Dissertations/Thesis

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2024
Description
  • MARQUES FERREIRA BARBOSA
  • ENSINO DE HISTÓRIA E PEDAGOGIA GRIÔ: CADERNO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA PARA OS ANOS INICIAIS

  • Advisor : RAIMUNDO ERUNDINO SANTOS DINIZ
  • Data: Jun 25, 2024
  • Show resume
  • Este projeto de pesquisa para mestrado profissional em ensino de história tem o objetivo de
    apresentar na linha Saberes Históricos no Espaço Escolar, oficinas pedagógicas a partir da
    pedagogia griô e educação quilombola como possibilidade metodológica voltada ao Ensino
    de história na educação escolar da Escola Quilombola Estadual Antônio Bráulio de Souza.
    Produtos educacionais para o ensino de história no chão dos territórios de quilombos
    amapaenses e amazônicos são imprescindíveis para implantação de lei 10.639/03, das
    diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola na educação básica. A
    prática do ensino por oficinas pedagógicas nos anos iniciais tem potencialidades à formação
    cidadã de sujeitos pertencentes a locais que foram postos na periferia social no processo
    histórico brasileiro, desta forma um ensino diferenciado de história com base na pedagogia
    griô contemplará a formação da consciência crítica, investigativa sobre questões raciais,
    indígenas, de gênero, de enfretamento a desigualdades sociais, políticas e econômicas. O
    trabalho terá como suporte teórico pesquisas bibliográficas que tratam das legislações para
    o ensino das relações étnico raciais, pensamento decolonial e ensino de história, educação
    quilombola, educação escolar quilombola, pedagogia griô, racismo estrutural, educação
    antirracista e africanidades, e sobre o quilombo mel da pedreira. Esses escritos serão
    buscados em livros, teses, artigos e bibliotecas digitais. A pesquisa enseja-se qualitativa e
    será na Escola Quilombola Estadual do Quilombo Mel da Pedreira localizado na BR 156, no
    quilômetro 30, área rural da capital Macapá/AP, esta escola oferece somente o ensino
    fundamental (1o ao 5o ano da educação básica) como modalidade de ensino. Nesta haverá a
    realização de entrevistas orais com indivíduos que guardam os conhecimentos tradicionais e
    memórias que serão utilizados como fontes para o planejamento de ações das oficinas
    pedagógicas e entrevistas em forma de questionários aos docentes que trabalham na escola.

  • RONEI FREITAS DA SILVA
  • ENSINO DE HISTÓRIA E PROPOSTA DE USO DO JOGO TABUNEGRO: Nas trilhas da história dos negros no Amapá

  • Advisor : ALEXANDRE GUILHERME DA CRUZ ALVES JUNIOR
  • Data: Jun 9, 2024
  • Show resume
  • A presente dissertação de Mestrado Profissional de Ensino de História, apresenta a
    possibilidade do uso do lúdico no ensino de história através de um jogo de tabuleiro, com o
    objetivo de ser uma ferramenta alternativa no processo de ensino-aprendizagem, utilizado
    na aula de História para o sétimo ano do ensino fundamental da escola Estadual Alberto
    Santos Dumont (no munícipio de Santana-ap). Através do jogo, que possui o formato de uma
    trilha que busca-se trabalhar o conteúdo Escravidão Africana no Brasil e em especial no
    Estado do Amapá. A escolha desse conteúdo, partiu da necessidade da disciplina História,
    trazer mais sentido e significado para os alunos, voltados mais para sua realidade, nesse caso,
    a explanação usará a imagem do nosso maior patrimônio histórico do Estado do Amapá: A
    Fortaleza de São José de Macapá e a contribuição dos trabalhos dos escravos africanos nessa
    fortaleza. Com isso o tema ganha simbolismo, pois parte de uma história regional (História
    do Amapá) para melhor compreender o papel do afroamapenses na História do Amapá,
    Amazônia e do Brasil.

  • CLAUDIA REGINA MARTINS DOS SANTOS
  • POVOS INDÍGENAS ISOLADOS E ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: livro paradidático para o ensino médio.

