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CRISTINA FRANCIANE SOUTO BRITO
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A Opimo e os rumos da Educação Escolar Indígena em Oiapoque-Amapá
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Data: 30/09/2022
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Considerando o contexto do qual emergiu o movimento indígena no Brasil, este relatório técnico teve como objetivo geral investigar como as políticas indigenistas nacionais têm refletido no contexto local, com a criação da Organização de Professores Indígenas do Município de Oiapoque (Opimo) e as propostas que transformaram a perspectiva da formação de professores indígenas no Amapá, com o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) do campus binacional da Unifap. Para isso, a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e exploratória e do tipo documental, com o uso de fontes primárias: legislação referente à Educação Escolar Indígena, o Jornal Mensageiro, o Estatuto da Opimo, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (PPC) de 2005 e 2019, bem como dois documentos do Conselho Indigenista Missionário, o Plano Pastoral de 2009 e o Manifesto sobre a Educação Escolar Indígena no Brasil de 2014. O trabalho foi realizado em duas etapas: levantamento das fontes e catalogação das informações pertinentes à pesquisa e, posteriormente, a confrontação desses dados e a realidade das escolas indígenas de Oiapoque. Os pressupostos desse estudo indicam que o modelo de “escola para os índios” implantada pelo Estado, como forma de “abrasileirar” e integrar as populações indígenas à nação, foi substituído pela “escola dos índios”, que vem sendo reivindicada pelo movimento indígena, desde os anos de 1980. A “escola dos Índios” ganhou respaldo legal ainda nos anos de 1980, no entanto, a escola indígena específica e diferenciada, bilíngue e intercultural, como prevê o Estatuto da Opimo e a legislação estabelecida pelo Estado brasileiro, continua sendo uma causa da luta indígena do país, uma vez que a lei não tem garantido sua efetivação. Contudo, a luta da Opimo trouxe mudanças significativas na formação de professores indígenas no Amapá, por meio do CLII com a perspectiva intercultural, as quais refletiram na educação das escolas indígenas de Oiapoque, proporcionando melhorias no currículo e processo ensinoaprendizagem.
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ARIANE BORGES DE OLIVEIRA
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POLÍTICAS PÚBLICAS NA CADEIA GLOBAL DE VALOR DO AÇAÍ NO AMAPÁ
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Data: 21/09/2022
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O açaí é um fruto nativo da região amazônica que, a partir da década de 1990, ganhou notoriedade no cenário nacional e internacional. Por conta da crescente demanda, uma variedade de atores se conectaram na formação de uma cadeia produtiva que têm início no extrativismo até as grandes empresas de exportação. Conhecendo o potencial econômico de exportação do fruto, se faz necessário que a governança do processo produtivo lance mão de mecanismos, como as políticas públicas, que possam valorizar a cadeia e proteger seus agentes da base, o elo mais fragilizado nesse processo. Desse modo, esta pesquisa teve por objetivo investigar quais são e como estão sendo executadas as políticas públicas que impactam sobre a base primária produtiva e de comercialização da cadeia produtiva do açaí no estado do Amapá. Para a consecução do objetivo, a metodologia adotada foi a revisão de literatura e consulta a sítios online governamentais, além da aplicação de um questionário semi-estruturado com representantes de órgãos públicos e privados, que formulam políticas públicas, e produtores e comerciantes de açaí, enquanto beneficiários dessas políticas. A pesquisa resultou na elaboração de um quadro demonstrativo com o mapeamento das políticas ativas que incidem sobre essa cadeia
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TALYTA PONTES MONTEIRO
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ANÁLISE DA EFETIVIDADE DAS AÇÕES DO NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS DO AMAPÁ NO PERÍODO DE 2012 A 2022
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Orientador : HANDERSON JOSEPH
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Data: 29/08/2022
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Os Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, tornam-se instituições importantes na luta contra a rede de crime organizado atuantes na fronteira, não somente por operar na linha preventiva, e na garantia dos direitos humanos, como também no atendimento a pessoa que passaram pela traumática experiência de ser traficada. Ao refletir e analisar a problemática que envolve o tema em questão chegou-se ao embasamento do objetivo desta pesquisa que tem por finalidade analisar a efetividade da atuação do Núcleo de Atendimento e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas na fronteira do Amapá no período entre 2012 a 2022. De modo específico realizou-se três ações atrelados ao objeto do estudo: 1) Descrição dos elementos que configuram o tráfico de pessoas na fronteira; 2) Levantamento das ações e atividades desenvolvidas pelos Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em relação as áreas de fronteira; e, 3) Mapeamento das ações, projetos e atividades realizadas pelo núcleo no Amapá no período de 2012 a 2022, com ênfase para o contexto situacional do núcleo no Amapá, de modo a apresentar sugestões estratégicas de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Amapá. Para atingir o objetivo de estudo, metodologicamente adotou-se conjunto de pesquisas: exploratória, bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Para levantamento dos dados fez-se uso da técnica de entrevista e emprego de questionário direcionados aos trabalhadores do núcleo no Amapá. Na abordagem analítica se aplicou a pesquisa qualitativa. Dentre os resultados alcançados destaca-se a situação crítica de desmonte e retrocesso do núcleo no Amapá que deixou de ser uma gerência e passou a ser projeto, perdendo sua autonomia. A existência de um quadro mínimo de 03 colaboradores, para os quais seria humanamente impossível dar conta de toda demanda gerada no estado, especialmente pelas condições de fragilidades de suas fronteiras apontadas como rota do tráfico de pessoas. A inércia do estado do Amapá na execução da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas, aspecto que se sobressai nas áreas de fronteira. Os cenários situacionais apresentados na pesquisa nos levam a conclusão de que se faz necessário com urgência, trabalhar as ações em prol da revitalização do núcleo no Amapá, só assim, o Amapá terá condições de assumir seu papel e responsabilidade na aplicabilidade da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas, fazendo-se cumprir os princípios dos direitos humanos.
