça dji pov êdjê-iela la Oiapok, istat dji Amapá-Bhuezil,fõtie ke Guian Fãse. Objetiv dji sa travai-la a dji analize e dji mizuhe lavi dji lãng kheuól kahipun, kumã pov-la ka ize sa lãng-la lãdã sa kuminité. Mo kumã êdjiê Karipun e pitxit dji kote-la, mo piasuve, dji un mãiê difehã, ki lãng so fom dji ize e dji koze ka mudjifike, ki papa e mãmã iela ka koze e ie ka pase lãng-la pu ie pitxit-iela kõsa ki fet e kumase koze ousi, mê kumã gãiê ot lãng dji deho ki ka ãthe lãdã kumunite-la sa lãng-iela ka ãpexe koze selmã lãng kheuól lãdã kumunite-la. Pu ãphãn un moso suje lãng kheuól, mo kumase peskize za fe lãng-la, mo travai ka mezuhe e ka mõthe situasiõ dji no lãng kheuól atxilmã. Sa travai-la a un travai ki ka pale za fe dokumêtasiõ dji sehe lãng, tut îfohmasiõ hasãble lãdã mo peskiz ie sa dji phõmiê lokaziõ tut nov ki mo dekhuvui. Pu analize sa travai mo phã kuma hefehãs phomiê Language Vitality and Endangerment (UNESCO, 2003). Mo buêsê ize Language Vitality and Endangerment (UNESCO, 2003), pu mezuhe e fãtãsiõ ke atêsiõ tut a hespek dji lãng-la, pu puve fe mo travai biê lãda kumunite-la. Lãdã phõmiê lokasiõ dji analize lãng kheuól, li pahet kumã un lãng ki pa gãiê foz fiãm, palakose dji boku bagaj ki ka ãthe lãdã kumunite-la, kõsa ka ãpexe lãng kheuól so foz ãt pov-iela e kumunite. Mo peskiz osi kõte ke travai ki ka hakõte ixtua dji pov Karipun-iela: Ruffaldi (2002), Anonby (2007), Gallois & Grupioni, (2003), Nimuendajú, (1926), Rondon (1953) Tassinari (2003), Vidal (2007).

  • ELZENY MONTEIRO BAIA CARDOSO
  •  
    VARIATION AND CONTACT: A SOCIOLINGUISTIC ANALYSIS OF VERBAL AGREEMENT IN AFRO-BRAZILIAN 
    PORTUGUESE SPOKEN IN THE COMMUNITY OF MAZAGÃO VELHO-AP
  • Advisor : CELESTE MARIA DA ROCHA RIBEIRO
  • Data: Oct 16, 2023
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  • This work is the result of the research carried out for the master’s degree dissertation in linguistics from the post-graduation program in linguistics (PPGLET/UNIFAP). In this approach, is investigated, from a sociolinguistic perspective, the phenomenon of subject/verb agreement in Portuguese spoken in the Afro-descendant community of Mazagão Velho-AP. Under this tendency, is analyzed the occurrences of application and non-application of the verb agreement rule with the first-person plural, presenting only a section of the first results collected. The researched community is evidenced by its socio historical importance for the state of Amapá, marked by the settlement of enslaved black people and quilombola remnants, a symbol of culture, devotion, and tradition, and therefore, a representative locus for sociolinguistic research. As theoretical background, we present the perspective of the linguistic contact of African languages with PB from the point of view of Mendonça (1933), Fiorin e Petter (2009), Petter (2007; 2009; 2015), Alkmim (1995; 2005), Castro (1983), Lucchesi (2012; 2015; 2015; 2019), Mattos e Silva (2004), Bagno (2016) e Bortoni Ricardo (2011). In addition, to assist in the description of the investigated phenomenon, is also presented the view of Mollica et al (2020), Lucchesi (2015; 2015; 2012), Lucchesi et al (2009), besides the contributions of Castilho (2020), Bagno (2012), Naro e Scherre (2007), Lemle e Naro (1977), Naro, Yacovenco e Scherre (2018), Rúbio (2012), Pacheco (2014), Vieira e Bazenga (2013), Araújo e Carmo (2019), Monteiro (2021), Santos (2013), Souza (2021) e Silva e Vitório (2020), to describe the phenomenon of the verb agreement rule with the first-person plural, considering linguistic contact of African origin, as well as the incorporation of contemporary Portuguese innovations. The research has ethnographic content, of qualitative-quantitative approach and is being carried out from the perspective of the Labovian Variationist Model (2008 [1972]). As a result, is presented the analysis of sixteen interviews, considering the social variables “gender, age, schooling and social mobility” and the linguistic variables “realization and position of the subject pronoun, verb tense, verb type, phonic salience and discursive parallelism”. The results indicate the accomplishment of 80% of the application of the verbal agreement rule, including the standard agreement (-mos) and use of the allomorphs (-mo, -emo, -omo, -umo) among the speakers of the community and 20% of non-application of the rule, characterized by the recurrence of non-standard use with morpheme (Ø). This result showed a relevant role of the social variables schooling, age, and the linguistic variable verb tense, especially the present tense factor as favoring this marking.