  • Advisor : DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA
  • Data: Jun 8, 2024
  • Show resume
  • A presente proposta se insere no debate da temática indígena através da lei 11.645/08 e da perspectiva decolonial no ensino de História, enquanto importante ferramenta e método, respecitvamente, para refletir acerca das relações étnico-raciais e interculturais no espaço escolar como forma de democratizar o ensino sobre a diversidade étnica no processo da educação básica. Com o tema “Povos Indígenas isolados e de Recente Contato no Ensino de História na Educação Básica”, objetivamos sistematizar de forma didática os conceitos científicos e jurídicos que constituem o campo, os tratados internacionais respectivos, legislações e outras questões. Este tema será abordado por meio de produção de um livro paradidático voltado para o ensino médio, onde pretende-se visibilizar quais são os grupos étnicos, cultura, territórios, aspectos ambientais, história recente e indigenismo. Questões específicas são: de que forma a produção do TCM pode contribuir com a temática indígena dentro do processo de ensino-aprendizagem através da produção de um livro paradidático enquanto ferramenta de combate ao racismo e ao preconceito? Como produzir um paradidático que aborde os “Índígenas Isolados e de recente contato no ensino de História”? De que forma a produção contribuirá para novas análises dentro do debate acadêmico para o Programa do Profhistória?

  • KEILA CRISTINA BARATA DOS SANTOS
  • A HISTÓRIA DO QUILOMBO DE CUNANI, CALÇOENE, AMAPÁ – LIVRO PARADIDÁDITO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA.

  • Advisor : DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA
  • Data: Jun 5, 2024
  • Show resume
  • A presente pesquisa refere-se ao estudo da relação do ensino de história com a formação
    da consciência histórica e desenvolvimento da identidade étnica quilombola. O objetivo
    é a construção do livro paradidático sobre a história do quilombo de Cunani, em
    localizado no município de Calçoene, Amapá, para que o mesmo seja utilizado como
    instrumento de trabalho no ensino de história na educação escolar quilombola. O
    objetivo didático do livro é através do registro de diferentes dimensões da vida social do
    Quilombo Cunani, contribuir para a formação da consciência histórica em consonância
    com a identidade étnica dos estudantes quilombolas. O apoio teórico deste estudo
    sustenta-se no diálogo entre o ensino de história, consciência histórica e identidade
    quilombola, debate essencial para que possamos refletir acerca de uma aprendizagem
    significativa aos estudantes quilombolas. Para tanto, faremos uma pesquisa qualitativa,
    com uso de fontes orais (produção de entrevistas), análises documentais (relatório
    antropológico, relatório técnico de identificação e delimitação territorial, certificação
    expedida a comunidades) e bibliográfica (livros, artigos e dissertações). Esta é uma
    pesquisa em andamento, então espera-se que a análise desse material nos permita
    informações a respeito do contexto histórico, territorial, econômico e cultural, os quais
    serão os capítulos do livro paradidático sobre o quilombo em questão.

  • LUCIANO DA ROCHA BRAGA
  • "LEVA PRA BENZER": Ensino de História Local e a Tradição das Benzedeiras em uma Sequência Didática.

  • Advisor : ANTONIO CARLOS SARDINHA
  • Data: May 31, 2024
  • Show resume
  • A presente pesquisa pretende discutira produção de um podcast como recurso didático no componente
    curricular de História para a discussão datradição e das narrativas das benzedeiras no ensino de História
    Local, abordando conceitos como o de tradição, ensino de História e História Local, memória, gênero,
    currículo e, claro, a prática do benzimento e as possibilidades de uso nas aulas de História no Ensino
    Fundamental Anos Finais. Dentre os objetivos do estudo está compreender a importância da memória e
    datradição para o ensino de história, identificar as narrativas orais e a tradição das benzedeiras e o lugar
    que ocupam no currículo com base no Referencial Curricular Amapaense, além de investigar as
    possibilidades de uso e aplicação da tradição e narrativas orais das benzedeiras nas aulas de História
    Local através do uso de podcast. O método principal para coleta de dados para subsidiar a elaboração
    do produto (recurso didático em plataforma digital) será de natureza qualitativa, com o usodeentrevista
    emprofundidade junto a benzedeiras da cidade de Santana, estado do Amapá, na tentativa de captar
    relatos orais dessas sujeitas da pesquisa, observando na perspectiva de gênero narrativas pouco visíveis
    nos relatos da historiografia local. Acreditamos que hágrande importância na tradição e nas narrativas
    das benzedeiras e que as mesmas podem contribuir de forma significativa para o ensino de História
    Local através do uso de podcast, o que se mostra como grande estratégia para uma aula que tenha o
    aluno como protagonista no processo de ensino-aprendizagem.


