Dissertações/Teses

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2024
Descrição
  • ALESSANDRA GOMES VALES
  • MEMÓRIA DE TRABALHADORAS/ES RETORNADAS/OS DA GUIANA FRANCESA (1980 - 1990)

  • Orientador : CARMENTILLA DAS CHAGAS MARTINS
  • Data: 03/07/2024
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  • Considerando a histórica migração de brasileiras e brasileiros para a coletividade territorial do ultramar francês, Guiana Francesa, desde meados da década 1960. Como também o adensamento da repressão a essa migração a partir de 1990; este trabalho pretende analisar as memórias das trabalhadoras e trabalhadores que retornaram ao Brasil no que se refere as causalidades que motivaram essas/es migrantes, tanto a ir para Guiana Francesa, quanto àquelas relacionadas ao retorno. Para tanto a pesquisa cumprirá as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; definição dos critérios para inclusão e exclusão de estudos; elaboração de um roteiro de leitura para extração das informações e sua posterior categorização. Também será utilizada a história oral, em sua modalidade histórias de vida, com o propósito de coletar as memórias cujacategorização desvele os impulsos para que esses indivíduos empreendessem a migração, bem como as causas para que retornassem ao Brasil. Espera-se com a pesquisa apresentar percepções teóricas que alcance um diálogo base para construção de um conhecimento expressivo acerca do assunto em debate, assim, como também apresentar um panorama de relatos que expliquem as percepções e experiências das trabalhadoras(es) que moraram na Guiana Francesa entre os anos de 1980 e 1990. Com esse adensamento de informações, que se pretende alcançar esperar-se, também, motivar outros pesquisadores(as) a investirem e pesquisarem sobre a memória de migrantes, um assunto que pode ser pertinente dentro das produções de pesquisas no campo das ciências humanas.

  • CHARLES MARCELO ROSARIO DA SILVA
  • EMBASAMENTO PARA A PROPOSTA DE PROJETO DE LEI DE FORTALECIMENTO DO ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA NO ESTADO DO AMAPÁ

  • Orientador : GUTEMBERG DE VILHENA SILVA
  • Data: 27/05/2024
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  • O ensino de francês no Amapá torna-se especialmente relevante devido à posição fronteiriça com a Guiana Francesa e à importância da língua para a integração regional e interações socioeconômicas. No entanto, enfrenta desafios significativos, como infraestrutura precária, escassez de recursos didáticos, falta de professores qualificados, métodos pedagógicos inadequados e limitadas experiências de imersão na língua. O objetivo deste estudo é propor um projeto de lei que fortaleça o ensino de francês, promovendo uma educação plurilíngue, inclusiva e de qualidade alinhada às necessidades educacionais, econômicas e sociais do estado. Esta pesquisa qualitativa combinou análises bibliográfica e documental, com questionários aplicados a gestores, professores e alunos em 7 escolas nas cidades de Macapá, Santana e Oiapoque, para elaborar uma análise de conteúdo que identificou os principais desafios e oportunidades para o ensino do idioma. Como produto, propõe-se um Projeto de Lei para estabelecer, dentre outras políticas públicas específicas, a obrigatoriedade da oferta de francês no ensino médio e a possibilidade de oferta no ensino fundamental, e a busca por parcerias com instituições francesas. Conclui-se que o ensino de francês vai além da aquisição de habilidades linguísticas, servindo como um instrumento para promover a compreensão cultural. Reconhece-se que a execução dessas medidas exige a colaboração entre governos, instituições de ensino, professores, alunos e comunidade. Portanto, é urgente e relevante elaborar e implementar políticas que fortaleçam o ensino de francês no Amapá, valorizando aspectos socioculturais locais e contribuindo para o desenvolvimento da região.

  • RONDINEY DOS SANTOS SILVA
  • TURÍSMO EM ZONA DE FRONTEIRA NA CIDADE DE OIAPOQUE: ESTRATÉGIAS E PROPOSTAS COM ENFOQUE NAS ATIVIDADES DOS CATRAIEIROS.

  • Orientador : PAULO GUSTAVO PELLEGRINO CORREA
  • Data: 27/02/2024
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  • O presente trabalho, o Turismo em Zona de Fronteira na cidade de Oiapoque: estratégias e propostas com enfoque nas atividades dos catraieiros buscam analisar o objeto de estudo o Turismo Social a partir do desarranjo das atividades dos catraieiros com a liberação da Ponte Binacional Franco-Brasileira. O turismo como vertente de geração de serviço e renda, neste contexto fronteiriço, juntos às Cooperativas e Associações dos catraieiros garante ‘possibilidade de agregar ao setor econômico desenvolvimento social e fortalecimento do comércio local. O escopo da pesquisa delineia pela origem histórica da fronteira franco-brasileira e sua dinâmica socioeconômica com fluxo de turistas nacionais e estrangeiros, bem como estadia, divisas e serviços ofertados em vista das políticas públicas vigentes. E discorre sobre as características dos aspectos geográfico, histórico e cultural com os principais pontos turísticos, tendo em vista a inserção dos catraieiros como agente essencial deste processo, sendo este a maior beneficiado, e por fim, com o resultado da pesquisa produziu-se uma cartilha com o trade turístico a qual serve como instrumento de orientação e divulgação do segmento para os moradores e turistas como também para o setor privado e público os quais juntos engendram o turismo nesta faixa de fronteira.

2023
Descrição
  • JÉSSICA MAYARA LIMA RAMIRES
  • RELATÓRIO TÉCNICO PARA A GESTÃO DAS ÁGUAS TRANSFRONTEIRIÇAS DO RIO
    OIAPOQUE: DIRETRIZES, PROCEDIMENTOS E AÇÕES

  • Orientador : GUTEMBERG DE VILHENA SILVA
  • Data: 10/05/2023
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  • O meio ambiente enquanto problemática de estudo é um fenômeno social passível de explicações e suposições analítico-discursivas. Nas zonas de fronteira, um dos grandes objetos de estudo que se estabeleceram nos estudos internacionalistas é a gestão das águas transfronteiriças, uma vez que qualquer problema ali ocorrido será compartilhado e terá que ter respostas igualmente compartilhadas, a exemplo da gestão de resíduos sólidos. Na fronteira entre Brasil e França, o Rio Oiapoque é o divisor entre ambos os países ao longo de 690 km. Sendo assim, a bacia daquele rio é o elemento de ligação entre os diversos componentes ambientais daquela zona de fronteira e cujas respostas para sua gestão precisam ser compartilhadas. O objetivo deste trabalho é propor diretrizes, procedimentos e ações para o tratamento e controle da poluição por resíduos sólidos no Rio Oiapoque. Esta pesquisa é um estudo de caso exploratório com ênfase nas pesquisas bibliográfica e documental, e no trabalho de campo, corroborada pela discussão teórica fundamentada nos referenciais das Relações Internacionais e da Geografia Política e Ambiental. O trabalho se divide em quatro partes: a primeira é uma análise do avanço das discussões internacionais acerca da governança da água principalmente as políticas adotadas por Brasil e França; a segunda compreende as características e dinâmicas que ocorrem no rio Oiapoque; a terceira identifica os principais tipos de poluição por resíduos sólidos no rio Oiapoque; e a última propõe medidas necessárias para proteger, recuperar e promover a qualidade do recurso hídrico de forma integrada.

  • NEIDE DA SILVA FERNANDES
  • OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE - AP

  • Orientador : PAULO GUSTAVO PELLEGRINO CORREA
  • Data: 31/01/2023
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  • O presente trabalho tem como objetivo descrever como acontece a inclusão das crianças público-alvo da educação especial no município de Oiapoque, localizado no extremo norte do estado do Amapá, na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa. O estudo procurou mostrar como a escola realiza a inserção das crianças da educação especial e se existe uma estrutura arquitetônica adequada para recebê-las de forma que se sintam incluídas no processo de ensino aprendizagem nas instituições educacionais. Além disso, o trabalho mostrará como os professores da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado realizam a inclusão das crianças no ambiente escolar. Ao final do trabalho, será proposta uma cartilha informativa sobre as principais práticas inclusivas que as escolas podem adotar para auxiliar no processo de inclusão das crianças no dia a dia de sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória por proporcionar maior familiaridade com o problema e apresentar fidedignidade da realidade dos envolvidos, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista e, para o resultado da análise de dados, será utilizada Análise Textual Discursiva, tendo como referencial teórico as contribuições dos professores Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Nossa principal conclusão é que o fenômeno mostrado nesse “pedacinho” do Brasil é de escolas que passam pelos mesmos problemas de outras escolas que não estão localizadas em regiões de fronteiras, como falta de políticas públicas voltadas para a educação especial, muito embora existam leis que assegurem uma educação de qualidade, mesmo assim, não se vê aplicação, na prática, para que a inclusão aconteça de fato, o que existe são escolas com pouca ou nenhuma estrutura arquitetônica de acessibilidade, professores desmotivados pela falta de estrutura e formação continuada e crianças que, ainda que estejam presentes no espaço escolar, não estão incluídas de fato na educação inclusiva.

2022
Descrição
  • CRISTINA FRANCIANE SOUTO BRITO
  • A Opimo e os rumos da Educação Escolar Indígena em Oiapoque-Amapá

  • Data: 30/09/2022
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  • Considerando o contexto do qual emergiu o movimento indígena no Brasil, este relatório técnico teve como objetivo geral investigar como as políticas indigenistas nacionais têm refletido no contexto local, com a criação da Organização de Professores Indígenas do Município de Oiapoque (Opimo) e as propostas que transformaram a perspectiva da formação de professores indígenas no Amapá, com o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) do campus binacional da Unifap. Para isso, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e exploratória e do tipo documental, com o uso de fontes primárias: legislação referente à Educação Escolar Indígena, o Jornal Mensageiro, o Estatuto da Opimo, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (PPC) de 2005 e 2019, bem como dois documentos do Conselho Indigenista Missionário, o Plano Pastoral de 2009 e o Manifesto sobre a Educação Escolar Indígena no Brasil de 2014. O trabalho foi realizado em duas etapas: levantamento das fontes e catalogação das informações pertinentes à pesquisa e, posteriormente, a confrontação desses dados e a realidade das escolas indígenas de Oiapoque. Os pressupostos desse estudo indicam que o modelo de “escola para os índios” implantada pelo Estado, como forma de “abrasileirar” e integrar as populações indígenas à nação, foi substituído pela “escola dos índios”, que vem sendo reivindicada pelo movimento indígena, desde os anos de 1980. A “escola dos Índios” ganhou respaldo legal ainda nos anos de 1980, no entanto, a escola indígena específica e diferenciada, bilíngue e intercultural, como prevê o Estatuto da Opimo e a legislação estabelecida pelo Estado brasileiro, continua sendo uma causa da luta indígena do país, uma vez que a lei não tem garantido sua efetivação. Contudo, a luta da Opimo trouxe mudanças significativas na formação de professores indígenas no Amapá, por meio do CLII com a perspectiva intercultural, as quais refletiram na educação das escolas indígenas de Oiapoque, proporcionando melhorias no currículo e processo ensinoaprendizagem.

  • ARIANE BORGES DE OLIVEIRA
  • POLÍTICAS PÚBLICAS NA CADEIA GLOBAL DE VALOR DO AÇAÍ NO AMAPÁ

  • Data: 21/09/2022
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  • O açaí é um fruto nativo da região amazônica que, a partir da década de 1990, ganhou notoriedade no cenário nacional e internacional. Por conta da crescente demanda, uma variedade de atores se conectaram na formação de uma cadeia produtiva que têm início no extrativismo até as grandes empresas de exportação. Conhecendo o potencial econômico de exportação do fruto, se faz necessário que a governança do processo produtivo lance mão de mecanismos, como as políticas públicas, que possam valorizar a cadeia e proteger seus agentes da base, o elo mais fragilizado nesse processo. Desse modo, esta pesquisa teve por objetivo investigar quais são e como estão sendo executadas as políticas públicas que impactam sobre a base primária produtiva e de comercialização da cadeia produtiva do açaí no estado do Amapá. Para a consecução do objetivo, a metodologia adotada foi a revisão de literatura e consulta a sítios online governamentais, além da aplicação de um questionário semi-estruturado com representantes de órgãos públicos e privados, que formulam políticas públicas, e produtores e comerciantes de açaí, enquanto beneficiários dessas políticas. A pesquisa resultou na elaboração de um quadro demonstrativo com o mapeamento das políticas ativas que incidem sobre essa cadeia

  • TALYTA PONTES MONTEIRO
  • ANÁLISE DA EFETIVIDADE DAS AÇÕES DO NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS DO AMAPÁ NO PERÍODO DE 2012 A 2022

  • Orientador : HANDERSON JOSEPH
  • Data: 29/08/2022
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  • Os Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, tornam-se instituições importantes na luta contra a rede de crime organizado atuantes na fronteira, não somente por operar na linha preventiva, e na garantia dos direitos humanos, como também no atendimento a pessoa que passaram pela traumática experiência de ser traficada. Ao refletir e analisar a problemática que envolve o tema em questão chegou-se ao embasamento do objetivo desta pesquisa que tem por finalidade analisar a efetividade da atuação do Núcleo de Atendimento e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na fronteira do Amapá no período entre 2012 a 2022. De modo específico realizou-se três ações atrelados ao objeto do estudo: 1) Descrição dos elementos que configuram o tráfico de pessoas na fronteira; 2) Levantamento das ações e atividades desenvolvidas pelos Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em relação as áreas de fronteira; e, 3) Mapeamento das ações, projetos e atividades realizadas pelo núcleo no Amapá no período de 2012 a 2022, com ênfase para o contexto situacional do núcleo no Amapá, de modo a apresentar sugestões estratégicas de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Amapá. Para atingir o objetivo de estudo, metodologicamente adotou-se conjunto de pesquisas: exploratória, bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Para levantamento dos dados fez-se uso da técnica de entrevista e emprego de questionário direcionados aos trabalhadores do núcleo no Amapá. Na abordagem analítica se aplicou a pesquisa qualitativa. Dentre os resultados alcançados destaca-se a situação crítica de desmonte e retrocesso do núcleo no Amapá que deixou de ser uma gerência e passou a ser projeto, perdendo sua autonomia. A existência de um quadro mínimo de 03 colaboradores, para os quais seria humanamente impossível dar conta de toda demanda gerada no estado, especialmente pelas condições de fragilidades de suas fronteiras apontadas como rota do tráfico de pessoas. A inércia do estado do Amapá na execução da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas, aspecto que se sobressai nas áreas de fronteira. Os cenários situacionais apresentados na pesquisa nos levam a conclusão de que se faz necessário com urgência, trabalhar as ações em prol da revitalização do núcleo no Amapá, só assim, o Amapá terá condições de assumir seu papel e responsabilidade na aplicabilidade da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas, fazendo-se cumprir os princípios dos direitos humanos.