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LEANDRA LUCIA VALÉRIO PINTO
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MUSICALIDADES AMAPAENSES: PROCESSOS IDENTITÁRIO, DE HIBRIDISMO E DE RESSIGNIFICAÇÃO
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Data: 22/08/2022
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Esta dissertação tem como objetivo investigar a relação entre duas musicalidades que se destacam dentro do cenário sociocultural amapaense. Para isso, foi preciso reconstituir a trajetória histórica de cada uma dessas musicalidades. Primeiramente, são apresentados o Marabaixo e o Batuque, enquanto musicalidade afro-amapaense que se constitui como parte de um complexo ritualístico chamado de “Manifestação” ou “Ciclo do Marabaixo”, preservada como patrimônio cultural pelas comunidades afrodescendentes do Estado do Amapá. Em seguida, é apresentada uma qualidade de música que se mostra inquieta por expressar o contexto sociocultural e territorial que se constitui no Estado do Amapá, denominada de Música Popular Amapaense com a sigla MPA ou também conhecida como Música Regional. Este estudo tem uma abordagem qualitativa que dialoga com a etnografia para orientar o trabalho de campo em torno das histórias orais dos músicos e demais interlocutores desta pesquisa. Por meio desta metodologia adotada, das histórias orais compartilhadas pelos interlocutores e do embasamento teórico e conceitual, foi possível observar o processo de construção da musicalidade que recebe rótulos de Música Popular Amapaense (MPA) ou Música Regional e sua relação com a musicalidade afro-amapaense, e seus desdobramentos em processos identitários, de hibridismo musical e de ressignificação.
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BRUNA BRITO BASTOS
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Plataforma FRONTECAP Análise da aplicação de ciência, tecnologia e inovação ao meio ambiente no Amapá
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Data: 15/08/2022
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A crescente preocupação sobre os efeitos das atividades humanas sobre a natureza tem enfatizado que qualquer estratégia de desenvolvimento deve adotar práticas sustentáveis, promovendo o crescimento econômico sem acentuar a degradação do meio ambiente e valorizando a diversidade socioambiental para gerar melhoria de vida à população local, sobretudo na Amazônia. A perspectiva geopolítica também sugere que a localização e as ambições particulares moldam as visões do uso e gerenciamento dos elementos naturais, então o desenvolvimento de uma fronteira tecno-ecológica tem sido defendido como a via mais adequada para alcançar os objetivos estratégicos de desenvolvimento e para garantir que o uso sustentável da natureza gere benefícios para as populações amazônicas. Contudo, verifica-se a ausência de uma maneira integrada de conferir como o campo de pesquisa alinhado ao vetor tecno-ecológico tem sido desenvolvido no Amapá, identificando principais temas, autores, instituições e localizações municipais das produções. Portanto, caracterizada como uma pesquisa exploratória-descritiva com técnicas de métodos mistos concomitantes, o estudo se baseia na revisão bibliográfica de conceitos relacionados à fronteira tecno-ecológica na geopolítica, em documentos e produções acadêmicas sobre as estruturas socioambiental e científica do Amapá, e na análise bibliométrica de artigos de acesso livre publicados entre 2000 e 2020 a fim de elaborar um panorama das investigações quanto ao uso técnico-científico do meio ambiente amapaense. Utilizando a metodologia Canvas, os resultados foram organizados na plataforma de análise Fronteira Tecno-ecológica do Amapá (FrontecAP), com o intuito de elaborar uma ferramenta que reúna e integre as informações sistematizadas e assim possa contribuir para a fundamentação e aprimoramento das investigações e das políticas públicas de desenvolvimento amapaense. O presente relatório técnico descreve a concepção e o desenvolvimento da plataforma, e ainda expõe os principais resultados do levantamento sistemático: alinhados aos eixos de Biotecnologia, Energias Renováveis, Gestão Socioambiental ou Manejo Ambiental, foram recuperados 367 artigos, apresentados por meio de visualizações interativas na plataforma, indicando que as principais investigações se referem aos temas de manejo ambiental e de gestão socioambiental, e que o contexto de busca por soluções sustentáveis de desenvolvimento oferece muitas possibilidades para o estado, mas deve haver o apoio de políticas públicas que valorizem projeto mais socio-ambientalmente responsáveis e que efetuem a gestão adequada dos territórios. A validação com usuários indicou que há grande potencial de a plataforma funcionar como ferramenta de apoio para disponibilização rápida e centralizada de dados a respeito da produção científica temática sobre o estado, em um ambiente interativo e intuitivo – que pode ser acessado pelo endereço https://linktr.ee/frontecap.