  • MARYJARA SANCHES PENA
  • PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - A VILA CUTACA E OS SILÊNCIOS NA HISTÓRIA DE SANTANA-AP

  • Advisor : ANA CRISTINA ROCHA SILVA
  • Data: May 23, 2024
  • Show resume
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  • IDBAS DO AMARAL PANTOJA
  • A História das doenças no ensino do saber histórico: lepra na Amazônia, uma proposta audiovisual

  • Advisor : PAULO MARCELO CAMBRAIA DA COSTA
  • Data: Mar 16, 2024
  • Show resume
  • Esta pesquisa analisa a viabilidade do uso da História das Doenças no ensino, à
    medida que elas oferecem importantes apontamentos para a compreensão de
    problemáticas sociais, políticas, econômicas e culturais através dos seus contextos
    e desdobramentos. Além disso, apresenta a incidência da lepra na Amazônia entre
    (1920 e 1930) como uma possibilidade a ser explorada em sala de aula por meio de
    um documentário em linguagem fílmica, gerado como “produto” de auxílio ao
    ensino de História. Esta ferramenta tem cunho didático, é destinada ao público
    escolar do ensino fundamental (anos finais). Nesse instrumento, são destacados
    fatos relacionados à hanseníase na Amazônia através de relatos, documentos e
    imagens, com o propósito de enriquecer a aprendizagem e promover a consciência
    crítica dos alunos.

2023
Description
  • JOELMA DA COSTA BARBOSA SIQUEIRA
  • CADERNO DIDÁTICO PARA HISTÓRIA INDÍGENA DO GRÃO-PARÁ 1750-1798

  • Advisor : CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
  • Data: Aug 18, 2023
  • Show resume
  • O objetivo desta pesquisa é contribuir com aplicabilidade da lei n. 11.645/08 nas escolas do Ensino Fundamental.
    Fizemos o trabalho por meio de discussões teóricas ancoradas na Nova história Indígena: Cunha (1992);
    Monteiro(1994); Almeida (2003). Essas discussões possibilitaram perceber as origens dos preconceitos e
    estereótipos ainda existentes em nossa sociedade, especialmente nas escolas e a problematizar os apagamentos e
    invisibilidades dos indígenas na escrita didática da História, sobretudo nos livros didáticos. As pesquisas
    resultaram na produção de um Caderno Didático de História Indígena do Grão-Pará, que traz como proposta aos
    professores de História da Educação Básica o uso de documentos históricos no ensino da temática indígena. A
    documentação trabalhada nesse Caderno pertence ao Arquivo Ultramarino , digitalizada e disponibilizada pelo
    Projeto Resgate , referentes à Capitania do Grão-Pará no período de 1750 a 1798. Há também relatos de viajantes
    do século XVII, pertencentes à Biblioteca Nacional, também disponíveis em formato digital. O trabalho com essa
    documentação, seguindo as balizas da Educação Histórica: Cerri (2011); Schimidt; Barca;Martins (2010);
    Schimidt;Cainele (2004) ajudará os alunos a perceberem o protagonismo dos indígenas do Grão-Pará no contexto
    colonial, período e espaço geográfico marcados pelo apagamento, quando as referências que se tem dos indígenas,
    inclusive nos livros didáticos, é através do olhar do colonizador, que construiu sobre eles uma versão estereotipada
    e preconceituosa da História, ainda reproduzida nas escolas.

  • HEDILANO LUIZ DA SILVA MACIEL
  • CADERNO TEMÁTICO: POVOS INDÍGENAS DO OIAPOQUE NA SALA DE AULA DA EJA.