  • LEANDRA LUCIA VALÉRIO PINTO
  • MUSICALIDADES AMAPAENSES: PROCESSOS IDENTITÁRIO, DE HIBRIDISMO E DE RESSIGNIFICAÇÃO

  • Data: 22/08/2022
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  • Esta dissertação tem como objetivo investigar a relação entre duas musicalidades que se destacam dentro do cenário sociocultural amapaense. Para isso, foi preciso reconstituir a trajetória histórica de cada uma dessas musicalidades. Primeiramente, são apresentados o Marabaixo e o Batuque, enquanto musicalidade afro-amapaense que se constitui como parte de um complexo ritualístico chamado de “Manifestação” ou “Ciclo do Marabaixo”, preservada como patrimônio cultural pelas comunidades afrodescendentes do Estado do Amapá. Em seguida, é apresentada uma qualidade de música que se mostra inquieta por expressar o contexto sociocultural e territorial que se constitui no Estado do Amapá, denominada de Música Popular Amapaense com a sigla MPA ou também conhecida como Música Regional. Este estudo tem uma abordagem qualitativa que dialoga com a etnografia para orientar o trabalho de campo em torno das histórias orais dos músicos e demais interlocutores desta pesquisa. Por meio desta metodologia adotada, das histórias orais compartilhadas pelos interlocutores e do embasamento teórico e conceitual, foi possível observar o processo de construção da musicalidade que recebe rótulos de Música Popular Amapaense (MPA) ou Música Regional e sua relação com a musicalidade afro-amapaense, e seus desdobramentos em processos identitários, de hibridismo musical e de ressignificação.

  • BRUNA BRITO BASTOS
  • Plataforma FRONTECAP Análise da aplicação de ciência, tecnologia e inovação ao meio ambiente no Amapá

  • Data: 15/08/2022
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  • A crescente preocupação sobre os efeitos das atividades humanas sobre a natureza tem enfatizado que qualquer estratégia de desenvolvimento deve adotar práticas sustentáveis, promovendo o crescimento econômico sem acentuar a degradação do meio ambiente e valorizando a diversidade socioambiental para gerar melhoria de vida à população local, sobretudo na Amazônia. A perspectiva geopolítica também sugere que a localização e as ambições particulares moldam as visões do uso e gerenciamento dos elementos naturais, então o desenvolvimento de uma fronteira tecno-ecológica tem sido defendido como a via mais adequada para alcançar os objetivos estratégicos de desenvolvimento e para garantir que o uso sustentável da natureza gere benefícios para as populações amazônicas. Contudo, verifica-se a ausência de uma maneira integrada de conferir como o campo de pesquisa alinhado ao vetor tecno-ecológico tem sido desenvolvido no Amapá, identificando principais temas, autores, instituições e localizações municipais das produções. Portanto, caracterizada como uma pesquisa exploratória-descritiva com técnicas de métodos mistos concomitantes, o estudo se baseia na revisão bibliográfica de conceitos relacionados à fronteira tecno-ecológica na geopolítica, em documentos e produções acadêmicas sobre as estruturas socioambiental e científica do Amapá, e na análise bibliométrica de artigos de acesso livre publicados entre 2000 e 2020 a fim de elaborar um panorama das investigações quanto ao uso técnico-científico do meio ambiente amapaense. Utilizando a metodologia Canvas, os resultados foram organizados na plataforma de análise Fronteira Tecno-ecológica do Amapá (FrontecAP), com o intuito de elaborar uma ferramenta que reúna e integre as informações sistematizadas e assim possa contribuir para a fundamentação e aprimoramento das investigações e das políticas públicas de desenvolvimento amapaense. O presente relatório técnico descreve a concepção e o desenvolvimento da plataforma, e ainda expõe os principais resultados do levantamento sistemático: alinhados aos eixos de Biotecnologia, Energias Renováveis, Gestão Socioambiental ou Manejo Ambiental, foram recuperados 367 artigos, apresentados por meio de visualizações interativas na plataforma, indicando que as principais investigações se referem aos temas de manejo ambiental e de gestão socioambiental, e que o contexto de busca por soluções sustentáveis de desenvolvimento oferece muitas possibilidades para o estado, mas deve haver o apoio de políticas públicas que valorizem projeto mais socio-ambientalmente responsáveis e que efetuem a gestão adequada dos territórios. A validação com usuários indicou que há grande potencial de a plataforma funcionar como ferramenta de apoio para disponibilização rápida e centralizada de dados a respeito da produção científica temática sobre o estado, em um ambiente interativo e intuitivo – que pode ser acessado pelo endereço https://linktr.ee/frontecap.

  • MARINETE ANSELMO ALBUQUERQUE
  • O COMERCIO DE PRODUTOS E BENS DE SUBSISTÊNCIA (COMÉRCIO FORMIGA), NA FRONTEIRA DA CIDADE DE OIAPOQUE E SAINT GEORGES

  • Data: 08/08/2022
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  • Recentemente, houve um interesse renovado em estudar as transformações que vêm ocorrendo de forma acelerada em regiões fronteiriças, capazes de instigar proposições pertinentes ao estudo das implicações relativas ao comércio de mercadorias e a mobilidade de pessoas na organização espacial em regiões de fronteira internacional. Argumenta-se que esses fluxos têm relação com a dinâmica de interações sociais que se desenrolam entre a cidade de Oiapoque e a vila francesa de Saint-Georges (cidades gêmeas). Nesse sentido a presente pesquisa versa sobre o comércio de mercadorias e bens de subsistência institucionalizado a partir do acordo de 2014, o qual faz parte de um tríduo de atos internacionais relativos à abertura da Ponte Binacional em 2017. Pretende-se contribuir para caracterização do quadro institucional que modela as relações de cooperação entre os governos de Brasil e de França, considerando ser importante para entender como esse comércio tem significados material e simbólico, promovendo a intensificação das interações sociais, as quais transcendem os limites territoriais. Aponta-se para as implicações que são engendradas nas economias locais, uma vez que esse comércio movimenta redes estabilizadas na mobilidade de homens e objetos entre as cidades gêmeas indicadas. Para atender a proposição serão estudadas fontes bibliográficas, composta das análises de alguns estudiosos que discorrem sobre a temática. Serão utilizadas ainda fontes documentais produzidas no âmbito da cooperação transfronteiriça franco-brasileira a partir do acordo quadro (1996), ato que inicia todo esse processo de cooperação na fronteira guianoamapense. Assim acredita-se que este trabalho também atualiza as informações sob as lentes das ciências humanas e sociais para essa região em constante processo de transformação.

  • CHARLES MARCELO ROSARIO DA SILVA
  • PARADIPLOMACIA OU DIPLOMACIA– AS COOPERAÇÕES TÉCNICAS ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E OS PAÍSES DA REGIÃO DAS GUIANAS.

  • Data: 02/08/2022
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  • A presente dissertação tem como objetivoanalisar as cooperações técnicas celebradas entre o Brasil (seus governos subnacionais ou não centrais) e dos países da região das Guianas (Guiana Francesa, Suriname e Guyana) no âmbito Diplomático ou Paradiplomático. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se compreender como se desenvolve a Paradiplomacia na Região das Guianas; verificando-se os cinco últimos atos celebrados entre o Brasil (Amapá) dos países que compõem a Região das Guianas; comparando-se os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento local destes. O trabalho está fundamentado sob o método hipotético-dedutivo, e será apresentado de forma descritiva, a necessidade de levantamento e análise dos dados referentes aos acordos celebrados anteriormente entre a República Federativa do Brasil e os demais países da Região das Guianas. Todavia, a presente pesquisa pode ser também considerada exploratória, haja vista ter também a intenção de realizar o aprimoramento e exploração dos referidos dados coletados em sites específicos pertinentes à temática em questão; pretende-se demonstrar as dificuldades encontradas pela população em geral e também diante da celebração de novos acordos. Nos resultados obtidos comprova-se quehá cooperações técnicas estabelecidas, contudo, muitas outras envolvendo setores ou áreas sensíveis poderiam ser concretizadas, como por exemplo, na área petrolífera.

     

  • WENDELL RODRIGUES MARTEL
  • EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PANORAMA DA IMPLANTAÇÃO DO CAMPOS BINACIONAL DO OIAPOQUE NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL–FRANÇA

  • Orientador : IURI CAVLAK
  • Data: 01/08/2022
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  • O referido relatório técnico, objetiva apresentar o resultado de pesquisa da implantação da Universidade Federal no Amapá (UNIFAP), campus Binacional e período histórico de correspondência da expansão do ensino superior. Respectivamente sua experiência institucional de atuação na fronteira do extremo norte do Brasil. Dessa forma, esta pesquisa pretende apresentar sua trajetória perante a fronteira com o território francês, no que tange: a cronologia histórica estrutural da referida Instituição de Ensino Superior - Campus Binacional da Universidade na fronteira franco amapaense. Além do levantamento bibliográfico sobre a temática, para esta construção inicial teórica, focamos a análise de documentos internos da Universidade editados pelos departamentos administrativos e da Reitoria – correspondente aos períodos estudados. Registros estes que contextualizam detalhamentos das primeiras ações institucional do Campus Binacional.

  • DILCINA LOUREIRO DE OLIVEIRA
  • A PERCEPÇÃO DOS CATRAIEIROS EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DA PONTE BINACIONAL.

  • Data: 29/07/2022
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  • Este Relatório Técnico representa o resultado da pesquisa realizada com os profissionais responsáveis pelo translado de pessoas na fronteira molhada entre as cidades gêmeas, Oiapoque e Saint-Georges. Para esses trabalhadores, essa rotina é determinante para auferirem renda. O objetivo geral da investigação foi compreender a perspectiva dos catraieiros em relação a inauguração da ponte binacional. Portanto, questionou-se: qual a percepção dos catraieiros em relação aos impactos causados pela ponte binacional? A hipótese: embora a inauguração da ponte não tenha inviabilizado de modo imediato a vida profissional dos catraieiros, mudou a sua perspectiva de trabalho futuro, o que faz da necessidade de mercado um imperativo para o exercício profissional. A metodologia consistiu na coleta de dados com suporte em uma abordagem qualitativa, revisão da literatura, fontes primárias e secundárias disponíveis na internet e a entrevista semiestruturada determinante para a análise dos resultados. Para os catraieiros, a liberação da Ponte Binacional Franco-Brasileira construída a partir de acordos bilaterais entre Brasil e França, diminuiu o fluxo de viagens e de passageiros por via aquática. Além disso, durante a pesquisa, surgiu uma variável nova: a pandemia causada pelo COVID-19. O isolamento social provocou o fechamento total das fronteiras entre as cidades, afetando diretamente a renda familiar dos catraieiros.