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MARINETE ANSELMO ALBUQUERQUE
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O COMERCIO DE PRODUTOS E BENS DE SUBSISTÊNCIA (COMÉRCIO FORMIGA), NA FRONTEIRA DA CIDADE DE OIAPOQUE E SAINT GEORGES
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Data: 08/08/2022
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Recentemente, houve um interesse renovado em estudar as transformações que vêm ocorrendo de forma acelerada em regiões fronteiriças, capazes de instigar proposições pertinentes ao estudo das implicações relativas ao comércio de mercadorias e a mobilidade de pessoas na organização espacial em regiões de fronteira internacional. Argumenta-se que esses fluxos têm relação com a dinâmica de interações sociais que se desenrolam entre a cidade de Oiapoque e a vila francesa de Saint-Georges (cidades gêmeas). Nesse sentido a presente pesquisa versa sobre o comércio de mercadorias e bens de subsistência institucionalizado a partir do acordo de 2014, o qual faz parte de um tríduo de atos internacionais relativos à abertura da Ponte Binacional em 2017. Pretende-se contribuir para caracterização do quadro institucional que modela as relações de cooperação entre os governos de Brasil e de França, considerando ser importante para entender como esse comércio tem significados material e simbólico, promovendo a intensificação das interações sociais, as quais transcendem os limites territoriais. Aponta-se para as implicações que são engendradas nas economias locais, uma vez que esse comércio movimenta redes estabilizadas na mobilidade de homens e objetos entre as cidades gêmeas indicadas. Para atender a proposição serão estudadas fontes bibliográficas, composta das análises de alguns estudiosos que discorrem sobre a temática. Serão utilizadas ainda fontes documentais produzidas no âmbito da cooperação transfronteiriça franco-brasileira a partir do acordo quadro (1996), ato que inicia todo esse processo de cooperação na fronteira guianoamapense. Assim acredita-se que este trabalho também atualiza as informações sob as lentes das ciências humanas e sociais para essa região em constante processo de transformação.
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CHARLES MARCELO ROSARIO DA SILVA
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PARADIPLOMACIA OU DIPLOMACIA– AS COOPERAÇÕES TÉCNICAS ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E OS PAÍSES DA REGIÃO DAS GUIANAS.
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Data: 02/08/2022
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A presente dissertação tem como objetivoanalisar as cooperações técnicas celebradas entre o Brasil (seus governos subnacionais ou não centrais) e dos países da região das Guianas (Guiana Francesa, Suriname e Guyana) no âmbito Diplomático ou Paradiplomático. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se compreender como se desenvolve a Paradiplomacia na Região das Guianas; verificando-se os cinco últimos atos celebrados entre o Brasil (Amapá) dos países que compõem a Região das Guianas; comparando-se os órgãos responsáveis pelo desenvolvimento local destes. O trabalho está fundamentado sob o método hipotético-dedutivo, e será apresentado de forma descritiva, a necessidade de levantamento e análise dos dados referentes aos acordos celebrados anteriormente entre a República Federativa do Brasil e os demais países da Região das Guianas. Todavia, a presente pesquisa pode ser também considerada exploratória, haja vista ter também a intenção de realizar o aprimoramento e exploração dos referidos dados coletados em sites específicos pertinentes à temática em questão; pretende-se demonstrar as dificuldades encontradas pela população em geral e também diante da celebração de novos acordos. Nos resultados obtidos comprova-se quehá cooperações técnicas estabelecidas, contudo, muitas outras envolvendo setores ou áreas sensíveis poderiam ser concretizadas, como por exemplo, na área petrolífera.
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WENDELL RODRIGUES MARTEL
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EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PANORAMA DA IMPLANTAÇÃO DO CAMPOS BINACIONAL DO OIAPOQUE NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL–FRANÇA
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Orientador : IURI CAVLAK
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Data: 01/08/2022
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O referido relatório técnico, objetiva apresentar o resultado de pesquisa da implantação da Universidade Federal no Amapá (UNIFAP), campus Binacional e período histórico de correspondência da expansão do ensino superior. Respectivamente sua experiência institucional de atuação na fronteira do extremo norte do Brasil. Dessa forma, esta pesquisa pretende apresentar sua trajetória perante a fronteira com o território francês, no que tange: a cronologia histórica estrutural da referida Instituição de Ensino Superior - Campus Binacional da Universidade na fronteira franco amapaense. Além do levantamento bibliográfico sobre a temática, para esta construção inicial teórica, focamos a análise de documentos internos da Universidade editados pelos departamentos administrativos e da Reitoria – correspondente aos períodos estudados. Registros estes que contextualizam detalhamentos das primeiras ações institucional do Campus Binacional.