  • ELANE DA SILVA VIANA
  • O REALISMO MARAVILHOSO EM HISTÓRIA DE PÁSSARO E CONTOS ESTRANHOS, DE MAURO GUILHERME

  • Advisor : YURGEL PANTOJA CALDAS
  • Data: Aug 30, 2023
  • Show resume
  • Esta pesquisa tem como objeto de estudo as manifestações do Realismo Maravilhoso na Literatura do Amapá, objetivando analisar como essa estética se apresenta em contos escritos por autores locais. Com esse propósito, discorre-se a princípio, acerca da literatura fantástica, resgatando seus conceitos, características e relação com o realismo maravilhoso, considerando as ideias propostas por teóricos como Ceserani (2006), Roas (2014) e Todorov (2017). Em seguida, expõe sobre o Realismo Maravilhoso e sua importância na literatura hispano-americana, assim como a respeito de sua presença na literatura brasileira, tendo como base as contribuições de Chiampi (2015), Fernández (2001) e Rodrigues (1988), e principalmente, trata sobre a presença dessa vertente no Amapá, considerando que esse território, parte da Amazônia, conta com uma cultura rica em lendas, mitos e crenças, que são retratados em sua literatura recorrentemente. Assim, a pesquisa destaca autores amapaenses que, em suas obras, exploram o realismo maravilhoso, como Fernando Canto, João Barbosa, Gian Danton, e, principalmente Mauro Guilherme, contista, cronista e poeta premiado, que se destaca por seus enredos insólitos, que exploram o imaginário do público leitor. Por fim, esta pesquisa de caráter bibliográfico apresenta a análise literária de quatro contos de Mauro Guilherme, “O Gavião” e “Canto de Iara”, extraídos da obra História de Pássaro, “O Relógio” e “A Floresta”, extraídos de Contos Estranhos, escolhidos por apresentarem características comuns entre si, desde situações inusitadas a elementos fantásticos da cultura local, evidenciando a presença do realismo maravilhoso nesses textos.

  • FRANCISCO SANTOS BORGES
  • SINGERS OF MARABAIXO: BODY, PERFORMANCE AND THEATRICALITY IN AFRO-AMAPAENSE FEMALE ORAL LITERATURE
  • Advisor : YURGEL PANTOJA CALDAS
  • Data: Aug 30, 2023
  • Show resume
  • This study will address the trajectory of black women, singers and dancers from the culture of Marabaixo da Amazônia in Amapa, who, with their dramatic-religious poetic texts, express their life stories, through orality, in improvised daily singing. The woman singer of marabaixo in the state of Amapá is the one who carries with her the pride of a secular tradition full of ancestral experiences and the improvisation of verses accompanied by the twirling of the flowered skirts, the turning of the body and the dragging of strong steps, cradled by the touches of the black drums, which awaken fragments of the historical memory of their ancestors, enrich and legitimize the Afro-Amazonian cultural legacy. The main objective of this research is to analyze the trajectory of female singers in the culture of Marabaixo in Amapá and to address the notion of body, performance and fragments of theatricality present during the black cultural ritualistic act. The research has its ethnographic-exploratory character, when mapping theses and dissertations, initially with the bibliographical study, exploring the field of discussions about the black theme and later with the participant observation, considering the field of the research subjects. The theoretical treatment to dialogue about the black culture of Amapa will be based on the contribution of Borges (2022), Canto (2017), Tartaglia (2021), Videira (2013; 2020), among others that dialogue on the theme in question. Data generation took place through state-of-the-art bibliographic research, based on the Capes Theses and Dissertations Database, narrative interviews with black leaders from Amapa and participant observation, when observing women who work in front of cultural associations Afro-Amapá people; for this phase, we had Jovchelovitch and Bauer (2022), Ferreira (2022), Gil (1191) as a reference, in addition to using photographic records, in the need to historicize, understand and perceive traces of the Afro-Amazonian culture, based on the studies of Titonni (2009). With the preliminary results, we understand that the marabaixeira woman's body associated with cultural performance in the manifestation of the ritual, perpetuates the black voice from amapaense, which materializes in the ringing of the boxes and in the chanting of the thieves of marabash, authored by women.