  • WILLIAN PENA DOS SANTOS
  • FRONTEIRA, DEFESA E SEGURANÇA: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA OPERAÇÃO ÁGATA NORTE (2011 A 2016)

  • Data: 29/07/2022
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  • O referido estudo tem o propósito de analisar os resultados da Operação Ágata Norte que integra o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) e é coordenada pelo Ministério da Defesa, sendo de natureza pontual e temporária. A referida operação tem como área de abrangência o Platô das Guianas na região de fronteira do Brasil com a Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa em uma área de aproximadamente 5.200 km de extensão, no período de 2011 a 2016. Os resultados foram analisados a partir das ações implementadas, tendo como objetivo intensificar a presença do Estado brasileiro através do emprego das Forças Armadas com apoio dos órgãos de segurança pública federais e estaduais na redução da incidência dos crimes transfronteiriços e ambientais e as ações do crime organizado, além do apoio à população local, através das operações cívico-sociais. Para isso buscou-se avançar no sentido de se promover uma maior articulação através da cooperação e integração entre as Forças Armadas e os demais órgãos e agências das esferas federal, estadual e municipal, além do fortalecimento à cooperação com os países fronteiriços. A hipótese levantada é que a Operação Ágata Norte (4, 7, 8 e 10), principalmente no contexto da cooperação interagências, contribuiu para o combate e enfrentamento aos crimes de fronteira. O estudo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto como forma de subsidiar o referencial teórico para a compreensão do objeto de estudo, foi feita uma revisão bibliográfica, realizada por meio de uma abordagem qualitativa. Após a análise bibliográfica e documental, a pesquisa concluiu que a Operação Ágata se tornou uma importante ferramenta no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na Amazônia Setentrional e no apoio a população local.

  • ÉRICO DOS SANTOS
  • PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA REGIÃO DE FRONTEIRA AMAPÁ-BR/GUIANA FRANCESA-FR: PELA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE OIAPOQUE-AP.

  • Data: 22/07/2022
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  • O presente relatório técnico-científico, trata da necessidade de se promover um planejamento para a implementação de políticas linguísticas, em Oiapoque-AP, considerando a realidade fronteiriça existente entre o Amapá-BReGuianaFrancesa-FR. Desse modo, como iniciativa dessas políticas, na referida região de fronteiriça. Objetiva-se apresentar neste trabalho, a proposta de criação de uma agenda de planejamento linguístico, voltada para o francês língua estrangeira (FLE). Esse planejamento é intitulado “Agenda FLE” e visa o chamamento do Poder Público Municipal em Oiapoque-AP, por intermédio de sua Secretaria de Educação, para que coordene a elaboração de uma proposta pedagógica-curricular para o ensino de língua francesa nas escolas desse município, tendo como ponto de partida a legislação local, através da Lei 260/2005. A presente lei tornou obrigatória a oferta de língua francesa nas escolas desse município, desde a Educação Infantil, assim como para o Ensino Fundamental I e II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entretatnto, em que pese a legislação, a rede municipal de ensino de Oiapoque-AP, ainda não possui matriz curricular própria para o ensino de língua francesa em suas escolas, tanto nas escolas do campo, como nas escolas urbanas. Assim sendo, justifica-se o planejamento de uma proposta curricular por meio da Agenda FLE, como forma de consolidar o dispositivo normativo do município e a partir da elaboração e implementação dessa proposta pedagógica-curricular, haverá então um instrumento de melhoria do processo de ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira (FLE), sob a perspectiva das políticas linguísticas, em um contexto fronteiriço.

  • FABIOLA NAYANA PENAFORT GONÇALVES
  • A ATUAÇÃO INTERNACIONAL DO ESTADO DO AMAPÁ: UM ESTUDO DAS REUNIÕES DA COMISSÃO MISTA TRANSFRONTEIRIÇA BRASIL-FRANÇA (1997- 2019)


     

  • Data: 15/07/2022
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  • O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento e análise das ações internacionais realizadas pelo estado do Amapá, entre os anos de 1997 e 2019, na sua relação com a Guiana Francesa, uma coletividade territorial ultramarina da França com a qual o Amapá compartilha uma fronteira de cerca de 730 km. No estudo das relações internacionais, o movimento dos atores subnacionais, como estados federados, agindo internacionalmente é comumente chamado de paradiplomacia. Assim, fundamentada no aporte conceitual de Ivo Duchacek e Panayotis Soldatos, autores clássicos da paradiplomacia; em uma literatura contemporânea do fenômeno paradiplomático; e na base teórica das Relações Internacionais, a partir da perspectiva da Teoria da Interdependência Complexa, a pesquisa é um estudo de abordagem qualitativa, com o método de pesquisa e análise documental das atas das reuniões da Comissão Mista Transfronteiriça BrasilFrança. Criada para operacionalizar o Acordo-Quadro de Cooperação assinado entre Brasil e França em 1996, a Comissão é a esfera a partir da qual a atuação internacional amapaense voltada para a Guiana Francesa desenvolve-se. Diante do levantamento realizado a partir das atas das reuniões, de documentos oficiais derivados das reuniões da Comissão, além da coleta de dados em sites institucionais e jornalísticos, identificamos quais eixos temáticos demostraram mais avanços e, consequentemente, os que apresentaram evolução moderada ou insuficiente. Destacamos também o nível de atuação do Amapá nos campos de cooperação analisados e, finalmente, o perfil da atuação internacional do Amapá usando como referência os estudos de Soldatos e Duchacek sobre a paradiplomacia e suas tipologias. Nossa principal conclusão é que apesar do pouco comprometimento do governo brasileiro com a cooperação entre o Amapá e a Guiana Francesa, da restrita autonomia do estado para o exercício da paradiplomacia e da carência de estruturas governamentais e de recursos humanos qualificados para tratar exclusivamente dos assuntos internacionais do Amapá, é possível afirmar que a atuação do estado amapaense nas relações internacionais trata-se de uma realidade visível.

  • MONIQUE JACQUES DO NASCIMENTO
  • O BLOG COMO FERRAMENTA DIGITAL PARA PROFESSORES DE LÍNGUA FRANCESA

     

     


  • Data: 11/07/2022
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  • Amapá e Guiana Francesa apresentam uma conexão que vai muito além da delimitação de suas respectivas fronteiras. Representados por Brasil e França, os dois territórios compartilham inúmeras experiências, nos mais diversos aspectos, ao longo de anos. No decorrer deste trabalho, buscou-se mostrar o quão imbricados ambos estão e de que maneira a língua exerce seu papel fundamental nessa relação. Para tanto, é proposto a elaboração de um blog para ser usado como ferramenta didática nas escolas da Rede Estadual de Ensino, uma vez que a disciplina de Língua Francesa não é contemplada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático e, portanto, não possui livro didático para ser usado em sala de aula por professores e alunos no decorrer do ano letivo. A ferramenta digital em questão funcionará como um banco de dados em que estarão hospedados de forma online e gratuita textos e atividades que podem ser utilizados por professores e alunos durante as aulas de Francês Língua Estrangeira. O material elaborado contempla, nesse primeiro momento, os conteúdos do 6° ano do Ensino Fundamental.

  • GRACIMONE DO SOCORRO DOS SANTOS BRAGA
  • TECENDO CAMINHOS: O COMPONENTE CURRICULAR DA DICIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, À LUZ DAS TEORIAS FEMINISTAS, UMA PROPOSIÇÃO

  • Data: 06/07/2022
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  • Alguns desafios históricos se impõem, entre estes, o fato de a história da sociedade ocidental ser atravessada pela legitimação de discursos da desigualdade entre homens e mulheres. A influência do patriarcado, que coloca o homem como o centro do mundo, e por conseguinte, oprime as mulheres, se espraia em todos os meandros sociais, inclusive na escola, umas principais entidades sociais, responsável pela articulação não só de saberes técnicos, bem como, da promoção da cidadania. Nesse sentido, o presente relatório técnico teve como objetivo analisar a presença/ausência de temas relacionados ao papel da mulher em sociedade dentro da construção curricular da disciplina Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada Município de Santana/AP, assim como explorar os possíveis mecanismos que corroboram com a cultura sexista no currículo da referida disciplina e suscitar caminhos possíveis na consolidação de um currículo emancipatório, no que tange as questões de gênero, à luz das teorias feministas. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, apoiada nas técnicas de pesquisa bibliográfica, combinada à análise documental do componente curricular da disciplina Língua Portuguesa, utilizado por três professores do Ensino Fundamental II, da escola Municipal Piauí. As análises realizadas tiveram como aporte teórico os pressupostos das teorias feministas e o resultado aponta lacunas significativas no referente à temática de equidade entre os gêneros no planejamento curricular analisado.

  • ELCIMAR DE SOUSA BARROS
  • ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS LOCALIZADOS NA FAIXA DE FRONTEIRA DO ESTADO DO AMAPÁ: UMA PROPOSTA TUTORIAL



     

     


  • Data: 27/05/2022
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  • O estudo desenvolvido para a construção de um diagnóstico sobre a realidade do ensino de química nas escolas públicas de ensino médio localizadas na zona de fronteira setentrional do Estado do Amapá com a Guiana Francesa e da produção de tutoriais de ensino para a sua utilização nas escolas desta região partiu de uma série de indagações que nortearam a produção de uma dissertação: qual é a realidade do ensino de química das escolas públicas localizadas na zona de fronteira do estado do Amapá com a Guiana Francesa? Como é realizado o trabalho do professor nestas escolas, diante dos altos índices de evasão escolar e de reprovação nas disciplinas das ciências exatas e naturais? Que estratégias são utilizadas pelos professores para a melhoria do ensino e da aprendizagem de química? Com o objetivo de responder a esta temática e, ao mesmo tempo, ter subsídios para a construção do diagnóstico, foi realizada em 2021 uma pesquisa de campo que teve como alvo 09 professores de química e 270 alunos – 30 por escola – de escolas localizadas nos oito municípios situados na zona de fronteira. A partir da realização de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, foram realizadas nas escolas-campo as entrevistas semiestruturadas com os professores e a aplicação de questionário on-line na plataforma Google Forms© para os alunos, com a finalidade de traçar um quadro sobre o ensino de química nestes lugares. Foi diagnosticado que existe uma significativa apatia dos alunos com relação aos conteúdos trabalhados na disciplina em virtude de a mesma ser trabalhada no modelo tradicional – quadro, giz, livro didático e apostilas – e de considerada pouco estimulante, ao passo que os professores apontam como fator principal o baixo investimento governamental nas escolas, tanto para a compra de equipamentos de aulas práticas quanto de financiamento de projetos e a precarização do trabalho como motivos para o fracasso escolar nestas instituições. No sentido de melhorar a qualidade da educação, foi apresentado um conjunto de quatro tutoriais voltados para o ensino da química que se utilizam de elementos que fazem parte da rotina dos alunos, com vistas à busca de novas e envolventes metodologias que possibilitem a participação dos alunos nas aulas e da formação continuada dos professores, tornando, a partir da utilização das metodologias ativas, o ensino de química atraente e dinâmico para conceitos complexos. 

  • REGINA MARCIA DA SILVA CAMPOS GONCALVES
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTAPARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA FAIXA DE FRONTEIRA AMAPAENSE

  • Data: 29/04/2022
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  • As transformações técnico-científicas da sociedade contemporânea submetem o ensino da Geografia a uma busca por novos caminhos para oportunizar o interesse dos alunos associando temas da espacialidade local e global. Nesta perspectiva, permanece também a preocupação com o meio ambiente, reflexo da atuação da sociedade urbano-industrial e seu atual modelo de desenvolvimento econômico e social. A educação ambiental, usada como ferramenta metodológica, estabelece oportunidades de debates e sensibilização no ambiente escolar para contribuir com a formação do pensamento crítico-transformador e mudança de comportamento. Eis a proposta desta pesquisa: identificar as práticas de educação ambiental e as dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia das escolas de Ensino Fundamental II e Médio da faixa de fronteira amapaense para tornar a educação ambiental mediadora da atividade humana, articulando conhecimento e prática pedagógica. O trabalho se deu em três etapas: a primeira consistiu na pesquisa bibliográfica; a segunda, fundamentou-se no trabalho de campo com aplicação de questionários on-line aos atores envolvidos; e a terceira foi a consolidação de dados, organização do diagnóstico e elaboração do produto técnico. Por fim, como proposta de colaboração para melhorar o desenvolvimento do ensino nas escolas públicas de Ensino Fundamental II e Médio da faixa de fronteira amapaense, esta pesquisa teve como produto um Roteiro de Oficinas de Educação Ambiental com a finalidade de tornar a prática educacional mais atrativa, dinâmica e lúdica.

  • HANDERSON LUIZ FERREIRA PINTO
  • "ISSO NÃO É AÇAÍ: DA TRADIÇÃO À TRANSFRONTEIRIZAÇÃO DO FRUTO"

  • Data: 24/03/2022
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  • A cadeia produtiva do açaí na região amazônica apresentou nas últimas duas décadas importantes transformações que contribuíram para alterar as relações socioeconômicas, inserir novos agentes e transbordar fronteiras econômicas e culturais. Esta dissertação buscou abordar tais transformações por meio da análise do processo de transfronteirização do fruto através de sua inserção na cadeia global de valor (CGV). No Amapá a participação na CGV está diretamente ligada a presença de empresa exportadora de açaí no estado e que mantém relações diretas com produtores extrativistas. No caso desta pesquisa, foi investigado a relação com a comunidade ribeirinha de Foz do Mazagão na Velho. O objetivo principal foi compreender de que maneira as relações transfronteiriças foram estabelecidas e de que forma esse açaí foi apresentado para atender as conveniências mercadológicas mundiais. Para realizar a pesquisa a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de artigos científicos e jornalísticos, analise de conteúdo de sítios digitais, documentos públicos e material de propaganda em marketing. Questionário em formulários não identificados e rodas de conversas com lideranças da comunidade, extrativistas e representantes da empresa exportadora. Os resultados alcançados nos permitem apontar que as consequências diretas da valorização do açaí nos mercados nacionais e internacionais levam a formação de novas fronteiras econômicas para a cadeia do açaí, a mudanças no comportamento e padrão de vida dos atores sociais envolvidos na base da produção e a uma ressignificação cultural do açaí para espaços não amazônicos.