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DILCINA LOUREIRO DE OLIVEIRA
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A PERCEPÇÃO DOS CATRAIEIROS EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DA PONTE BINACIONAL.
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Data: 29/07/2022
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Este Relatório Técnico representa o resultado da pesquisa realizada com os profissionais responsáveis pelo translado de pessoas na fronteira molhada entre as cidades gêmeas, Oiapoque e Saint-Georges. Para esses trabalhadores, essa rotina é determinante para auferirem renda. O objetivo geral da investigação foi compreender a perspectiva dos catraieiros em relação a inauguração da ponte binacional. Portanto, questionou-se: qual a percepção dos catraieiros em relação aos impactos causados pela ponte binacional? A hipótese: embora a inauguração da ponte não tenha inviabilizado de modo imediato a vida profissional dos catraieiros, mudou a sua perspectiva de trabalho futuro, o que faz da necessidade de mercado um imperativo para o exercício profissional. A metodologia consistiu na coleta de dados com suporte em uma abordagem qualitativa, revisão da literatura, fontes primárias e secundárias disponíveis na internet e a entrevista semiestruturada determinante para a análise dos resultados. Para os catraieiros, a liberação da Ponte Binacional Franco-Brasileira construída a partir de acordos bilaterais entre Brasil e França, diminuiu o fluxo de viagens e de passageiros por via aquática. Além disso, durante a pesquisa, surgiu uma variável nova: a pandemia causada pelo COVID-19. O isolamento social provocou o fechamento total das fronteiras entre as cidades, afetando diretamente a renda familiar dos catraieiros.
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WILLIAN PENA DOS SANTOS
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FRONTEIRA, DEFESA E SEGURANÇA: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA OPERAÇÃO ÁGATA NORTE (2011 A 2016)
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Data: 29/07/2022
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O referido estudo tem o propósito de analisar os resultados da Operação Ágata Norte que integra o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF) e é coordenada pelo Ministério da Defesa, sendo de natureza pontual e temporária. A referida operação tem como área de abrangência o Platô das Guianas na região de fronteira do Brasil com a Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa em uma área de aproximadamente 5.200 km de extensão, no período de 2011 a 2016. Os resultados foram analisados a partir das ações implementadas, tendo como objetivo intensificar a presença do Estado brasileiro através do emprego das Forças Armadas com apoio dos órgãos de segurança pública federais e estaduais na redução da incidência dos crimes transfronteiriços e ambientais e as ações do crime organizado, além do apoio à população local, através das operações cívico-sociais. Para isso buscou-se avançar no sentido de se promover uma maior articulação através da cooperação e integração entre as Forças Armadas e os demais órgãos e agências das esferas federal, estadual e municipal, além do fortalecimento à cooperação com os países fronteiriços. A hipótese levantada é que a Operação Ágata Norte (4, 7, 8 e 10), principalmente no contexto da cooperação interagências, contribuiu para o combate e enfrentamento aos crimes de fronteira. O estudo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto como forma de subsidiar o referencial teórico para a compreensão do objeto de estudo, foi feita uma revisão bibliográfica, realizada por meio de uma abordagem qualitativa. Após a análise bibliográfica e documental, a pesquisa concluiu que a Operação Ágata se tornou uma importante ferramenta no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na Amazônia Setentrional e no apoio a população local.
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ÉRICO DOS SANTOS
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PLANEJAMENTO DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA REGIÃO DE FRONTEIRA AMAPÁ-BR/GUIANA FRANCESA-FR: PELA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE OIAPOQUE-AP.
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Data: 22/07/2022
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O presente relatório técnico-científico, trata da necessidade de se promover um planejamento para a implementação de políticas linguísticas, em Oiapoque-AP, considerando a realidade fronteiriça existente entre o Amapá-BReGuianaFrancesa-FR. Desse modo, como iniciativa dessas políticas, na referida região de fronteiriça. Objetiva-se apresentar neste trabalho, a proposta de criação de uma agenda de planejamento linguístico, voltada para o francês língua estrangeira (FLE). Esse planejamento é intitulado “Agenda FLE” e visa o chamamento do Poder Público Municipal em Oiapoque-AP, por intermédio de sua Secretaria de Educação, para que coordene a elaboração de uma proposta pedagógica-curricular para o ensino de língua francesa nas escolas desse município, tendo como ponto de partida a legislação local, através da Lei 260/2005. A presente lei tornou obrigatória a oferta de língua francesa nas escolas desse município, desde a Educação Infantil, assim como para o Ensino Fundamental I e II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entretatnto, em que pese a legislação, a rede municipal de ensino de Oiapoque-AP, ainda não possui matriz curricular própria para o ensino de língua francesa em suas escolas, tanto nas escolas do campo, como nas escolas urbanas. Assim sendo, justifica-se o planejamento de uma proposta curricular por meio da Agenda FLE, como forma de consolidar o dispositivo normativo do município e a partir da elaboração e implementação dessa proposta pedagógica-curricular, haverá então um instrumento de melhoria do processo de ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira (FLE), sob a perspectiva das políticas linguísticas, em um contexto fronteiriço.