  • MARCELINE GUEDES DOS SANTOS
  • O ESTADO DA ARTE DAS LÍNGUAS DE SINAIS INDÍGENAS DO BRASIL: ESTUDOS DESENVOLVIDOS ENTRE 1995-2021

  • Advisor : GLAUBER ROMLING DA SILVA
  • Data: Jun 27, 2023
  • Show resume
  • A linguística é a ciência responsável pelo estudo das línguas e, suas bases teóricas foram inteiramente desenvolvidas a partir de minuciosas investigações e análises das línguas orais. Em 1960 os estudos linguísticos ganharam uma nova modalidade de língua natural: o das línguas visuais espaciais ou línguas sinalizadas, que adquiriram status linguístico a partir dos estudos de Willian Stokoe (1960). Atualmente, registram-se três principais categorias de línguas de sinais: as nacionais, as nativas e as originais (QUADROS E LEITE, 2013). Dentro da categoria línguas sinalizadas originais, temos as línguas de sinais indígenas, usadas por indígenas surdos de diversas etnias e, que a depender de vários fatores como, número reduzido de sinalizantes, sinalizantes idosos e a falta de registro, poderão vir a sucumbir. No Brasil, pesquisas voltadas para os estudos e mapeamento das Línguas de sinais indígenas, tiveram início na década de 1990. Lucinda Ferreira-Brito (1995), foi a primeira linguista Brasileira a investigar e a coletar dados da então denominada Línguas de sinais Urubu Ka’apor Brasileira – (LSKB), hoje conhecida como Língua de sinais Ka’apor (GODOY, 2020). Desde então outras línguas de sinais indígenas começaram a ser investigadas, é o caso das Línguas de Sinais Paiter Suruí (LSPS), Língua de Sinais Kaigang (LSKA), Língua de Sinais Guarani-Kaiowá (LSGK), Língua Terena de Sinais (LTS) e Língua de Sinais Sateré Mauwé (LSSM). Com base nos estudos de Ferreira Brito (1995); Quadros (2019), Quadros e Leite (2013), Quadros e Silva (2017), Godoy (2019), Gomes e Vilhalva (2021), esta pesquisa exploratória bibliográfica do tipo estado da arte, ainda em andamento, tem por finalidade apresentar dados de estudos produzidos entre 1995-2021 com informações de cunho educacional, cultural e linguístico de todas as línguas de sinais indígenas existentes no Brasil, , bem como, apontar eventuais lacunas e necessidades relacionadas ao registro e manutenção das línguas de sinais indígenas.

  • FRANCK WIRLEN QUADROS DOS SANTOS
  • POVO DAS ÁGUAS, DOS CAMPOS E DA FLORESTA: narrativas orais marajoaras da contracosta de Chaves/PA

  • Advisor : MARCO AURELIO SCARPINO RODRIGUES
  • Data: May 18, 2023
  • Show resume
  • A presente pesquisa tem como foco a coleta e o estudo das narrativas orais de indivíduos das comunidades ribeirinhas dos rios Mapatá, Arauá, Ganhoão e Nascimento, correspondendo ao litoral da cidade paraense de Chaves, que compreende o eixo ABC (Afuá, Breves e Chaves), com o objetivo de analisar as significações e ressignificações das narrativas orais ribeirinhas como representação da identidade amazônica marajoara. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de base bibliográfica e de coleta de dados de cunho qualitativo, do qual a memória é fonte do desenvolvimento dos saberes tradicionais e que, por meio da oralidade, estabelecem- se as relações de sentido para a compreensão da identidade amazônica marajoara, sob a ótica do lócus da pesquisa que compreende as águas, os campos e as florestas da cidade de Chaves/PA. A análise desse quadro requer a adoção de um arcabouço teórico fundamentado no estudo da memória e do narrar, embasado pelas concepções de narrador de Benjamin (1994), Loureiro (2000) e Reuter (2007), além da mediação dos estudos da análise das narrativas em correlação com o contexto amazônida e de sua construção por meio dos pressupostos de Loureiro (2015) e Miranda Neto (2005), assim como os teóricos dos estudos sociais e antropológicos de memória em Le Goff (1990), Bosi (1994) e Fochi (2017).

  • EDIELSON MONTEIRO DA SILVA
  • PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ – CAMPUS DE PARAUAPEBAS: CONFIGURAÇÕES INSTITUCIONAIS DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA

  • Data: Feb 24, 2023
  • Show resume
  • O cenário geopolítico é influenciado por diversos fatores, entre eles o econômico, político, cultural e social que gera considerável mudança. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar a implementação de políticas linguístico-institucionais de Português como língua adicional (PLA) no Instituto Federal do Pará (IFPA) e o seu desdobramento para o campus Parauapebas. A partir disso, e como forma para alcançar o que se propõe nesta dissertação, são objetivos específicos: a) Identificar fatores institucionais que contribuíram para a implementação de políticas linguísticas para o Português como Língua Adicional no Instituto Federal do Pará; b) Mapear e analisar os cursos de PLA ofertados pelo IFPA, focalizando a configuração da oferta (curso, perfil, público-alvo, proposta teórico-metodológica); c) Discutir possível desdobramento da implementação da oferta de cursos de PLA para o campus Parauapebas. A pesquisa se configura de abordagem qualitativo-interpretativista, de tipo documental (BORTONI-RICARDO, 2008) e situada no campo da Linguística aplicada (MOITA LOPES, 2006), tendo como corpus documentos institucionais e modalidades de ações feitas pela instituição para a difusão do PLA ou que podem ser desdobradas para outros campi. Para tanto, convocamos autores como Calvet (2002, 2007); Almeida filho (2006,2012); Mendes (2019) Schalatter (2020); Bizon e Diniz (2019); Diniz (2008, 2021) entre outros. Os resultados demonstram que há iniciativas por parte do IFPA para a oferta do PLA por meio da Pró-Reitoria de extensão, centro de Idiomas, no entanto, ainda são poucas dado a sua área de atuação e o que os Planos de desenvolvimento Institucionais apontam para a difusão do idioma e da Instituição. No campus Parauapebas, mais especificamente, entende-se que as políticas linguísticas podem, em parceria com a prefeitura de Parauapebas, serem realizadas com estrangeiros que vivem na cidade, como por exemplo, refugiados venezuelanos que vivem na cidade em situação de vulnerabilidade social.