  • CARLOS ALBERTO FARIAS BORGES
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    A COOPERAÇÃO POLICIAL INTERNACIONAL ENTRE O AMAPÁ E A GUIANA FRANCESA E O ENFRENTAMENTO DA CRIMINALIDADE TRANSFRONTEIRIÇA


  • Orientador : PAULO GUSTAVO PELLEGRINO CORREA
  • Data: 15/03/2022
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  • A cooperação policial entre Brasil e a França, ou mais precisamente entre o Estado do Amapá e a Guiana Francesa, ocorre desde 2010 com a criação e entrada em funcionamento do Centro de Cooperação Policial (CCP) na cidade de Saint-Georges, na Guiana Francesa. O CCP tem como objetivo a troca de informações entre os órgãos de segurança pública da fronteira de forma ágil, segura e com amparo legal em acordos e tratados internacionais. As ações de integração e cooperação envolvem altos investimentos em recursos públicos: recursos humanos, financeiros, materiais, etc. Daí emerge a seguinte questão da pesquisa: ao longo destes dez anos de cooperação policial internacional, como se deu a contribuição do Centro de Cooperação Policial para o enfrentamento da criminalidade transfronteiriça? O objetivo geral deste trabalho é avaliar, sob os aspectos qualitativo e quantitativo, a atuação do CCP em suas ações de cooperação policial internacional que ocorrem na fronteira franco-brasileira. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, coletando dados no período de 2010 a 2019. O que se pretende com este trabalho é fazer uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa documental será realizada por meio da análise de documentos conservados em órgãos públicos que fazem parte do CCP: no Brasil, Polícia Federal; na Guiana Francesa, junto à Polícia de Fronteiras (PAF) e na Gendarmerie Nationale, tendo o Centro de Cooperação Policial de Saint-Georges como mediador do acesso aos dados internacionais. Espera-se com esta pesquisa contribuir com os resultados da atuação do CCP, com a atuação dos órgãos que o compõem e com sugestões para o aperfeiçoamento das políticas públicas para a área de segurança de fronteiras.

  • RONE LEAO CRUZ
  • A URBANODIVERSIDADE NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: UM ESTUDO NA CIDADE DE OIAPOQUE-AP/BRASIL

  • Data: 14/03/2022
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  • A presente dissertação tem como objetivo geral Analisar de que forma a urbanodiversidade está presente na cidade de Oiapoque-AP. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se entender ser há esse urbano diverso no referido município. O trabalho está fundamentado no método do materialismo histórico e dialético, utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica de natureza teórico-conceitual, categorias e noções pertinentes à temática em questão: revisão bibliográfica; observação não participante; entrevistas, com perguntas semiestruturadas a moradores da cidade de Oiapoque; e análise e sistematização dos dados coletados, a observação in loco. Esta pesquisa é de cunho qualitativo. Pretende-se demonstrar a relação dessa urbanodiversidade com a identidade cultural, pois a fronteira não é apresentada apenas em seu aspecto geográfico, mas também cultural e social, uma vez que a própria população será protagonista da pesquisa. Sendo assim, foi abordado esse limite não como algo imóvel, mas como elemento agregador de cultura, de construção de relações sociais e influenciadora de comportamentos coletivos. Os resultados obtidos demonstram que a noção de urbanodiversidade pode ser facilmente observada na fronteira pesquisada, o que a torna, de fato, um diferencial em relação às demais localidades fronteiriças. A ideia é visualizar essa urbanodiversidade no cotidiano da fronteira, pois ela ultrapassa os limites geográficos estabelecidos e vem sendo construída ao longo dos anos por meio do contato entre os moradores dos dois lados da fronteira.

  • LUCIELE SOCORRO SIMOA
  • SUSTENTABILIDADE NO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO PESCADO NO CENTRO INTEGRADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PESCA E AQUICULTURA DO AMAPÁ - CIFPA

     

  • Data: 04/03/2022
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  • A pesca é uma atividade importante no âmbito economico e social em diversas localidades do Brasil, porém, a industrialização do pescado origina uma quantidade significativa de resíduos. O descarte inadequado destes detritos causa grandes impactos no ambiente e para a saúde. Buscar alternativas sustentáveis que possibilite amenizar essa problemática torna-se um grande desafio.  Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a atividade de aproveitamento dos resíduos sólidos do pescado desenvolvido no Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá – CIFPA, também conhecida como Escola Técnica de Pesca, local onde o estudo foi desenvolvido, tendo como foco a sustentabilidade ambiental e do trabalho. O CIFPA está localizado na rodovia AP-010, Nº 667 – no distrito Industrial do Município de Santana, o qual faz fronteira com os municípios de Macapá, Mazagão e Porto Grande. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com investigação exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada através da utilização de preenchimento on line de questionário previamente elaborado, contendo questões abertas e fechadas, disponibilizadas através dos Formulários Google Form e observação direta. Participaram da pesquisa 5 docentes e 18 discentes participantes dos cursos de capacitação destinado ao aproveitamento dos resíduos sólidos do pescado, ocorrido no período de setembro a outubro de 2021. E como resultado, buscou-se: a) caracterização dos subprodutos oriundos dos resíduos sólidos do pescado b) apresentar as técnicas de aproveitamento dos resíduos sólidos do pescado c) produção de um portifólio de produtos criados a partir dos resíduos sólidos do pescado produzidos na escola técnica de pesca do Amapá.

  • DÁBILA DE CÁSSIA BRITO DE MIRANDA
  • OS IMPACTOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE SEXUALIZAM O CORPO DA MULHER BRASILEIRA NO CONTEXTO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL



     

     


  • Data: 02/03/2022
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  • Considerando a mobilidade de brasileiras para Guiana Francesa devido à condição fronteiriça Oiapoque (Brasil) e Saint-Georges (França), é possível perceber representações sociais referentes ao corpo da mulher brasileira, seus comportamentos e ações relacionados a uma sexualidade exacerbada. Objetiva-se neste relatório descrever os impactos das representações sociais que sexualizam os corpos das mulheres brasileiras em mobilidade internacional. Para tanto, a pesquisa foi realizada em um primeiro momento por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada nas premissas teóricas de Denise Jodelet e Serge Moscovici sobre representações sociais que também auxiliou e conduziu a orientação metodológica para levantamento do material empírico. A coleta de dados resultou na presença de diferentes impactos nas experiências de mobilidade dessas mulheres, em especial situações de preconceito, xenofobia, agressão e assédio sexual, além de uma imagem estereotipada prejudicando a convivência social. A partir disso, chegou-se à conclusão de as representações sociais construídas sobre o corpo da mulher brasileira podem se tornar um fator de vulnerabilidade no contexto de mobilidade internacional.

  • VILMARA CRYSTINE FONSECA GOMES DE SOUZA
  • MÍDIA E MIGRAÇÃO: A REPERCUSSÃO DO CASO VENEZUELANO NA IMPRENSABRASILEIRA(2016-2017)

  • Data: 24/02/2022
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  • A proposta dessa pesquisa é refletir sobre migrações internacionais e seu entrelacecomaquestãodosdiscursosdasmídias,apartirdaanálisedetipologiasconstruídasdenotíciassobre migrantes venezuelanos no Brasil. Material e Método: A abordagem do trabalho partede 2 veículos da imprensa que serão analisados: em Roraima, o jornal impresso Folha de BoaVista, e nacionalmente recorreremos à Folha de S. Paulo; a fim de se estabelecer um recortetemporal buscaremos analisar a cobertura desses órgãos de imprensa no período entre 2016 e2018. A metodologia a ser utilizada é a análise de conteúdo e a análise de enquadramentonoticioso, onde serão selecionados os assuntos, abordagens e trechos mais significativos,posteriormente separados em temas e subtemas, ilustrando como se representa a nível correnteomigrante.Resultado:Omigranterepresentadopelamídiaéumsujeitomarcadoporvitimizações e construções sobre necessidades, referido pelo tratamento dado pelo Estado oupelaeconomia, semreconhecimento de suahumanidadeediversidade.

2021
Descrição
  • ALDINEIA NUNES DE ABREU
  • O MAPA MENTAL COMO RECURSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA ENTRE
    O AMAPÁ/BR E A GUIANA FRANCESA/FR: UMA PROPOSTA METODOLOGICA

  • Data: 17/12/2021
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  • A construção do conhecimento em sala de aula pode ser estimulada de diferentes maneiras. Uma delas com grande potencial no tratamento das questões locais é a partir do mapa mental. Ele é uma ferramenta metodológica que considera a percepção que cada um carrega a partir de uma perspectiva fenomenológica. O mapa mental fornece elementos de uma percepção pessoal, mas também traz elementos gerais de uma dada realidade. A presente proposta consta com a abordagem literária sobre o ensino da Geografia por meio da leitura do espaço geográfico e os espaços fronteiriços, fazendo uso das representações sociais para compreender esses espaços. Ademais, também faz uma análise sobre a educação e as metodologias ativas como alternativa para a prática pedagógica em sala de aula, utilizando o mapa mental como recurso pedagógico na
    metodologia ativa. O estudo tem como procedimento metodológico a aplicação de questionários e a confecção de mapas mentais, além da abordagem analítica dos dados coletados, transformando-os em informações necessárias para a consolidação do trabalho. Como conclusão, foram apresentadas estratégias de aplicação de mapas mentais a partir dos exemplos elaborados pela pesquisadora, assim como outros recursos didáticos associados aos mapas mentais. O produto desse trabalho é um relatório técnico–científico com mapas mentais de aplicabilidade educacional a diversos temas que envolvem limites e fronteiras, visando ser usado por professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da disciplina de Geografia. Como proposta de colaboração para o melhor desenvolvimento de ensino, a construção dos mapas mentais consiste em uma ferramenta metodológica para a leitura geográfica dos espaços fronteiriços. Essa leitura está expressa pela linguagem de comunicação e a organização
    espacial da sociedade.  

  • RILTON JOSÉ VIEIRA PEREIRA
  • ELABORAÇÃO DE ATLAS DIDÁTICO EM ZONA DE FRONTEIRA ATRAVÉS DO CASO DA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E FRANÇA

  • Data: 16/12/2021
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  • Este relatório técnico objetivou a elaboração de caminhos e procedimentos a serem considerados na construção de atlas didático para zona de fronteira, tendo como estudo de caso a bacia hidrográfica do Rio Oiapoque. A proposta de construção de parâmetros para a elaboração do atlas didático em questão foi motivada pela ausência de recursos didáticos geográficos voltados à realidade local. Após uma análise prévia, constatamos que, em pleno século XXI, ainda não existem livros didáticos que representem, com clareza e eficiência, exemplos condizentes à realidade da zona de fronteira entre o estado do Amapá (Brasil) e a Coletividade Territorial da Guiana Francesa (França). A materialização do relatório se deu após a consolidação do atlas didático da bacia hidrográfica do rio Oiapoque. Logo, os caminhos percorridos, aqui  apresentados, enquadram-se numa fundamentação empírica. O trabalho técnico defende o passo a passo de como construir atlas didáticos de bacia hidrográfica em zona de fronteira, além de apontar as bases teóricas e metodológicas que visam à consolidação de um instrumento didático.

  • RUANE CLÁUDIA QUEIROZ SILVA
  • FRONTEIRAS E CONEXÕES ONLINE E OFFLINE: SOCIABILIDADE DE MIGRANTES BRASILEIRAS NA GUIANA FRANCESA

  • Data: 14/12/2021
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  • Mesmo com as restrições de circulação de pessoas, isolamento social e lockdown, a socialização entre as mulheres brasileiras residentes na Guiana Francesa, mantém-se fomentada pelo avanço tecnológico e uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs). A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as sociabilidades de migrantes brasileiras na Guiana Francesa, a partir de suas vivências e experiências, através das redes virtuais e socioespaciais. Mais especificamente, visa estudar o cenário migratório de brasileiras para a Guiana Francesa; investigar as interfaces entre sociabilidade e migração na contemporaneidade; e descrever suas histórias de vida, desde a saída do Brasil até a chegada e instalação na Guiana Francesa, com o intuito de mapear os meios de sociabilidade desenvolvidos por elas no referido território. Tem-se como questão norteadora: as interações sociais online e offline de migrantes brasileiras podem implicar em reconfigurações das suas sociabilidades na Guiana Francesa? A partir da netnografia, entrevistas semiestruturadas e pesquisa “online em comunidade” na rede virtual (Facebook), foi possível discutir e compreender um fenômeno social que vai muito além dos espaços geográficos ou territoriais, mas que acontece também através da internet, num contexto de mundo globalizado, cada vez mais atravessado pelos usos das TICs, e que afetam diretamente as formas de ser e estar em sociedade das migrantes em estudo.