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FABIOLA NAYANA PENAFORT GONÇALVES
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A ATUAÇÃO INTERNACIONAL DO ESTADO DO AMAPÁ: UM ESTUDO DAS REUNIÕES DA COMISSÃO MISTA TRANSFRONTEIRIÇA BRASIL-FRANÇA (1997- 2019)
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Data: 15/07/2022
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O presente trabalho tem como objetivo fazer um levantamento e análise das ações internacionais realizadas pelo estado do Amapá, entre os anos de 1997 e 2019, na sua relação com a Guiana Francesa, uma coletividade territorial ultramarina da França com a qual o Amapá compartilha uma fronteira de cerca de 730 km. No estudo das relações internacionais, o movimento dos atores subnacionais, como estados federados, agindo internacionalmente é comumente chamado de paradiplomacia. Assim, fundamentada no aporte conceitual de Ivo Duchacek e Panayotis Soldatos, autores clássicos da paradiplomacia; em uma literatura contemporânea do fenômeno paradiplomático; e na base teórica das Relações Internacionais, a partir da perspectiva da Teoria da Interdependência Complexa, a pesquisa é um estudo de abordagem qualitativa, com o método de pesquisa e análise documental das atas das reuniões da Comissão Mista Transfronteiriça BrasilFrança. Criada para operacionalizar o Acordo-Quadro de Cooperação assinado entre Brasil e França em 1996, a Comissão é a esfera a partir da qual a atuação internacional amapaense voltada para a Guiana Francesa desenvolve-se. Diante do levantamento realizado a partir das atas das reuniões, de documentos oficiais derivados das reuniões da Comissão, além da coleta de dados em sites institucionais e jornalísticos, identificamos quais eixos temáticos demostraram mais avanços e, consequentemente, os que apresentaram evolução moderada ou insuficiente. Destacamos também o nível de atuação do Amapá nos campos de cooperação analisados e, finalmente, o perfil da atuação internacional do Amapá usando como referência os estudos de Soldatos e Duchacek sobre a paradiplomacia e suas tipologias. Nossa principal conclusão é que apesar do pouco comprometimento do governo brasileiro com a cooperação entre o Amapá e a Guiana Francesa, da restrita autonomia do estado para o exercício da paradiplomacia e da carência de estruturas governamentais e de recursos humanos qualificados para tratar exclusivamente dos assuntos internacionais do Amapá, é possível afirmar que a atuação do estado amapaense nas relações internacionais trata-se de uma realidade visível.
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MONIQUE JACQUES DO NASCIMENTO
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O BLOG COMO FERRAMENTA DIGITAL PARA PROFESSORES DE LÍNGUA FRANCESA
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Data: 11/07/2022
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Amapá e Guiana Francesa apresentam uma conexão que vai muito além da delimitação de suas respectivas fronteiras. Representados por Brasil e França, os dois territórios compartilham inúmeras experiências, nos mais diversos aspectos, ao longo de anos. No decorrer deste trabalho, buscou-se mostrar o quão imbricados ambos estão e de que maneira a língua exerce seu papel fundamental nessa relação. Para tanto, é proposto a elaboração de um blog para ser usado como ferramenta didática nas escolas da Rede Estadual de Ensino, uma vez que a disciplina de Língua Francesa não é contemplada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático e, portanto, não possui livro didático para ser usado em sala de aula por professores e alunos no decorrer do ano letivo. A ferramenta digital em questão funcionará como um banco de dados em que estarão hospedados de forma online e gratuita textos e atividades que podem ser utilizados por professores e alunos durante as aulas de Francês Língua Estrangeira. O material elaborado contempla, nesse primeiro momento, os conteúdos do 6° ano do Ensino Fundamental.