  • NATÁLIA ALMEIDA BRAGA VASCONCELOS
  • TRANSLINGUISMO COMO RECURSO DE SUJEITOS SURDOS E NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA EM PORTUGUÊS COMO L2

  • Data: Feb 10, 2023
  • Show resume
  • O ensino de português como segunda língua para surdos é um tema que tem sido amplamente discutido nos últimos anos, sobretudo a partir da regulamentação da Lei 10.436/02 (BRASIL, 2002) e o Decreto 5626/2005 (BRASIL, 2005). Criou-se uma expectativa de um ensino bilíngue que considerasse os valores, a identidade e a voz do sujeito surdo. No entanto, tem-se ainda hoje no Brasil, uma sociedade em que a maioria dos indivíduos não conhece a realidade da comunidade surda e tão pouco a Língua Brasileira de Sinais (Libras), por consequência temos uma minoria linguística que fica à margem do ensino escolar e que para ingressar em uma universidade, passa por processos, avaliações e correções na escrita com base no ensino para ouvintes. Este estudo leva em conta as múltiplas formas que o sujeito surdo tem para se comunicar, as quais podem ser valorizadas no processo de produção e correção dos textos. Em busca de contribuirmos para uma melhor concepção sobre o ensino de português para surdos, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a constituição de sentidos nas práticas translíngues emergentes em produções escritas de textos dissertativo-argumentativos de atores sociais surdos que prestaram vestibular para o curso de Letras Libras/Português da Universidade Federal do Amapá. Para isso, o estudo busca compreender o que é o translinguismo e como os sentido translíngues são evidenciadas na escrita de alunos surdos. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho interpretativista, com base na abordagem qualitativa e é caracterizada como análise documental (MATTAR, 2008). Para refletirmos sobre a temática, o levantamento bibliográfico partiu das seguintes perspectivas: a educação de surdos (SKLIAR, 1997; CAVALCANTI, 1999; CAVALCANTI; SILVA, 2007, BRASIL, 2002, BRASIL, 2005, BRASIL, 2021); a translinguagem em línguas orais (CANAGARAJAH, 2011, 2013, 2018; GARCÍA, 2009; GARCÍA; WEI, 2014; GARCÍA, ALVIS, 2019, ROCHA; MACIEL, 2015); e a translinguagem na comunidade surda (CAVALCANTI; SILVA, 2007, 2016; SILVA; SANTOS, 2017) e Letramento Crítico (MENEZES DE SOUZA, 2011, JORDÃO, 2013). Todas as perspectivas estão em diálogo com os estudos da Linguística Aplicada voltados para o ensino de Português como Segunda Língua para Surdos (PSLS). Os dados demonstraram que os candidatos surdos que participaram do PSE-2018, utilizaram as práticas translíngues na construção de sentidos na escrita da redação, por meio de práticas translíngues que buscavam argumentar sobre o seu ponto de vista, em outros momentos evidenciar um termo para chamar atenção do interlocutor e também foram utilizados recursos que identificava o interlocutor como um sujeito que pertence a comunidade surda. A Translinguagem traz para a escrita do surdo uma liberdade que emerge do seu repertório linguístico, seus aspectos culturais e identitários. Contribuindo com o rompimento de paradigmas tradicionais sobre a concepção de linguagem, possibilitando formas. 

  • CARLA PATRICIA RIBEIRO NOBRE
  • NARRADOR AUTODIEGÉTICO EM MAMA GUGA – CONTOS AMAZÔNICOS, DE FERNANDO CANTO: retratos da cultura amazônica