  • JOSE DOS SANTOS OLIVEIRA
  • A LOGISTICA DE SUPORTE E A CADEIA DE VALOR DO PESCADO NO MUNICÍPIO DE SANTANA/AP

  • Data: 23/11/2021
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  • A logística envolvida na cadeia produtiva da pesca artesanal é uma temática pouco estudada no Brasil, assim como se mostra relevante a falta de informações sobre o funcionamento da cadeia de valor do pescado. Tal afirmativa está presente no município de Santana/AP onde a pesca artesanal é uma atividade tradicional. Deste modo, visando compreender o atual cenário da pesca artesanal no referido município e com o intuito de contribuir para a melhoria do desempenho do setor, este estudo busca mapear a cadeia de valor da pesca artesanal voltada à captura de peixes realizada por pescadores artesanais e analisar, a partir de sua estrutura logística de suporte, as etapas dos segmentos produtivos que a constituem tendo como ponto de partida e de base metodológica aquela descrita por Hellin e Meijer (2006), em uma estrutura conceitual, de mapeamento do mercado como conteúdo básico para a montagem da cadeia de valor. Como principal resultado busca-se o mapeamento da cadeia de valor da pesca artesanal de peixes realizada neste local, destacando seus atores e suas respectivas fases de atuação na estrutura de produção desta cadeia, caracterizando o sistema de comercialização e negociação da produção, os níveis de renda dos atores envolvidos e identificando estruturas e serviços logísticos de suporte ao processo produtivo na atividade econômica da pesca, bem como propõe-se como uma das soluções para a ausência de informações elementares de produção de pescado desembarcada no município de Santana um sistema informatizado e com suporte em rede de lançamentos de dados de produção e apuração de quantitativos produzidos em determinados períodos do ano. 

  • VILMA SUELY DUARTE DE MORAES
  • RODAS DE CONVERSA NA EJA COMO CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS, FALAS E ESCUTAS ENTRE JOVENS E ADULTOS DA EMEB AMAZONAS, EM SANTANA-AP

  • Data: 30/08/2021
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    Santana é um dos 16 municípios do estado do Amapá, o segundo maior em população, com cerca de 120 mil habitantes, e encontra-se numa condição estratégica para o estado, que faz fronteira com a Guiana Francesa. Após a estadualização do Amapá e a consequente municipalização, houve uma expansão populacional acelerada pela crescente atividade econômica, atrativo para muitos que vão em busca de oportunidades. Tal situação, relaciona-se com a oferta da escolarização de jovens e adultos na rede pública, numa educação de certa forma atrelada a interesses econômicos, uma vez que na região há necessidade de mão de obra qualificada, e muitos jovens e adultos procuram a EJA na expectativa de melhora de vida. A pergunta que motivou o presente relatório é: como a escolarização de jovens e adultos é vista nas políticas públicas em Santana-AP, a partir da Constituição Federal de 1988 e da LDB, Lei n.9.394/96, com seus efeitos em favor do direito ao ensino, para ter sua oferta na rede municipal ao longo do tempo e como prioridade educacional? Objetiva-se buscar compreender a trajetória escolar dos estudantes da EJA, sob o fenômeno das políticas públicas de oferta e de garantia de direito à educação na rede pública de ensino no município de Santana, bem como analisar as legislações educacionais que a compõem para realizar um estudo de caso tendo como locus a primeira instituição de ensino santanense a ofertar essa modalidade de ensino. A metodologia obedeceu às etapas do levantamento bibliográfico, da coleta de dados na pesquisa de campo, durante o estudo de caso sobre a escolarização de jovens e adultos realizado na EMEB Amazonas, primando pela abordagem qualitativa, e foi desenvolvida nos três capítulos do relatório. O resultado do trabalho tem a finalidade de compreender a escolarização da EJA no município santanense, e realizar uma proposta de projeto de intervenção para jovens e adultos, através de rodas de conversa, como contribuição relevante ao papel social que a EMEB Amazonas, escola pioneira na modalidade, desempenha.

  • JOEL SOUSA DO NASCIMENTO
  • PRODUTO TECNOLÓGICO “ANTEVASIN”

  • Data: 26/08/2021
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  • Considerando a visão de sociedade em rede, as fronteiras territoriais são facilmente transcendidas por mobilidades que ocorrem dentro de circuitos globalizados de informação e intercâmbio, pois o que constitui e significa uma fronteira pode ter sentido múltiplo: ser barreira para uns, ou um caminho a ser percorrido para outros. Nessa perspectiva, o Amapá recebe intensa mobilidade de brasileiros com destino à Coletividade de Ultramar da Guiana Francesa. O presente trabalho tem o objetivo geral de mapear os principais acordos estabelecidos entre Brasil e França, aptos a regulamentar a mobilidade de pessoas na fronteira constituída entre o Amapá e a Guiana Francesa, especificamente após a celebração do acordo de construção da ponte binacional que fez a união terrestre entre Brasil e França. A partir do mapeamento desses acordos celebrados entre tais países limítrofes, identificou-se a necessidade de empregar as normas legais frutos desses acordos em uma ferramenta útil e que possa ser facilmente acessada por brasileiros em mobilidade na região ou residentes da cidade de Oiapoque. Assim, elaborou-se o software do tipo aplicativo para smartphone denominado ANTEVASIN, como proposta de inclusão digital no cenário de informatização contemporâneo, para se apresentar como um aplicativo utilitário na compilação de informações essenciais para esses brasileiros em mobilidade na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa, sem olvidar aspectos que garantam direitos fundamentais aos habitantes da cidade de Oiapoque, tais como saúde, educação, habitação, assistência social e jurídica, servindo como uma bússola de direitos para os seus usuários.

  • SABRINA RODRIGUES DE ALMEIDA
  • A PONTE BINACIONAL COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA: ENTRE O PLANEJADO E O EFETIVADO

  • Data: 17/08/2021
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  • A fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa é objeto de diversos estudos feitos num período anterior à abertura da Ponte Binacional sobre o Rio Oiapoque em 2017, porém notou-se a necessidade de atualizar as discussões a partir desta abertura e analisar os dados referentes aos fluxos de pessoas, veículos e mercadorias para assim responder à questão norteadora deste Relatório Técnico: em que medida a Ponte Binacional tem promovido de fato uma integração transfronteiriça entre o Amapá e a Guiana Francesa? Supunha-se que após os atrasos na construção e a necessidade de firmar acordos para facilitar o acesso de brasileiros ao território francês, o seu potencial de integração começou a ser questionado. Para esta investigação, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais sobre as informações existentes em relação ao tema para traçar um histórico das relações bilaterais entre o Brasil e a França a partir da assinatura do Acordo-Quadro, bem como analisar o processo de construção da Ponte, desde os processos licitatórios até a sua inauguração. Também foram realizadas entrevistas com atores políticos envolvidos com este objeto técnico, assim como coletas de dados com órgãos que atuam no controle e fiscalização na Ponte (Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Receita Federal), para identificar de que forma estes órgãos atuam. Por fim, buscou-se avaliar os fluxos de pessoas e mercadorias desde a abertura da Ponte a partir dos dados cedidos nesta busca e também dos disponibilizados através das entrevistas. A partir disso, foi possível concluir que a abertura da Ponte influenciou de forma positiva no número de exportações do Amapá para a Guiana Francesa, porém, por conta da pandemia da covid-19, desde 2020 a fronteira se encontra fechada, não sendo possível haver uma circulação de pessoas na Ponte (exceto em casos especiais), e isto afetou de forma negativa não só o número de pessoas e veículos que a utilizavam, como também o comércio local, que depende deste fluxo constante. Diante disso, pode-se afirmar que a Ponte proporciona essa integração em parte, muito mais voltada para as questões econômicas, pois por mais que a circulação possa ser normalizada em breve, os brasileiros continuarão a sofrer com as barreiras que possuem para ter acesso ao território francês. Então, para que a integração ocorra conforme foi pensado no momento em que a Ponte foi anunciada, em 1997, é necessário que estas questões estejam mais presentes nas agendas locais, nacionais e internacionais e que haja um avanço em relação aos acordos que visem proporcionar aos brasileiros uma facilidade maior para atravessar a fronteira, como ocorre com os franceses que atravessam para o Brasil.

  • IANA KEILA LIMA DOS SANTOS
  • OS PALIKUR, CASAS E MEMÓRIAS: VIVÊNCIAS NO MUSEU SACACA

  • Data: 28/05/2021
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  • A presente pesquisa propôs uma análise sobre as vivências, as reivindicações e o protagonismo dos Palikur no espaço museológico denominado Museu Sacaca. Desde 2002, esses povos, que vivem em fronteiras, têm estabelecido relações colaborativas neste espaço museal, no que se refere ao fortalecimento de sua cultura, de suas memórias e de sua identidade. Partindo desses pressupostos, foi elaborado, como produto final deste estudo, um caderno pedagógico sobre o povo Palikur, material que irá fomentar a pesquisa, a comunicação e a divulgação dessa etnia nesse espaço. Esse produto será direcionado a professores e alunos das instituições escolares públicas e privadas que tenham interesse sobre a temática indígena. Um encarte contendo propostas de atividades pedagógicas para os alunos do ensino fundamental será adicionado.

    O material de pesquisa foi obtido de três maneiras distintas: (a) pesquisa e levantamento bibliográfico sobre a etnia Palikur, referente aos aspectos culturais e sociais, análise de dados documentais que versam sobre a história do Museu Sacaca, análise do acervo fotográfico sobre as primeiras casas construídas pelos indígenas no museu, (b) a segunda etapa foi a pesquisa de campo de caráter etnográfico, realizada em 2019, quando foi possível acompanhar a construção da casa indígena Palikur, na área da exposição a céu aberto do Museu Sacaca. Durante a pesquisa de campo, foram feitas entrevistas com os representantes dos povos indígenas, sendo possível coletar informações sobre a importância deste espaço e o significado dessa ação dentro do museu para eles, material este que será explorado neste trabalho; (c) a terceira etapa da pesquisa foi o acompanhamento do ato de entrega das casas indígenas para o Museu Sacaca, em agosto de 2019, feita por meio de uma ação cultural denominada “Festa dos Povos”.

    Diante disso, o caderno pedagógico apresentará quatro seções: a primeira, um diálogo sobre os conceitos de fronteiras, de território e territorialidades; na segunda seção, conheceremos a diversidade cultural do território do Museu Sacaca e a relação colaborativa junto com o povo Palikur na montagem da Exposição Permanente a Céu Aberto; na terceira, os significados de museu para os indígenas e a descrição da edificação da casa Palikur realizada em 2019. E, por fim, na quarta seção, as vivências, as ações culturais e as perspectivas indígenas quanto ao Museu Sacaca e ao estado do Amapá.

2020
Descrição
  • VENÂNCIO GUEDES PEREIRA
  • FRONTEIRAS ENTRE A ETNICIDADE E A NACIONALIDADE: AS VIVÊNCIAS DOS INDÍGENAS URBANOS E EM CONTEXTO URBANO DA CIDADE DE OIAPOQUE

  • Data: 29/09/2020
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  • Na cidade amapaense de Oiapoque, a 592 Km da capital Macapá, que faz fronteira internacional com a Guiana Francesa, observa-se a presença das comunidades indígenas Palikur, Galibi Marworno, Karipuna e Galibi Kalinã, as quais vivem entre as terras indígenas brasileiras e  municípios franceses, como Macouria e Regina, usando a cidade de Oiapoque como passagem para ambos pontos referenciais, e também estabelecendo-se nela, sobretudo pela busca de renda, saúde e educação públicas de qualidade, constituindo no meio urbano suas estratégias de vida, visando estabilidade e melhores condições, não alcançadas em sua plenitude nas aldeias. Utilizando procedimentos etnográficos, como entrevistas semiestruturadas com indígenas moradores da cidade de Oiapoque, agentes públicos da FUNAI do município, alunos indígenas do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UNIFAP, professores e gestores das escolas públicas que recebem os alunos indígenas na cidade, agentes públicos de saúde e da segurança (polícia) e pesquisas bibliográficas acerca dos indígenas da região, para uma melhor compreensão acerca das práticas culturais, a vida em comunidade nas terras indígenas e na cidade de Oiapoque, o presente relatório técnico propõe uma análise acerca das motivações dos indígenas em fixar-se ou manter-se em constante mobilidade nas áreas urbanas, as vivências cotidianas, e como estes utilizam das redes de sociabilidade com instituições e parentes étnicos que vivem nas aldeias, além o papel da identidade étnica, no processo de manutenção cultural e identitário, mesmo em espaços urbanos. A partir do aporte teórico e das leituras, conclui-se que a existência das redes e sua manutenção são preponderantes para a vida urbana, pois mesmo com o princípio de estabelecimento na cidade, nos moldes que o cotidiano da região requer, a mobilidade entre a cidade e as aldeias são indissociáveis para a busca de recursos básicos para vida indígena em Oiapoque e o pleno gozo de direitos sociais e étnicos específicos de indígenas no Brasil. A produção do relatório técnico sobre os indígenas urbanos e em contexto urbano de Oiapoque visa contribuir com as discussões sobre a presença indígena em cidades, sobretudo propondo discussões acerca das especificidades de cidades em fronteiriças internacionais na Amazônia, tema até então pouco contemplado pela historiografia local, e principalmente uma discussão mais minuciosa a respeito dos direitos e o acionamento da identidade pelos indígenas urbanos e em contexto urbano de Oiapoque.  