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GRACIMONE DO SOCORRO DOS SANTOS BRAGA
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TECENDO CAMINHOS: O COMPONENTE CURRICULAR DA DICIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, À LUZ DAS TEORIAS FEMINISTAS, UMA PROPOSIÇÃO
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Data: 06/07/2022
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Alguns desafios históricos se impõem, entre estes, o fato de a história da sociedade ocidental ser atravessada pela legitimação de discursos da desigualdade entre homens e mulheres. A influência do patriarcado, que coloca o homem como o centro do mundo, e por conseguinte, oprime as mulheres, se espraia em todos os meandros sociais, inclusive na escola, umas principais entidades sociais, responsável pela articulação não só de saberes técnicos, bem como, da promoção da cidadania. Nesse sentido, o presente relatório técnico teve como objetivo analisar a presença/ausência de temas relacionados ao papel da mulher em sociedade dentro da construção curricular da disciplina Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada Município de Santana/AP, assim como explorar os possíveis mecanismos que corroboram com a cultura sexista no currículo da referida disciplina e suscitar caminhos possíveis na consolidação de um currículo emancipatório, no que tange as questões de gênero, à luz das teorias feministas. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, apoiada nas técnicas de pesquisa bibliográfica, combinada à análise documental do componente curricular da disciplina Língua Portuguesa, utilizado por três professores do Ensino Fundamental II, da escola Municipal Piauí. As análises realizadas tiveram como aporte teórico os pressupostos das teorias feministas e o resultado aponta lacunas significativas no referente à temática de equidade entre os gêneros no planejamento curricular analisado.
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ELCIMAR DE SOUSA BARROS
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ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS LOCALIZADOS NA FAIXA DE FRONTEIRA DO ESTADO DO AMAPÁ: UMA PROPOSTA TUTORIAL
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Data: 27/05/2022
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O estudo desenvolvido para a construção de um diagnóstico sobre a realidade do ensino de química nas escolas públicas de ensino médio localizadas na zona de fronteira setentrional do Estado do Amapá com a Guiana Francesa e da produção de tutoriais de ensino para a sua utilização nas escolas desta região partiu de uma série de indagações que nortearam a produção de uma dissertação: qual é a realidade do ensino de química das escolas públicas localizadas na zona de fronteira do estado do Amapá com a Guiana Francesa? Como é realizado o trabalho do professor nestas escolas, diante dos altos índices de evasão escolar e de reprovação nas disciplinas das ciências exatas e naturais? Que estratégias são utilizadas pelos professores para a melhoria do ensino e da aprendizagem de química? Com o objetivo de responder a esta temática e, ao mesmo tempo, ter subsídios para a construção do diagnóstico, foi realizada em 2021 uma pesquisa de campo que teve como alvo 09 professores de química e 270 alunos – 30 por escola – de escolas localizadas nos oito municípios situados na zona de fronteira. A partir da realização de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, foram realizadas nas escolas-campo as entrevistas semiestruturadas com os professores e a aplicação de questionário on-line na plataforma Google Forms© para os alunos, com a finalidade de traçar um quadro sobre o ensino de química nestes lugares. Foi diagnosticado que existe uma significativa apatia dos alunos com relação aos conteúdos trabalhados na disciplina em virtude de a mesma ser trabalhada no modelo tradicional – quadro, giz, livro didático e apostilas – e de considerada pouco estimulante, ao passo que os professores apontam como fator principal o baixo investimento governamental nas escolas, tanto para a compra de equipamentos de aulas práticas quanto de financiamento de projetos e a precarização do trabalho como motivos para o fracasso escolar nestas instituições. No sentido de melhorar a qualidade da educação, foi apresentado um conjunto de quatro tutoriais voltados para o ensino da química que se utilizam de elementos que fazem parte da rotina dos alunos, com vistas à busca de novas e envolventes metodologias que possibilitem a participação dos alunos nas aulas e da formação continuada dos professores, tornando, a partir da utilização das metodologias ativas, o ensino de química atraente e dinâmico para conceitos complexos.
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REGINA MARCIA DA SILVA CAMPOS GONCALVES
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTAPARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA FAIXA DE FRONTEIRA AMAPAENSE
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Data: 29/04/2022
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As transformações técnico-científicas da sociedade contemporânea submetem o ensino da Geografia a uma busca por novos caminhos para oportunizar o interesse dos alunos associando temas da espacialidade local e global. Nesta perspectiva, permanece também a preocupação com o meio ambiente, reflexo da atuação da sociedade urbano-industrial e seu atual modelo de desenvolvimento econômico e social. A educação ambiental, usada como ferramenta metodológica, estabelece oportunidades de debates e sensibilização no ambiente escolar para contribuir com a formação do pensamento crítico-transformador e mudança de comportamento. Eis a proposta desta pesquisa: identificar as práticas de educação ambiental e as dificuldades enfrentadas pelos professores de Geografia das escolas de Ensino Fundamental II e Médio da faixa de fronteira amapaense para tornar a educação ambiental mediadora da atividade humana, articulando conhecimento e prática pedagógica. O trabalho se deu em três etapas: a primeira consistiu na pesquisa bibliográfica; a segunda, fundamentou-se no trabalho de campo com aplicação de questionários on-line aos atores envolvidos; e a terceira foi a consolidação de dados, organização do diagnóstico e elaboração do produto técnico. Por fim, como proposta de colaboração para melhorar o desenvolvimento do ensino nas escolas públicas de Ensino Fundamental II e Médio da faixa de fronteira amapaense, esta pesquisa teve como produto um Roteiro de Oficinas de Educação Ambiental com a finalidade de tornar a prática educacional mais atrativa, dinâmica e lúdica.