  • Advisor : YURGEL PANTOJA CALDAS
  • Data: Jan 31, 2023
  • Show resume
  • Este trabalho buscou investigar as memórias dos narradores autodiegéticos da obra Mama Guga: contos amazônicos, considerando a relação dessas memórias com a cultura amazônica. Como objetivos específicos, tivemos as seguintes tarefas: a) discutir o(s) conceito(s) de cultura amazônica, avaliando a história de ocupação desse espaço e as relações dos seus habitantes com o espaço ocupado b) examinar os conceitos de conto, narrador autodiegético e memória, para, enfim, apresentar o objetivo c) mapear os elementos apresentados nas
    narrativas de Mama Guga, verificando sua relação com a cultura amazônica. Assim, dentre outras referências teóricas, foram utilizadas as de Canto (2017), Massey (2008), Benchimol (1999), Veríssimo & Preira (2014), Hall (2006), Bhabha (1998), Eliade (1972), Candau (2019), Bosi, E. (1979), Halbwachs (2004), Bergson (2006), Caldas (2019), (2007) e (2017), Cândido (2014), Nenevé, Silva e Gama-Khalil (in ALBUQUERQUE, 2015), Cortazar (1974),Gotlib (2006), Bosi, A. (1999), D’Onofrio (2002), Moisés (1999), Genette (1995), Reis e
    Lopes (1988), Rosenfeld (2018), Eagleton (2019), Segolin (2006), Zéraffa (2010) e Loureiro (1995) e (2008). Assim, foram escolhidos quatro contos para a análise deste trabalho, com foco em seus respectivos narradores, apontando que investigar as memórias dos narradores autodiegéticos nas narrativas traz um universo de análise carregado de significado, apresentando as ideias, os sentimentos e a cosmovisão do narrador face à sua realidade. O grupo de palavras que formam o mapa de memória de cada conto apresenta aspectos relevantes do espaço amazônico e também as vivências dos seres ficcionais. Nos três contos analisados, vemos que a palavra “ouro” está presente. Em dois deles, essa palavra surge de forma explícita e em um ela representa os esforços empreendidos para encontrar o tesouro numa cidade encantada. Nos três contos, a presença de mitos e dos mistérios da Amazônia se fazem forte e atuam no destino dos narradores e dos espaços geográficos.

2022
Description
  • MAXWARA DOS SANTOS CARDOSO
  • ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO NA ESCOLA DA ALDEIA MANGA DOS KARIPUNA, ESTADO DO AMAPÁ

  • Advisor : ANTONIO ALMIR SILVA GOMES
  • Data: Nov 24, 2022
  • Show resume
  • Esta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvida na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, na aldeia Manga do povo Karipuna, localizada na Terra Indígena Uaçá –município de Oiapoque, Estado do Amapá. A pesquisa teve como objetivo principal apresentar a trajetória histórica da educação escolar indígena entre o provo Karipuna, dando ênfase sobre o ensino do Português Brasileiro (PB) na escola da aldeia Manga, como língua majoritária falada pela comunidade e pela escola. Nesse sentido, o primeiro capítulo tratou dos Karipuna do Rio Curipi, a partir do final da década de 1800, bem como, apresenta vários subtópicos, falando da história, cultura, língua e localização regional dos Karipuna; O II capitulo aborda a educação escolar indígena entre os Karipuna, enfatizando sobre a escola integradora; Educação a partir da Constituição Federal de 1988 e formação dos professores indígenas do município de Oiapoque; O III capítulo, intitulado: Educação Escolar Indígena Intercultural e Diferenciada entre os Karipuna da aldeia Manga, apresenta o currículo e a educação escolar diferenciada e intercultural na aldeia Manga. Por fim, o IV capítulo, apresenta o resultado da pesquisa sobre o ensino do Português na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá na aldeia Manga. Portanto, de modo geral o estudo trata sobre a historicidade do povo Karipuna, abordando todos os aspectos sociais, políticos, educacionais e culturais, culminando com o foco da pesquisa, acerca do ensino do PB na escola da aldeia Manga, na qual foi constatado que os alunos indígenas, estão tendo resultados satisfatórios com relação a aprendizagem do PB, tanto na parte escrita, quanto na oralidade.

  • BRUNA DOS SANTOS ALMEIDA
  • LITERATURA INDÍGENA KARIPUNA IXTUA DJI FAM-IELA NARRATIVAS ORAIS DE MULHERES KARIPUNA: UMA

    ANÁLISE SOBRE O LUGAR DE FALA DA MULHER INDÍGENA DO BAIXO OIAPOQUE

  • Data: Aug 29, 2022
  • Show resume
  • In the present thesis we study the oral narratives of Karipuna women by making an analysis of the place of speech of the lower Oiapoque indigenous woman. We intend to investigate how women transmit, through the narrated stories, the awareness of their role in the struggles, whether they are political, gender or class struggle. It is a qualitative research, which describes and analyzes the knowledge associated with oral narratives and the transmission process of Karipuna indigenous women. With this research, we seek a better understanding of the oral knowledge of indigenous women, the social mechanisms of transmission and the place of speech of indigenous women. In the course of this research, we are based on several researches that bring indigenous women as protagonists of their social spaces. We also discuss the literature of indigenous authorship that has gain a great relevance in the present times. And, finally, we propose an analysis of the collected oral narratives, observing how the Karipuna indigenous women teach about respect about invisible beings, the karuanãs.

     

    KEYWORDS: Place of speech; Oral narratives; Indigenous Women; Karipuna ethnicity.