  • KAMILA SANTOS SANTANA MASSOUD
  • NOU BON KÉ SA! – ANÁLISE DAS MOVIMENTAÇÕES SOCIAIS DE 2017 NA GUIANA FRANCESA


     

  • Data: 27/08/2020
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  • O presente trabalho tem como objetivo analisar, qualitativamente e de maneira exploratória, as movimentações sociais ocorridas entre março e abril de 2017 na Guiana Francesa (GF). Foi realizado um levantamento bibliográfico multidisciplinar acerca das singularidades da GF. A pesquisa bibliográfica também versou sobre mobilização social e o aparato conceitual da Escola de Copenhague e dos Estudos
    de Paz sobre conflito. A metodologia consiste no uso da ‘crítica da fonte’ e método histórico para a interpretação do conteúdo dos exemplares do jornal France-Guyane, único jornal impresso local. O enfoque será nos atores locais não-estatais. As análises mostram que até o momento, esta foi a manifestação popular mais expressiva da história da coletividade, engajando pessoas de todos os grupos étnicos e sociais da Guiana Francesa. Não obstante, identificou-se também que, apesar dos jornais enfatizarem a unidade dos grupos, nota-se que a coesão não era tão uníssona, dada a multiplicidade de atores e das reivindicações. Conclui-se que a sociedade guianense tem se reconstruído identitariamente, exigindo direitos assegurados concernentes à igualdade defendida pelo ideário republicano francês, ao mesmo tempo, resgata símbolos e valores de povos que compõem a guianidade.

  • EDIELSON DE SOUZA SILVA
  • AS DINÂMICAS MIGRATÓRIAS DOS VENEZUELANOS NA REGIÃO DA FRONTEIRA FRANCO-AMAPAENSE

  • Data: 23/07/2020
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  • A chegada de venezuelanos e venezuelanas, não indígenas, que atravessam a fronteira brasileira em busca de melhores condições de vida e de trabalho, longe da situação política, econômica e social na Venezuela, traz uma nova discussão em torno da temática da migração Sul-Sul e suas dinâmicas em torno desse fluxo de pessoas em território nacional brasileiro, particularmente na fronteira franco-amapaense. O presente relatório tem como objetivo geral analisar as dinâmicas migratórias de venezuelanos, na região fronteiriça franco-amapaense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica e de trabalho de campo e entrevistas semi estruturadas, tomando como foco a trajetória de vida dessas pessoas. Far-se-á uma análise das amostras por meio da observação direta de venezuelanos e venezuelanas em situação documentada e indocumentada no Amapá e na Guiana Francesa. A pesquisa se articula a partir da análise dos tipos de proteção social do Estado brasileiro e francês, tais como moradia, assistência jurídica, financeira, inserção no mercado de trabalho em prol dos venezuelanos, bem como sobre suas redes de contato. O foco da pesquisa é, sobretudo, venezuelanos e venezuelanas não indígenas que chegaram ao Brasil ou a Guiana Francesa a partir de 2015, e que buscam a fronteira franco-amapaense, com objetivo de conseguir ajuda humanitária, social e trabalho perante os governos brasileiro e francês. No total, foram realizadas dez entrevistas no período de agosto 2018 a setembro de 2019 com venezuelanos e venezuelanas documentados, três em Macapá, sendo dois refugiados e uma venezuelana com nacionalidade brasileira, e sete em Caiena, um asilado, duas com visto de estudante, uma médica com visto de residente na Guiana Francesa, dois pescadores, e um venezuelano com situação indefinida, os interlocutores tinham na faixa etária entre 17 e 70 anos.  Verificou-se que essa dinâmica migratória dos venezuelanos e venezuelanas para Macapá e Caiena é voluntária, sem a participação direta do Estado, ou de sua política de interiorização, é predominantemente masculina e documentada. Exceto os interlocutores sem atividade laboral, os demais estão atuando nas mesmas atividades que trabalhavam na Venezuela. No Oiapoque, cidade fronteiriça, não há informação de venezuelanos que tenham permanecido naquele município, exceto os que estão em trânsito para alcançar a Guiana Francesa. Dos venezuelanos entrevistados que estão trabalhando, apenas um não pretende retornar à Venezuela, os demais consideram retornar, somente se houver mudança do governo atual em seu país.

  • LEONE DE ARAÚJO ROCHA
  • TRANSNACIONALIDADE E CIDADANIA: UM OLHAR SOBRE BRASILEIROS NA GUIANA FRANCESA

  • Data: 27/03/2020
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  • Fenômenos migratórios sempre existiram na história da humanidade, mas, desde a consolidação do Estado-nação, o deslocamento de migrantes entre os países se acentuou e esteve na própria constituição das modernas nacionalidades. Com o advento da globalização, a migração internacional atingiu uma amplitude ainda maior com as transformações do modo de produção capitalista e a consequente repercussão no mundo do trabalho. Esta pesquisa busca, então, investigar dois efeitos do fenômeno migratório atual, especificamente nas relações fronteiriças entre o Amapá (Brasil) e a Guiana Francesa (França): a cidadania transnacional, que questiona o conceito de cidadania tradicional como a relação de uma pessoa com um único Estado-nação, passando a considerar aqueles sujeitos que possuem direitos em mais de um país; e a transnacionalidade, que também desafia os limites e a soberania desse Estado-nação ao destacar a atuação de pessoas que constantemente vão e vêm pelas fronteiras nacionais pondo em xeque o aparato repressivo e fiscalizador que costuma ser relegado ao trato dessas fronteiras de uma nação. Esta pesquisa se valeu da consulta às fontes bibliográficas dentre a já consubstancial literatura regional sobre a fronteira Amapá-Guiana Francesa. Focando principalmente nas bibliografias de cunho etnográfico, o presente trabalho pôde colher elementos para a análise e interpretação do material, chegando a conclusões que caracterizam os fenômenos da cidadania transnacional e da transnacionalidade conforme as especificidades da fronteira Amapá-Guiana Francesa.

  • DIOVANI FURTADO DA SILVA
  • O ACORDO BILATERAL DE 2008 ENTRE BRASIL E FRANÇA CONTRA A GARIMPAGEM ILEGAL: possibilidades e desafios

  • Data: 20/02/2020
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  • O garimpo de ouro é uma atividade histórica, muito referida aos processos de expansão territorial no Brasil. Em se tratando da fronteira franco-brasileira o processo de extração desse metal tão cobiçado traz consigo contradições: ao mesmo tempo que aquece a economia local, ele causa danos socioambientais devido ao uso de metais pesados como o mercúrio que contamina as águas, bem como a formação dos barrancos, derruba florestas, além do prejuízo aos indígenas. Assim, em 2008 o presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva e o presidente da França Nicolas Sarkozy, assinaram o Acordo Bilateral Brasil-França para fiscalização e repressão a garimpagem ilegal de ouro na fronteira entre o Amapá e Guiana Francesa. No entanto, mais de dez anos decorridos os garimpos clandestinos na Guiana Francesa continuam existindo e por conta disso questiona-se sua efetividade. O presente Relatório Técnico se justifica no atual cenário político de cooperação transfronteiriça entre Brasil e França, como instrumento de grande relevância que contém informações, conclusões e recomendações sobre os efeitos do Acordo Bilateral Brasil-França de 2008 para o combate a garimpagem de ouro ilegal e toda sua logística na fronteira entre os dois países. Assim objetiva-se descrever o contexto político e institucional referente ao combate a garimpagem de ouro na fronteira entre Brasil (Amapá) e França (Guiana Francesa) a partir da assinatura do Acordo Bilateral de 2008, para tanto procede – se como metodologia à pesquisa bibliográfica tendo como pontos chaves fronteira, cooperação transfronteiriça, garimpo, e a pesquisa documental em relação a garimpo e ao Acordo Bilateral de 2008 entre Brasil e França contra a garimpagem ilegal. Espera-se como resultado apontar a efetividade das operações conjuntas entre as polícias francesa e brasileira, cujo foco é o combate a toda ação de sustentação da atividade de exploração de ouro em garimpos ilegais.

  • SILVIA CLAUDIA CUNHA MAUES
  • SISTEMA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA FRONTEIRA DO AMAPÁ E GUIANA FRANCESA: UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE

  • Data: 11/02/2020
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  • Nas últimas três décadas, o aumento da incidência das doenças emergentes e reemergentes com potencial epidêmicos, refletiu em parte do fenômeno da globalização, que proporcionou o aumento das relações mundiais e flexibilização às barreiras nas fronteiras. A saúde global em busca da segurança sanitária fez a comunidade internacional redefinir as normas do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), em busca do aprimoramento dos serviços de vigilância em saúde dos países. O objetivo deste relatório técnico foi analisar o Sistema de Vigilância Epidemiológica (VE) existente na fronteira do Amapá e Guiana Francesa, nas cidades gêmeas de Oiapoque (BRA) e Saint Georges (FR). Os caminhos metodológicos compreenderam uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o RSI e as políticas de VE praticados no Brasil e na França. Após essa etapa foi realizado um levantamento situacional das condições sócio-sanitária, com enfoque na descrição da ocorrência das doenças e agravos de notificação compulsória de cada país. Foram utilizadas as bases de dados secundários brasileiras (SINAN, SIVEP malária, SIVEP influenza) e da Guiana Francesa através de boletins, relatórios e sites oficiais. Na pesquisa de campo foram coletados dados a partir de aplicação de questionários bilíngues e entrevistas com gestores e técnicos de ambos os países, que também puderam compartilhar sobre a percepção a respeito da cooperação em saúde e o intercâmbio de informações epidemiológicas. Resultados: foi possível perceber que em ambos os países há instrumentos legais e competências bem definidas acerca das atividades da VE, e que se mostram descritas nas legislações, de forma a atender as recomendações do RSI (2015). Porém, em escala local de implementação desses serviços, evidenciou-se fragilidades mais acentuadas nas capacidades estruturantes e operacionais da VE, mais especificamente do lado brasileiro. A barreira linguística, rotatividade de pessoal e ausência de protocolos oficiais para a realização de intercâmbio de informações em saúde entre os territórios foram citadas pelos interlocutores, como um dos fatores que impede um melhor monitoramento das doenças e agravos na fronteira. Do ponto de vista epidemiológico, constatou-se que esta zona de fronteira não é uniforme, assim como, nem todas as doenças que acometem ambos os territórios são de notificação compulsória comuns. Dessa forma, como contribuição acadêmica é apresentado um software, denominado de “Sistema de Registro Eletrônico em VE na Fronteira” (SISREVE), que visa fortalecer as estratégias de vigilância epidemiológica nesta zona de fronteira do Amapá e Guiana Francesa.

     

2019
Descrição
  • ERIC ROLA ALMEIDA
  • O JURIDICIÁRIO EM PERSPECTIVA: notas etnográficas sobre o saber e o fazer jurisdicional da Subseção Judiciária de Laranjal do Jari

  • Data: 16/10/2019
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  • Trata o presente estudo de uma pesquisa etnográfica realizada na Subseção Judiciária de Laranja do Jari/AP, tendo como fio condutor o processo que discute a possível transferência da vara para Brasília. No decorrer da pesquisa, despontam categorias como a complexidade das fronteiras, o caráter negativo das relações políticas no Judiciário, e as diferentes compreensões acerca da relação entre proximidade e acesso à justiça. Procurei empreender, neste trabalho, um esforço de problematização dos ritos, práticas e saberes partilhados no seio do sistema de Justiça, para ao fim compreender que a dimensão moral dos conflitos, comumente incompreendida pelos agentes do campo, opera tanto nestes quanto nos jurisdicionados, subvertendo, por vezes, os próprios institutos jurídico-legais na esteira da busca por reconhecimento.