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HANDERSON LUIZ FERREIRA PINTO
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"ISSO NÃO É AÇAÍ: DA TRADIÇÃO À TRANSFRONTEIRIZAÇÃO DO FRUTO"
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Data: 24/03/2022
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A cadeia produtiva do açaí na região amazônica apresentou nas últimas duas décadas importantes transformações que contribuíram para alterar as relações socioeconômicas, inserir novos agentes e transbordar fronteiras econômicas e culturais. Esta dissertação buscou abordar tais transformações por meio da análise do processo de transfronteirização do fruto através de sua inserção na cadeia global de valor (CGV). No Amapá a participação na CGV está diretamente ligada a presença de empresa exportadora de açaí no estado e que mantém relações diretas com produtores extrativistas. No caso desta pesquisa, foi investigado a relação com a comunidade ribeirinha de Foz do Mazagão na Velho. O objetivo principal foi compreender de que maneira as relações transfronteiriças foram estabelecidas e de que forma esse açaí foi apresentado para atender as conveniências mercadológicas mundiais. Para realizar a pesquisa a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de artigos científicos e jornalísticos, analise de conteúdo de sítios digitais, documentos públicos e material de propaganda em marketing. Questionário em formulários não identificados e rodas de conversas com lideranças da comunidade, extrativistas e representantes da empresa exportadora. Os resultados alcançados nos permitem apontar que as consequências diretas da valorização do açaí nos mercados nacionais e internacionais levam a formação de novas fronteiras econômicas para a cadeia do açaí, a mudanças no comportamento e padrão de vida dos atores sociais envolvidos na base da produção e a uma ressignificação cultural do açaí para espaços não amazônicos.
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CARLOS ALBERTO FARIAS BORGES
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A COOPERAÇÃO POLICIAL INTERNACIONAL ENTRE O AMAPÁ E A GUIANA FRANCESA E O ENFRENTAMENTO DA CRIMINALIDADE TRANSFRONTEIRIÇA
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Orientador : PAULO GUSTAVO PELLEGRINO CORREA
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Data: 15/03/2022
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A cooperação policial entre Brasil e a França, ou mais precisamente entre o Estado do Amapá e a Guiana Francesa, ocorre desde 2010 com a criação e entrada em funcionamento do Centro de Cooperação Policial (CCP) na cidade de Saint-Georges, na Guiana Francesa. O CCP tem como objetivo a troca de informações entre os órgãos de segurança pública da fronteira de forma ágil, segura e com amparo legal em acordos e tratados internacionais. As ações de integração e cooperação envolvem altos investimentos em recursos públicos: recursos humanos, financeiros, materiais, etc. Daí emerge a seguinte questão da pesquisa: ao longo destes dez anos de cooperação policial internacional, como se deu a contribuição do Centro de Cooperação Policial para o enfrentamento da criminalidade transfronteiriça? O objetivo geral deste trabalho é avaliar, sob os aspectos qualitativo e quantitativo, a atuação do CCP em suas ações de cooperação policial internacional que ocorrem na fronteira franco-brasileira. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, de abordagem qualiquantitativa, coletando dados no período de 2010 a 2019. O que se pretende com este trabalho é fazer uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa documental será realizada por meio da análise de documentos conservados em órgãos públicos que fazem parte do CCP: no Brasil, Polícia Federal; na Guiana Francesa, junto à Polícia de Fronteiras (PAF) e na Gendarmerie Nationale, tendo o Centro de Cooperação Policial de Saint-Georges como mediador do acesso aos dados internacionais. Espera-se com esta pesquisa contribuir com os resultados da atuação do CCP, com a atuação dos órgãos que o compõem e com sugestões para o aperfeiçoamento das políticas públicas para a área de segurança de fronteiras.
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RONE LEAO CRUZ
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A URBANODIVERSIDADE NA FRONTEIRA AMAZÔNICA: UM ESTUDO NA CIDADE DE OIAPOQUE-AP/BRASIL
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Data: 14/03/2022
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A presente dissertação tem como objetivo geral Analisar de que forma a urbanodiversidade está presente na cidade de Oiapoque-AP. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de se entender ser há esse urbano diverso no referido município. O trabalho está fundamentado no método do materialismo histórico e dialético, utilizando-se dos seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica de natureza teórico-conceitual, categorias e noções pertinentes à temática em questão: revisão bibliográfica; observação não participante; entrevistas, com perguntas semiestruturadas a moradores da cidade de Oiapoque; e análise e sistematização dos dados coletados, a observação in loco. Esta pesquisa é de cunho qualitativo. Pretende-se demonstrar a relação dessa urbanodiversidade com a identidade cultural, pois a fronteira não é apresentada apenas em seu aspecto geográfico, mas também cultural e social, uma vez que a própria população será protagonista da pesquisa. Sendo assim, foi abordado esse limite não como algo imóvel, mas como elemento agregador de cultura, de construção de relações sociais e influenciadora de comportamentos coletivos. Os resultados obtidos demonstram que a noção de urbanodiversidade pode ser facilmente observada na fronteira pesquisada, o que a torna, de fato, um diferencial em relação às demais localidades fronteiriças. A ideia é visualizar essa urbanodiversidade no cotidiano da fronteira, pois ela ultrapassa os limites geográficos estabelecidos e vem sendo construída ao longo dos anos por meio do contato entre os moradores dos dois lados da fronteira.