  • DIANA JACARANDÁ PANTOJA ZAVODNY
  • Aspectos da fonética do Mebêngôkre falado pelos Xikrin

  • Data: Aug 10, 2022
  • Show resume
  • Esta dissertação tem como objetivo descrever alguns aspectos da organização fonética da língua Mebêngôkre como falada pelos Xikrin da Terra Indígena Xikrin do Cateté. Além das propriedades dos segmentos consonantais em contextos prévocálicos e precedendo pausa, buscamos descrever as modificações sofridas pelos mesmos em contextos préconsonantal, seja envolvendo uma sequência de oclusivas orais (C1 + C2), seja envolvendo uma soante em posição de C2. Para isso, o foco do trabalho está, particularmente, em uma descrição instrumental e quantitativa, isto é, com o auxílio das técnicas da fonética acústica, de aspectos da implementação fonética do Mebêngôkre. Dessa forma, as evidências analisadas na presente pesquisa, além de apresentarem corroboração instrumental para uma série de afirmações feitas acerca da fonética do Mebêngôkre na literatura publicada, como o processo de vozeamento regressivo de consoantes surdas em coda quando seguidas de um segmento nasal, as vogais de suporte associadas à realização de /ɾ/, e a presença de pré-nasalização nas oclusivas vozeadas iniciais, trazem também alguns fatos novos, como a presença de consoantes geminadas e a indicação de que, ao menos no Mebêngôkre Xikrín, as oclusivas finais estariam passando por um processo de fusão em alguns contextos. Como resultados específicos, mostraremos que as oclusivas vozeadas são produzidas com vozeamento por todo o intervalo de oclusão, que a prénasalização é opcionalmente recrutada como mecanismos de manutenção do vozeamento em posição inicial, que o tepe é produzido em posição inicial com uma vogal de suporte que o precede, e que as oclusivas nasais possuem alofones pósoralizados, em especial em fala casual.

  • NORDEVALDO DOS SANTOS
  • A VOZ DOS MEUS AVÓS: NARRATIVAS GALIBI-MARWORNO

  • Advisor : FERNANDA CRISTINA DA ENCARNACAO DOS SANTOS
  • Data: Jun 1, 2022
  • Show resume
  • Este trabalho de dissertação de Mestrado (texto de qualificação) faz parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá. Transcrevi da oralidade do povo Galibi-Marworno as seguintes narrativas: Ixtwa Teiweiô/História do Bacurau; Ixtwa Tutxi Ketxig/História do jabuti e da onça; A história do lapwsiê (Sete Estrelas); Ixtwá Sarakurá/História da Saracura e Maguari; História do xamã Fãkoni e Gil Pól; A história do Txikwã; A história do passarinho órfão; A história do Ho-Ho (História do anão subterrâneo). As histórias foram contadas pelos anciões da aldeia. Analisei as narrativas orais tendo em conta tempo, espaço, personagens e símbolos. Esta pesquisa procura a valorização da cultura do povo Galibi-Marworno e a memória do povo, as suas práticas e saberes tradicionais.

  • GELSON PASTANA MACIEL
  • A LITERATURA INDÍGENA EM SALA DE AULA A PARTIR DAS NARRATIVAS DO POVO KARIPUNA DA ALDEIA MANGA: MATERIAIS DIDÁTICOS NA ESCOLA JORGE IAPARRÁ

  • Data: May 20, 2022
  • Show resume
  • O presente trabalho focaliza a literatura nas escolas indígenas da região de Oiapoque como instrumentos de pesquisa, baseado em teorias e prática, através de uma abordagem dos aspectos curriculares e pedagógicos voltados Educação diferenciada e intercultural na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá da aldeia Manga do povo Karipuna, misturando e limitando os conhecimentos históricos da cultura e memória dos antepassados, conhecimentos teóricos e práticos da educação escolar indígena. Tem como principal objetivo compreender o processo de construção da Educação Escolar Indígena sobre o ensino específico e diferenciado nessa Unidade Escolar, analisando a organização curricular da referida unidade e suas práticas no contexto do ensino sobre as narrativas indígenas. Durante este exercício, foi tomada como base da pesquisa, através de grupos de professores e membros da comunidade, a compreensão sobre a concepção de educação especifica e diferenciado, os métodos de trabalho utilizados pelos professores a reflexão sobre como ligar os conhecimentos
    práticos produzidos no cotidiano, aos conhecimentos científicos necessários à educação escolar, de forma a atender aos desejos e expectativas da comunidade escolar, considerando suas especificidades e o que alunos, professores e lideranças esperam desse novo padrão na educação escolar indígena. Foram abordadas concepções de políticas educacionais, que buscam a interação do desenvolvimento, valorização e conservação das culturas e memórias tradicionais, considerando-se sua importância para os povos indígenas, a elaboração e aprovação de uma nova matriz pela secretaria estadual de educação e suas contribuições na construção da política de educação escolar indígena, assim como o currículo específico e construção das diretrizes da educação escolar indígena que atribui um novo paradigma de ensino aprendizagem. Ao final busquei compreender as perspectivas sobre esse novo paradigma de ensino aprendizagem e aos desafios apresentados pelos professores e membros da comunidade, propondo possíveis caminhos de construção de uma educação escolar indígena específica, intercultural, sustentável e diferenciada baseada em suas práticas e conhecimentos tradicionais.