     

  • DANIELLA SIMONE PALHETA DA FONSECA
  • O PARADIGMA DA AUTOIDENTIFICAÇÃO: um estudo de caso sobre Vila Brasil no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

  • Data: 30/09/2019
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  • O relatório técnico científico se baseou na análise da sentença proferida nos autos do processo N. 0000004-53.2015.4.01.3102, que tramita na 1ª Vara Federal de Oiapoque, movida pelo ICMbio em desfavor do Município do Oiapoque, alegando que a Lei Municipal que torna a localidade de Vila Brasil distrito, e tem como objetivo investigar a importância de se avaliar o critério de autoidentificação para reconhecimento da identidade, um dos critérios suscitados em juízo, e quais os fundamentos teóricos e fáticos apresentados. Considerando que o Poder Judiciário tem como função precípua “dizer o direito” ante a conflitos judiciais, e para desenvolver seu mister é necessário usar a interdisciplinaridade como instrumento para o aprofundamento de tais temas, no caso de Vila Brasil, o critério de autoidentificação busca atentar para os novos rumos das Ciências Sociais, especificamente do conhecimento antropológico, que defende que o não reconhecimento gera silenciamento cultural e, que somente os sujeitos podem se autoidentificar como membros de algum grupo étnico. Assim sendo, pretende-se compreender o entendimento do juízo de primeiro grau do Poder Judiciário sobre grupos étnicos e identidade étnica. Com foco no processo judicial que envolve a comunidade de Vila Brasil, além do diário de campo coletado através da observação participante e documentos também coletados durante a viagem, a pesquisa segue a vertente da sociologia jurídica à medida que pretende analisar um ato processual complexo, a sentença, cotejando seus fundamentos com as relações sociais e jurídicas pertinentes. Optou-se por utilizar a pesquisa de campo de observação participante por entender que o contato direito com a comunidade se faz necessário para confirmar ou não a hipótese prévia de natureza documental. A pesquisa não buscou definir a identidade dos moradores de Vila Brasil, mas concluiu que de fato a autoidentificação não foi utilizada no processo para defini-los como distrito ou não e entendeu-se a importância do reconhecimento da diversidade cultural para gerar autoestima coletiva e principalmente empoderamento do grupo.

  • WHITNEY SANTOS CABRAL
  • POLÍTICAS MIGRATÓRIAS: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL, GUIANA FRANCESA E SURINAME (2007- 2018)

  • Data: 28/09/2019
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  • As migrações internacionais são um fenômeno global, assim como a gama de fatores que influenciam na decisão de um número cada vez maior de pessoas, em deslocar-se de seu país de origem a outros. Entretanto, tais deslocamentos não são guiados apenas pelas decisões dos migrantes, pois os Estados de origem e de destino exercem papel decisivo ao regular suas fronteiras entre os que adentram e os que saem de seus territórios. Este fenômeno ocorre também na Amazônia, cenário estratégico dividido por diversos países, com limites marcados por algumas fronteiras de difícil acesso e complexa regulação por parte das autoridades competentes. Com base nos intensos fluxos migratórios de brasileiros na região (os quais formam uma ampla comunidade fora do Brasil), bem como na necessidade de analisar o tema sob a perspectiva dos Estados, enquanto agentes reguladores e capazes de interferir (estimular ou restringir) migrações por meio de decisões políticas embasadas em suas legislações, o presente estudo propõe uma análise comparativa das políticas migratórias aplicadas porBrasil, França (Guiana Francesa) e Suriname, tanto em seu plano interno, quanto no transbordar para o âmbito regional, isto é, além das fronteiras dos Estados. Para tanto, buscou-se, inicialmente, caracterizar os países estudados (história, política, economia e políticas migratórias). Em seguida, foram comparadas as políticas migratórias francesas e surinamesas com as do Brasil, no intuito de destacar pontos de convergência e de distinção entre estas. Posteriormente, com base nos métodos comparativos sem ciências sociais em políticias migratórias, foram utilizados critérios para mensurar e estabelecer nivis de comparação entre os tres países quanto ao tema. Além das políticas (internas) dos países, foram analisados também acordoso bilaterais e multilaterais, bem como os pontos de convergencia e diferença dessas medidas.

     

  • JONATHAN VIANA DA SILVA
  • A MOBILIDADE DE ESTRANGEIROS E SUA INFLUÊNCIA SOCIOECONÔMICA NA FRONTEIRA DO AMAPÁ (BRASIL) COM A GUIANA FRANCESA (FRANÇA)

  • Data: 19/09/2019
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  • SILVA, Jonathan Viana da. A mobilidade de estrangeiros e sua influência socioeconômica na fronteira do Amapá (Brasil) com a Guiana Francesa (França). 2019. 141 f. Relatório técnico-científico (Mestrado em Estudos de Fronteira) – Programa de Pós-graduação em Estudos de Fronteira, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2019.

     

    Os deslocamentos transfronteiriços nas últimas décadas têm aumentado consideravelmente, motivados por diversos fatores, entre os quais fatores sociais, políticos, mas principalmente econômicos. Tais deslocamentos são mais presentes em cidades de faixa de fronteira, pois o custo desse tipo de mobilidade é relativamente baixo, devido à proximidade espacial facilitada pelo acesso terrestre ou, em alguns casos, com baixas dificuldades marítimas, como apenas a travessia de um rio. Este relatório técnico tem como objetivo investigar as dinâmicas socioeconômicas de estrangeiros provocadas a partir de seu deslocamento pela cidade de Oiapoque, inclusive os que residem na Guiana Francesa, a qual influenciam na movimentação da economia do município. O campo privilegiado para o lócus da pesquisa foi a fronteira franco-brasileira, em especial a cidade de Oiapoque/AP. A partir da pesquisa qualitativa, houve investigação documental, que permitiu coletar dados obtidos em órgãos locais, como a Polícia Federal, prefeitura e suas secretarias vinculadas, entre outros órgãos, além de fundamentar as discussões através de referencial bibliográfico. O estudo de caso comportou uma análise mais detalhada, específica do objeto, bem como o ambiente que o cerca e os sujeitos adjuntos a este, e a etnografia constituiu peça fundamental para compreender as dinâmicas envolvidas com o tema de estudo, possibilitando abarcar uma descrição minudenciada quanto à vida do objeto escolhido e o grupo social a qual ele possa pertencer ou se relacionar, analisando seus comportamentos individuais e coletivos, realizando interpretações e desconstruindo significados anteriormente atribuídos por si ou outros grupos étnico-culturais. Assim, foi possível reunir subsídios que ajudaram na construção de um relatório técnico-científico que discorre também sobre duas possibilidades empreendedoras de iniciativa pública ou privada para o aumento do consumo de produtos e serviços pela comunidade de estrangeiros que circulam no lado brasileiro da fronteira franco-brasileira, manifestados pelos próprios entrevistados em uma das etapas metodológicas utilizadas.

     

     

     

  • DAVID HIAN MARTINS GOES
  • A PERCEPÇÃO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL EM REDES DE SUPERMERCADOS: UM ESTUDO DO TRANSPORTE DE CARGAS PARA O ESTADO DO AMAPÁ

  • Data: 03/08/2019
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  • Na atualidade, a globalização configura uma maior integração interna e externa em e entre mercados nacionais. Essa dinâmica reverbera no Brasil em diferentes partes de seu território. Tal conjuntura torna a logística de transporte estratégica no ambiente empresarial, em especial em locais como o Amapá, praticamente uma península que se conecta ao território brasileiro pelos modais aéreo e aquaviário. Cumpre destacar que a indústria amapaense ainda é de pequena monta, e isso faz do estado um importador de produtos elaborados, situação que transforma o transporte de cargas em atividade fundamental à economia local. A pergunta que motivou o presente trabalho é a seguinte: como as empresas amapaenses percebem a logística de transportes em relação a tempo e custo como vantagem competitiva? Objetiva-se compreender a percepção que têm os gestores de redes de supermercados nas cidades de Macapá e Santana no que se refere à escolha dos modais de transporte de cargas para o Amapá em relação a tempo e custo como vantagem competitiva. Sendo um estudo de caso, procede-se ao levantamento bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa dos dados obtidos. O resultado é descrito em um relatório técnico-científico. Desse modo, observa-se que na percepção dos gestores de redes de supermercados a questão de fato relevante em termos de função logística de transporte de cargas para o estado do Amapá está nas incertezas do modal aquaviário, o qual representa risco de atrasos para o suprimento de estoques. Em relação a tempo e custos, os gestores não percebem que essas variáveis tenham impactos sobre a competitividade.

  • UZIAN PINTO MACHADO
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE FOMENTO A CADEIA DO AÇAÍ: SUBVENÇÕES ESTATAIS E A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA EM UMA DINÂMICA DE ECONÔMICA DE FRONTEIRA.

  • Data: 18/07/2019
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  • O objeto deste trabalho é uma investigação sobre a concessão da subvenção direta ao produtor extrativista – SDPE no município de Mazagão (AP). A Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, é responsável pela SDPE, através da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Trata-se de garantir o mínimo existencial para a Cadeia de Valor do Açaí e outros produtos. O Extrativista do Açaí acobertado por este programa tem garantia de remuneração nunca inferior ao preço mínimo, tido como justo pelo Governo Federal. Sempre que o extrativista vende sua mercadoria por um preço inferior ao preço justo, ele recebe, através da CONAB, a diferença entre o valor justo e o de venda. O objetivo da pesquisa foi dentificar os elementos que explicam a não efetivação da política pública de subvenção, PGPM-Bio, na cadeia de Açaí no Município de Mazagão e, com base nos achados da pesquisa, elaborar instrumentos que sejam capazes de efetivar estes benefícios aos extrativistas. A Metodologia empregada foi a histórico-dialética, sendo o questionário o meio utilizado para coleta de dados. A pesquisa teve como sujeitos participantes os cooperados da Cooperativa de extrativistas e produtores de Mazagão – COOPMAZ. Os dados empíricos revelam elevado grau de desconhecimento dos extrativistas e dos dirigentes da Cooperativa. Conclui-se que a PGPM Bio convive com grande público nao atendido no Município de Mazagão, principlamente por falta de conhecimento da política, e que a existência da política, apesar de seu potencial, não apresenta eficácia, por não atender às plenas necessidades do seu público. Por fim, foi elaborado o aplicativo “PGPM Bio – Açaí”, como produto desta pesquisa, a ser coordenado pela direção da COOPMAZ para facilitar o acesso do extrativista à PGPM Bio.

  • CAROLINE BRITO FERREIRA
  • AS FRONTEIRAS JURÍDICAS E SOCIAIS: AS DINÂMICAS DO PESCADO ENTRE O AMAPÁ E A GUIANA FRANCESA

  • Data: 27/06/2019
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  • Desde a década de 1990, a fronteira entre o Brasil e a França tem apresentado significativas transformações quanto a sua importância sociopolítica e econômica em função da criação de novas formas de articulação social que altera o referencial dessa fronteira como espaço-problema para um espaço de oportunidades oriundas das mudanças nos padrões políticos de desenvolvimento empreendidos nesse território lindeiro. Nesse contexto, este estudo objetiva analisar as normas jurídico-regulatórias de exportação do pescado na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa (França), bem como os desdobramentos sociais advindos dessa atividade econômica. Para tanto, a pesquisa se articula a partir de três eixos: 1) Da caracterização do setor pesqueiro no município de Oiapoque: as atividades da circulação de agentes, de agências e do pescado; 2) Das redes de exportação do pescado e do mapeamento das normas jurídico-regulatórias. 3) Da caracterização dos objetos e os subprodutos associados às dinâmicas sociais do pescado. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como técnicas de investigação: a) levantamentos: as pesquisas bibliográfica e documental; b) o trabalho de campo. Através dos resultados desta investigação, realizou-se como produto final do mestrado profissional um relatório técnico sobre a atividade pesqueira na referida fronteira, dando ênfase à abordagem do comércio internacional, para sua aplicabilidade pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem no Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá no Cifpa. Como resultados da pesquisa, do ponto de vista pragmático, a atividade de pesca na fronteira franco-brasileira ainda se concebe em uma sobreposição e coexistência de redes formais e informais de práticas dos atores envolvidos nessa região, interações sociais que se articulam, consolidam-se e se alteram no comércio de peixe sem estarem necessariamente tuteladas pelo poder do Estado brasileiro. De outra ponta, pela perspectiva Estatal, para proceder à exportação de pescado do Brasil para a Guiana Francesa, a empresa deve ser submetida ao cumprimento de requisitos regulamentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, a regularização junto a Receita Federal do Brasil, e deve atender aos requisitos sanitários específicos da França e da União Europeia. Sendo ainda atendidos os requisitos dos documentos de instrução do despacho de exportação de pescados, relacionados à qualidade, à tributação, à fiscalização e ao regime de logística incidentes sobre o produto.

  • MANUELA SANTANA GORTZ
  • INTERNACIONALIZAçAO DA EDUCACAO SUPERIOR – COOPERACAO ENTRE UNIVERSIDADES DA REGIãO DAS GUIANAS

     

  • Data: 30/05/2019
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  • O processo de internacionalização da educação superior pode ser compreendido a partir de perspectivas e com expectativas distintas, e, portanto, as interpretações sobre o que é internacionalização e o que caracteriza uma universidade internacionalizada podem divergir. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica sobre os conceitos e modelos de internacionalização disponíveis, abordando ainda a temática da cooperação com ênfase em modelos de cooperação horizontal. Se propõe ainda a sistematizar informações sobre a internacionalização e a cooperação entre a Universidade Federal do Amapá, a Université de Guyane (Guiana Francesa) e a Anton de Kom Universiteit (Suriname), a fim de obter um panorama da situação atual. Diante da amplitude de entendimentos sobre o que é, como implementar e que resultados esperar deste processo surgem diversos modelos e formatos de internacionalização, que serão abordados no primeiro capítulo deste trabalho. A cooperação internacional, com ênfase nos modelos de cooperação horizontal para o estabelecimento de relações acadêmicas baseadas no benefício mútuo, será o tema desenvolvido no segundo capítulo. Finalizando a contextualização teórica desta dissertação e apresentando os resultados desta pesquisa, o terceiro capítulo será dedicado à Região das Guianas e, mais especificamente à Guiana Francesa, ao Suriname e ao estado do Amapá, cujos processos de internacionalização acadêmica constituem o objeto deste estudo. A análise realizada confirmou a hipótese inicial de que as relações existentes entre estas instituições apresentam baixo nível de institucionalização, comprometendo o avanço das parcerias. A pesquisa utilizou técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e o levantamento de informações a partir da aplicação de questionários estruturados via correio eletrônico, entrevistas presenciais e por videoconferência e análise de casos de cooperação interinstitucional anteriores entre as universidades analisadas.