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LUCIELE SOCORRO SIMOA
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SUSTENTABILIDADE NO APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO PESCADO NO CENTRO INTEGRADO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM PESCA E AQUICULTURA DO AMAPÁ - CIFPA
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Data: 04/03/2022
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A pesca é uma atividade importante no âmbito economico e social em diversas localidades do Brasil, porém, a industrialização do pescado origina uma quantidade significativa de resíduos. O descarte inadequado destes detritos causa grandes impactos no ambiente e para a saúde. Buscar alternativas sustentáveis que possibilite amenizar essa problemática torna-se um grande desafio. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a atividade de aproveitamento dos resíduos sólidos do pescado desenvolvido no Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá – CIFPA, também conhecida como Escola Técnica de Pesca, local onde o estudo foi desenvolvido, tendo como foco a sustentabilidade ambiental e do trabalho. O CIFPA está localizado na rodovia AP-010, Nº 667 – no distrito Industrial do Município de Santana, o qual faz fronteira com os municípios de Macapá, Mazagão e Porto Grande. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa com investigação exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada através da utilização de preenchimento on line de questionário previamente elaborado, contendo questões abertas e fechadas, disponibilizadas através dos Formulários Google Form e observação direta. Participaram da pesquisa 5 docentes e 18 discentes participantes dos cursos de capacitação destinado ao aproveitamento dos resíduos sólidos do pescado, ocorrido no período de setembro a outubro de 2021. E como resultado, buscou-se: a) caracterização dos subprodutos oriundos dos resíduos sólidos do pescado b) apresentar as técnicas de aproveitamento dos resíduos sólidos do pescado c) produção de um portifólio de produtos criados a partir dos resíduos sólidos do pescado produzidos na escola técnica de pesca do Amapá.
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DÁBILA DE CÁSSIA BRITO DE MIRANDA
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OS IMPACTOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE SEXUALIZAM O CORPO DA MULHER BRASILEIRA NO CONTEXTO DE MOBILIDADE INTERNACIONAL
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Data: 02/03/2022
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Considerando a mobilidade de brasileiras para Guiana Francesa devido à condição fronteiriça Oiapoque (Brasil) e Saint-Georges (França), é possível perceber representações sociais referentes ao corpo da mulher brasileira, seus comportamentos e ações relacionados a uma sexualidade exacerbada. Objetiva-se neste relatório descrever os impactos das representações sociais que sexualizam os corpos das mulheres brasileiras em mobilidade internacional. Para tanto, a pesquisa foi realizada em um primeiro momento por meio de uma pesquisa bibliográfica baseada nas premissas teóricas de Denise Jodelet e Serge Moscovici sobre representações sociais que também auxiliou e conduziu a orientação metodológica para levantamento do material empírico. A coleta de dados resultou na presença de diferentes impactos nas experiências de mobilidade dessas mulheres, em especial situações de preconceito, xenofobia, agressão e assédio sexual, além de uma imagem estereotipada prejudicando a convivência social. A partir disso, chegou-se à conclusão de as representações sociais construídas sobre o corpo da mulher brasileira podem se tornar um fator de vulnerabilidade no contexto de mobilidade internacional.
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VILMARA CRYSTINE FONSECA GOMES DE SOUZA
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MÍDIA E MIGRAÇÃO: A REPERCUSSÃO DO CASO VENEZUELANO NA IMPRENSABRASILEIRA(2016-2017)
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Data: 24/02/2022
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A proposta dessa pesquisa é refletir sobre migrações internacionais e seu entrelacecomaquestãodosdiscursosdasmídias,apartirdaanálisedetipologiasconstruídasdenotíciassobre migrantes venezuelanos no Brasil. Material e Método: A abordagem do trabalho partede 2 veículos da imprensa que serão analisados: em Roraima, o jornal impresso Folha de BoaVista, e nacionalmente recorreremos à Folha de S. Paulo; a fim de se estabelecer um recortetemporal buscaremos analisar a cobertura desses órgãos de imprensa no período entre 2016 e2018. A metodologia a ser utilizada é a análise de conteúdo e a análise de enquadramentonoticioso, onde serão selecionados os assuntos, abordagens e trechos mais significativos,posteriormente separados em temas e subtemas, ilustrando como se representa a nível correnteomigrante.Resultado:Omigranterepresentadopelamídiaéumsujeitomarcadoporvitimizações e construções sobre necessidades, referido pelo tratamento dado pelo Estado oupelaeconomia, semreconhecimento de suahumanidadeediversidade.
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