  • JACIARA SANTOS DA SILVA
  • Dicionário de Palavras Desprezadas pelos Jovens Galibi-Marworno

  • Data: Mar 30, 2022
  • Show resume
  • Este trabalho tem o propósito de registrar e documentar a língua falada na variedade utilizada pelos anciões, especialmente palavras em desuso pelos jovens. Mostrando seus aspectos linguísticos de funcionamento e comentar alguns aspectos sociopolíticos a partir do fenômeno linguístico que denominei “palavras desprezadas”, na língua kheuól do povo Galibi-Marworno. Este estudo foi realizado a partir de pesquisas feitas por meio de entrevistas e diálogos com pessoas idosas organizando uma lista de palavras de aproximadamente 250 palavras desprezadas na língua kheuól Galibi- Marworno, traduzida para língua portuguesa. Os mais velhos e idosos que falo são aquelas pessoas entre 50 anos a 100 anos falando o kheuól Galibi-Marworno, os jovens que considero são da faixa etária entre 12 a 45 anos de convivência com a língua. As entradas das palavras consideradas desprezadas pelos jovens foram inseridas no programa FLEX (programa de construção de bases de dados e formatação de dicionários). Este programa consiste em ferramentas de software que ajudam a gerenciar dados linguísticos e culturais. O dicionário de palavras desprezadas em kheuól e português vem mostrando os valores gramaticais linguísticos e culturais que temos na língua kheuól Galibi-Marworno e servirá como instrumento de apoio para o ensino de língua indígena kheuól em todos os níveis de ensino Galibi-Marworno, bem como, em outros níveis de ensino para além das aldeias. Também poderá servir na elaboração de instruções pedagógicas, auxiliar nos estudos linguísticos para pesquisas científicas relacionadas à estrutura da língua Kheuól Galibi- Marworno.

  • JULIANA TÁVORA DE MENDONÇA LIMA
  • “CARA DE HOMOSSEXUAL TERRÍVEL”: IMAGEM POÉTICA E REPRESENTATIVIDADE LGBT+ NA POESIA AMAPAENSE

  • Data: Jan 31, 2022
  • Show resume
  • Le présent travail a cherché à discuter comment la Littérature produite par les auteurs du groupe social LGBT+ peut servir d'espace pour un «lugar de fala», pour le discours qui renforce la visibilité, la représentativité de ce groupe, ainsi qu'un espace de construction identitaire et d'identification dans le scénario LGBT+ à Amapá. Ainsi, les questions directrices de ce travail cherchent à répondre: 1 Comment se fait la construction d'un espace pour le «lugar de fala» LGBT+ dans la poésie des auteurs d'Amapá?; 2 Comment la littérature peut être l'espace d'un «lugar de fala», d'identité et de représentativité? ; 3 Comment le discours LGBT+ présent dans la poésie d'Amapá traduit-il et constitue-t-il comme un espace d'identité, de résistance et de «dissidência» à travers des images poétiques (PAZ, 1982) et d'autres concepts littéraires? Ainsi, à partir de concepts tels que discours (FOUCAULT, 1996), «lugar de fala» (COLLINS, 1997; RIBEIRO, 2019); identité, représentation et représentativité (HALL, 2014 ; SILVA, 2014 ; WOODWARD, 2014), «escrevivência» (EVARISTO, 2020), subjectivité (GUATTARI, 1992), «dissidência» (SILVA, 2020) entre autres, la recherche avait, comme objectif général, analyser comment se déroule la construction d'un espace de le «lugar de fala» LGBT+ dans la poésie d’Amapá contemporaine LGBT+, à travers le concept d'image poétique (PAZ, 1982) et l'analyse de trois textes, afin qu'il soit possible de les placer dans des débats sur la façon comme la littérature est devenue un espace d'identité, de discours et de représentativité pour la communauté LGBT+. Dans cette recherche bibliographique, nous proposons l'analyse des poèmes «Particular», d'Andrew Oliveira (2016); «Intersecções», de Lara Utzig (2019); et «Coletivo», de Rodrigo Mergulhão (2018), qui ont été choisis en tenant compte des aspects d'engagement, des facteurs politique-sociaux et de la visibilité des textes et des auteurs.