  • CHAYENNE DA SILVA FARIAS
  • CIDADANIA TRANSVIADA: VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS EM MACAPÁ-AP

  • Data: 27/05/2019
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  • A questão central do trabalho é pensar a intersecção entre gênero e cidadania em contextos de violência que envolvem sujeitos transgênero. A transgeneridade será compreendida nesta dissertação nos termos de Berenice Bento, como uma experiência identitária caracterizada pelo conflito com as normas de gênero. Parte-se da premissa que a heterossexualidade institui uma percepção binária de existências sexuais, assegurando uma dominação simbólica que cria um consenso social em torno do caráter natural do gênero, isto é, definido pela genitália. A heteronormatividade decorrente dessa condição passa a referenciar a sexualidade no ordenamento social brasileiro, manifestando-se inclusive no caráter heteronormativo do Estado, que se expressa no pouco volume e não efetividade das políticas públicas voltadas para a proteção da vida de travestis e transexuais, cuja violência sofrida, no estado do Amapá, sequer conta com dados oficiais que possibilitem seu dimensionamento. Dessa perspectiva a heteronormatividade se transforma numa fronteira que precariza o acesso de pessoas trangênero à cidadania. A justificativa da temática é premente, tendo em vista o contexto de extrema violência a que estão submetidos os indivíduos transgênero, em especial aqueles que se encontram atuando na prostituição de rua. A metodologia de pesquisa inicialmente seria o grupo focal, o mesmo teve que ser abandonado em virtude da dificuldade de acesso às fontes, diante da disponibilidade de apenas uma das que seriam participantes do grupo, optou-se pelo estudo da trajetória de vida, metodologia que permite a análise do tecido e das relações sociais estabelecidas na cidade a partir da história de vida de uma só pessoa. Para esta análise foi utilizado o método indiciário, a partir de prática interpretativa no âmbito da redução da escala de observação. À medida que a violência observada não se constitui em problema público para as dimensões institucionais do Estado, que não produz dados sistematizados acerca da mesma, foram consultados relatórios produzidos por organizações não governamentais como o Grupo Gay da Bahia e a Transgender Europe, resguardando-se seu caráter indiciário, à medida que não possuem o refinamento técnico requerido para uma pesquisa acadêmica. A pesquisa bibliográfica foi feita tendo como critério de seleção o tema do trabalho, principalmente num alinhamento teórico à vertente de estudos transviados, em diálogo interdisciplinar com os campos da História, Ciência Política, Filosofia e Sociologia. Esta dissertação, ao propor uma fronteira que extrapola as tradicionais perspectivas desse objeto, cumpre a proposta do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Fronteiras em observá-las com heterogeneidade e ecletismo, dado o cosmopolitismo e existência na diversidade que esse objeto possui.

  • BRENDA FARIAS DA SILVA
  • TRÁFICO HUMANO: UM PANORAMA DO FLUXO DE BRASILEIRAS PARA FINS DE EXPLORAÇÃO SEXUAL NA REGIÃO DAS GUIANAS

  • Data: 29/03/2019
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  • A Região das Guianas, localizada no norte da América do Sul, possui uma superfície com mais de 1,5 milhões de quilômetros quadrados e cinco Estados dividem a região: Venezuela, Brasil, República Cooperativa da Guiana e França por meio da Coletividade Territorial da Guiana Francesa. A região possui grande biodiversidade e uma extensa reserva de recursos naturais como petróleo, ouro, diamantes, alumínio, bauxita, manganês, ferro, cobre e níquel. Devido às grandes reservas de ouro e diamantes, a região atrai a instalação de muitos garimpos – legais ou ilegais – que trazem consigo diversos problemas sociais tais como: comercialização de armas e drogas ilícitas e o tráfico humano, tanto para fins de trabalho escravo quanto para exploração sexual. Baseando-se na investigação sobre o tema a nível global, este relatório tem por objetivo identificar qual a situação do tráfico humano para fins de exploração sexual na região das Guianas e como se dá o fluxo de vítimas provenientes do Brasil para os demais países da região. A metodologia utilizada para a elaboração deste é baseada em pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas em campo. Os resultados apresentados têm o objetivo de contribuir para a informação, a compreensão e análise do problema no contexto regional, servindo como instrumento de auxílio para pesquisadores e representantes dos Estados no que diz respeito à investigação e à elaboração de políticas públicas para prevenção e combate ao tráfico humano na região das Guianas.

  • LIVIA VERENA CUNHA DO ROSARIO
  • INTERSECCIONALIDADE E FRONTEIRA: MULHERES NEGRAS MIGRANTES NA AMAZôNIA FRANCO-AMAPAENSE

     

  • Data: 22/02/2019
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  • A Fronteira possibilita diversos olhares. Ela é compreendida como espaço de alteridade, plural e híbrida. Estar no limiar, habitar a fronteira expõe a vontade de incorporar e incorporar-se à alteridade, é o desejo de conciliar-se com o diferente. Sendo assim, a perspectiva adotada para as reflexões aqui expostas é a interseccionalidade, quer dizer, a sobreposição ou intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação. Partindo da hipótese de que a interseccionalidade pode ser relevante na compreensão da experiência social das mulheres migrantes e dos mais diferentes sujeitos sociais da contemporaneidade, este trabalho procura analisar uma tríplice dimensão da intersecção mulher-negra-migrante em situação de fronteira na Amazônia Franco-Amapaense. Esta investigação pretende mostrar que as mulheres migrantes ao cruzarem as fronteiras da Amazônia, por conseguinte, do Amapá, também atravessam diferentes formas de subalternização que se entrecruzam no processo de adaptação e sobrevivência. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar como se articulam as categorias de gênero, raça, classe e nacionalidade com base nas trajetórias de vida de sete mulheres migrantes, contribuindo para capturar as consequências estruturais e dinâmicas dessas interações nas fronteiras, além de proporcionar reconhecimento e lugares de fala a essa coletividade historicamente marginalizada e silenciada. A partir das entrevistas semiestruturadas realizadas em Macapá e Oiapoque, no estado do Amapá, com sete mulheres migrantes de Guadalupe, Guiné Bissau, Camarões, Angola e República Dominicana, foi possível discutir o aspecto humano da questão fronteiriça, evidenciando a mobilidade feminina e destacado como os estudos migratórios podem contribuir para o combate do racismo no Brasil.

  • CLICIA HOANA VILHENA VIEIRA
  • InterAMAZÔNIAS - Uma fronteira musical

  • Data: 16/02/2019
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  • O trabalho com temas relacionados à música e suas representações tem sido abordado em diferentes áreas do conhecimento, e a proposta de tratá-la pela geografia cultural é o caminho aqui escolhido. A música em nosso trabalho entra como um dos elementos essenciais que balizam a geograficidade amazônida na criação de identidades, regionalidades, territorialidades e representações do espaço. é relevante destacar a carência de trabalhos que promovam uma interface entre as músicas tradicional e contemporânea entre o Amapá e a Guiana Francesa, fato que constatamos ao longo de nossa carreira profissional na produção de eventos musicais e que foi confirmado em trabalhos de campo realizados no ano passado. A percepção desta lacuna, portanto, foi a motivadora da elaboração de nossa proposta. A questão orientadora que baliza a pesquisa é: como a música permite compreender a geograficidade amazônida do Amapá e Guiana Francesa?Derivadas desta questão, dois objetivos específicos canalizaram o trabalho: Analisar elementos fundantes de uma geograficidade amazônida; e Identificar as similaridades e diferenças entre as músicas amapaenses e franco-guianenses a partir da geograficidade amazônida presentes no acervo analisado. A partir dos dois objetivos acadêmicos acima apresentados, os resultados, ou melhor, os produtos técnicos criados foram: um projeto de aplicação e um documentário.

2018
Descrição
  • RICHARD PEIXOTO PAZ
  • ANÁLISE E MAPEAMENTO DE CONFLITOS NA REGIÃO DAS GUIANAS - 2008-2018


  • Data: 13/12/2018
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  • Os conflitos nas Relações Internacionais são abordados por duas principais abordagens: Segurança e Paz. O conflito pelo viés da segurança tem a ameaça como principal eixo conceitual, por outro lado, a perspectiva da paz possui a violência como principal conceito. Desta forma, a pesquisa se embasou no viés teórico dos Estudos de Paz a partir dos conceitos de conflito, paz e violência. Com buscas em fontes secundárias, isto é, na bibliografia e nas pesquisas de banco de dados de conflitos, a pesquisa teve como objeto os conflitos na Região das Guianas nos anos 2008-2018. Objetivando analisar e mapear os conflitos existentes a pesquisa chegou aos seguintes resultados 31 conflitos verificados na qual, 22 foram registrados na Venezuela, 3 em Roraima e 0 no Amapá, 2 na Guiana Francesa, 2 no Suriname e 2 na Guiana. A partir das análises coletados foi considerar que os conflitos derivam de estruturas sociais desiguais, o que condiciona ao surgimento da violência estrutural, o que por fim gera no ambiente social a paz negativa.

  • ALBERTO MARTIN ANTONIO PADRON ABAD
  • MOBILIDADE. VIABILIDADE DE IMPLEMENTAçãO DE UM POLO DE ATENDIMENTO àS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAçãO E TALENTO NA FRONTEIRA FRANCO-BRASILEIRA

  • Data: 20/10/2018
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  • No século XXI, percebem-se grandes alterações no cenário internacional como consequência da integração transnacional e transcultural de atividades humanas. Mudanças que incluem novas tendências migratórias de estudantes, pessoas talentosas e profissionais a países com maior estabilidade política, econômica e social. Dentre os novos fluxos migratórios existe a mobilidade de pessoas com indicadores em Altas Habilidades / Superdotação (AH/SD) como parte da migração global – fenômeno que na presente pesquisa se propõe denominar de “giftedness drain” ou “mobilidade de AH/SD”. O objetivo geral da pesquisa é analisar a mobilidade de pessoas AH/SD na fronteira franco-brasileira e a viabilidade de implementação de um Polo de Atendimento às AH/SD e Talento (PAAH/ST) no município de Oiapoque. A base teórica adotada para alicerçar a pesquisa foi o Modelo de desenvolvimento da Superdotação e do Talento de Françoys Gagné e a Teoria da Desintegração Positiva de Kazimierz Dabrowski. A metodologia utilizada na pesquisa está alicerçada numa perspectiva Interdisciplinar de tipo exploratória e explicativa com uma abordagem mista, quantitativa-qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se entrevistas, diários de observação de aulas e aplicaram-se questionários – LIVIAHSD, LIVIAHSD-AA, LIVIAHSD-ACC, QIIAHSD-A, QIIAHSD-Pr, QIIAHSD-R e QCCAE – aos estudantes e professores, incluindo os da educação especial e do ensino regular, técnicos pedagógicos lotados na escola e responsáveis dos alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco, no município de Oiapoque; além de entrevistas desenvolvidas em uma escola particular, como também de profissionais do Centro de Atendimento às Altas Habilidades Superdotação no Estado de Amapá (CAAH/S). Como resultados: determinou-se que, para a implementação do PAAH/ST existe: viabilidade legal, ao ser congruente com a Lei 9394/96, o PNEE-EI/08, o Plano Nacional de Educação (PNE), o Decreto nº 6.571/2008, o Parecer CNE-CEB nº 13/2009, a Resolução CNE 04/2009, o Decreto n° 7.611, e a Lei 13.005; e viabilidade operacional ao serem indicados três alunos e uma aluna para seu atendimento na sala de recursos multifuncionais do AEE na referida escola. Dentro das conclusões apontam-se que com base nas leis brasileiras, a identificação dos alunos AH/SD deveria ser, em primeira instância, no ambiente escolar, porém, a realidade é que nas escolas pesquisadas no Amapá são negadas, aos alunos, essas experiências educacionais estimulantes e, portanto, estes sofrem de déficits para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Outro resultado aponta que a falta da indicação e de uma identificação eficaz desses alunos, influi no seu desejo constante de migrar a outros países à procura de melhores oportunidades educacionais. Finalmente, percebeu-se que a mobilidade de AH/SD ocorre em um padrão diferente dos fluxos migratórios regulares e, por isso, exige uma análise diferenciada.

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