2021
Description
  • JANINA DOS SANTOS FORTE
  • Pota – a cura pelas palavras Karipuna, Galibi-Marworno e Palikur

  • Data: Dec 20, 2021
  • Show resume
  • Neste trabalho, desenvolvo minha pesquisa com três povos indígenas do Oiapoque, os Palikur, os Karipuna e ao Galibi-Marworno, para conhecer mais sobre os pota, entender a dispersão desse conhecimento tradicional entre povos de línguas e culturas diferentes; como essas diferenças influem nas estruturas dos pota de cada povo; observar como cada povo vê e entende o pota, qual sua abrangência dentro da vida cotidiana, saber como era antes e hoje, como a massificação das religiões dentro das comunidades tem influenciado estes saberes e sua sobrevivência. O pota é um conhecimento de tradição oral, é uma arte da palavra que se caracteriza por ser uma composição de palavras de origens linguísticas diferentes, com sons diferentes, que hoje não são mais possíveis de serem traduzidas. Muitas das palavras que compõem os pota têm seus significados lexicalizados e repassados ao longo do processo de transmissão. Este trabalho é uma análise comparativa dos usos e concepções do pota entre os povos citados, com a finalidade de identificar as especificidades deste conhecimento tradicional praticado entre estes povos. No campo da linguística, observarei as línguas utilizadas por cada povo para executar os pota, o léxico, a estrutura de organização do texto oral e quais as diferenças e semelhanças nos repertórios de pota de cada povo. Fiz minha pesquisa nas aldeias: Kumarumã que é do povo Galibi-marworno e Kumenê, dos Palikur. Os dados do povo Karipuna, utilizo os que já foram coletados na minha pesquisa de graduação.

  • MARIA SÔNIA ANIKÁ
  • ENSINO DE LINGUA KHEUOL KARIPUNA NA ESCOLA INDIGENA ESTADUAL JORGE IAPARRÁ

  • Data: Dec 20, 2021
  • Show resume
  • Este trabalho tem como objetivo traçar um panorama do ensino de língua Kheuol Karipuna junto à Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá que atende à Comunidade Manga, localizada na Terra Indígena Uaçá. Norteiam a dissertação as perguntas: como tem sido ensinada a língua Kheuol Karipuna e com quais instrumentos pedagógicos. As respostas a tais perguntas foram construídas com base em minha própria experiência docente ao longo de mais de três décadas na escola e também com a utilização de questionários aplicados aos professores da referida língua.

  • KERLLYO BARBOSA MACIEL
  • MEMÓRIAS DE LADRÕES: NARRATIVAS POÉTICAS AMAPAENSES, LITERATURA, CULTURA, TRADIÇÃO ORAL E RELIGIOSIDADE NAS CANTIGAS DE MARABAIXO

  • Data: Dec 16, 2021
  • Show resume
  • Esta pesquisa investiga as Cantigas de Marabaixo, mas trata sobretudo da Literatura e da Cultura amapaenses.  Para tanto, este trabalho lança mão de discussões e reflexões acerca desse gênero da poesia oral que tem como versos os Ladrões de Marabaixo, dentro do contexto da manifestação cultural de matriz africana, o Marabaixo, objetivando, desse modo, compreender como as categorias de cultura, memória, tradição oral e religiosidade se relacionam para a construção do que se denominou por gênero poético lítero-musical amapaense – as Cantigas de Marabaixo. Assim, dentre outras referências teóricas levantadas na pesquisa bibliográfica, utilizou-se como aporte teórico e metodológico a perspectiva de Paul Zumthor - Introdução à poesia oral (1997) - para o desenvolvimento das análises das três Cantigas selecionadas. Nesse sentido, foi fundamental a descrição da dinâmica do Ciclo do Marabaixo, a contextualização histórica dentro da Amazônia amapaense, bem como as problematizações de conceitos-chave sobre o Marabaixo e seus versos de Ladrões. A posteriori, a partir das análises das letras das Cantigas, foi possível evidenciar para a proposta de uma Literatura Amapaense que esse gênero poético faz parte também da história, da identidade cultural e religiosa não apenas dos marabaixeiros, mas de toda a sociedade amapaense. Em última instância, vale ressaltar que os resultados desta pesquisa, tanto da perspectiva teórica adotada, quanto das análises (internas e externas) das letras das Cantigas, estão situados dentro da História da Literatura e Crítica Literária da Amazônia amapaense.

  • JORLAINE MONTEIRO GIRAO DE ALMEIDA
  • Imagens de Controle e o Mito da Beleza:
    uma análise dos estereótipos na obra Exageros e Delicadezas, de Carla Nobre

  • Data: Mar 29, 2021
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  • Pertencente à linha de pesquisa “Literatura, cultura e memória”, do Programa de pós-graduação em Letras da Unifap – PPGLET, esta pesquisa tem como objetivo analisar as imagens de controle e o mito da beleza na obra Exageros e delicadezas (2013), de Carla Nobre, a partir da reflexão sobre os pressupostos do feminismo decolonial, onde será possível compreender as leituras feministas e de gênero como leituras políticas, vinculadas às relações de poder existentes na sociedade. Essa investigação dá destaque às formações de estereótipos que deram título ao livro de “delicada” e “exagerada” que se desmistificam ao longo do texto.   É uma pesquisa bibliográfica de análise literária e caráter imanente, tendo como principais bases teóricas as autoras Naomi Wolf (2018), Françoise Vergès (2020) e Patrícia Hill Collins (2019). Dentre as criações literárias do estado do Amapá, a obra de Nobre é uma das primeiras a representar a luta das mulheres de forma clara e objetiva, e a partir de suas poesias, o artigo mostrará a perspectiva feminista da literatura e sua importância para a formação social, de forma que as representações de gênero e também as convenções estéticas demonstrem valores, atitudes e crenças que estão enraizadas em uma sociedade.

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