  • Advisor : CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
  • Data: Jun 23, 2023
  • Show resume
  • A pesquisa objetivou elaborar material para ensinar histórias e culturas dos indígenas do Amapá no
    Ensino Básico, segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo, também, as
    reivindicações dos movimentos indígenas, expressadas pela Lei nº 11.645/08, que no ano de 2023
    completou 15 anos. A pesquisa evidenciou em um Texto de Apoio concepções de ensino de
    História, diversidade e interculturalidade/decolonialidade, fundamentais para discutir a inserção da
    História dos povos indígenas na educação escolar; além de análises dos documentos curriculares
    oficiais (Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Amapá-2016, Referencial Curricular
    Amapaense-2019 e Base Nacional Comum Curricular-2017) que serviram para problematizar a
    ausência de materiais didáticos sobre a temática indígena no componente de História do estado do
    Amapá, sobretudo na EJA. As reflexões teóricas e as problematizações curriculares tiveram a
    finalidade de embasar uma proposta de material didático para docentes e discentes da EJA
    compreenderem a existência e a (re)existência dos povos indígenas na contemporaneidade
    amapaense. O material, Caderno Temático: Povos Indígenas do Oiapoque-AP para a EJA, foi
    organizado por histórias e culturas dos Palikur, Karipuna, Galibi Marworno e Galibi Kaliña do
    município de Oiapoque-Amapá, com textos explicativos, imagens de mapas, fotografias e
    atividades. Essa composição foi realizada a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos
    estudantes indígenas da Licenciatura Intercultural-UNIFAP, livros e artigos de antropólogos e
    historiadores e provenientes de instituições indígenas e indigenistas. Com o Texto de Apoio e o
    Caderno Temático, espera-se problematizar imagens e representações depreciativas, folclorizadas
    e descontextualizadas, ainda reforçadas na sociedade e no espaço escolar, apesar da luta dos
    povos indígenas para (re)significar o seu protagonismo na História do Brasil e na História
    Amapaense.

  • PRISCILA DA COSTA NASCIMENTO
  • ATLAS DO POVO INDÍGENA WAJÃPI DO AMAPÁ “ADVERSÁRIOS QUE ACERTAM OS INIMIGOS”: FAZENDO HISTÓRIA,
    (DE)MARCANDO ESPAÇOS.

  • Advisor : CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
  • Data: Jun 20, 2023
  • Show resume
  • Essa pesquisa se concentra na construção de um Atlas do povo Wajãpi do Amapá para ensinar História
    Indígena. O objetivo foi construir um recurso didático com histórias e saberes da cultura Wajãpi para
    corroborar com a aplicação da Lei n. 11645/2008 e promover práticas pedagógicas para a Educação das
    Relações Etnicorraciais no ensino básico. A construção do material didático se justifica porque constitui um
    desafio conectar a educação e o ensino de História com o lugar e as experiências dos povos indígenas na
    contemporaneidade. A presença indígena está em toda parte, em nomes de lugares, expressões, costumes,
    vocabulários, técnicas, entre outros. Aspectos que fazem parte de nossas vidas e de nossas histórias. Mas, há
    dificuldades em trazer os conhecimentos e os saberes indígenas para nossas aulas, currículos e materiais
    didáticos. Ainda pensamos e reforçamos a presença do indígena colonial. Assim, metodologicamente, a
    pesquisa de cunho qualitativo, foi organizada por meio de: estudo bibliográfico envolvendo ensino de história
    indígena, teorias da aprendizagem para uma pedagogia da autonomia/crítica/decolonial e linguagens para
    produção do atlas; fontes como leis e decretos, que versam sobre o ensino de história e a temática indígena, e
    documentos produzidos pelos Wajãpi. Os dados coletados foram sistematizados, estudados, problematizados,
    decolonizados, interpretados e analisados, considerando que o conteúdo do material produzido será utilizado
    por docentes e discentes do ensino básico. Como resultado foi construído o Atlas do Povo Wajãpi do Amapá,
    com aspectos espaciais, geográficos, demarcação de sua terra indígena, suas memórias, suas cosmologias,
    suas histórias e saberes. A conclusão da pesquisa tem como base as reflexões realizadas para construir a
    proposta didática do Atlas; reflexões que poderão despertar docentes e discentes para conhecer a História
    Indígena, sobretudo dos povos que vivem no Amapá; contribuir para decolonizar um ensino de História com
    currículo e material didático ainda eurocêntrico, contribuindo para a Educação das Relações Etnicorraciais;
    conhecer e reconhecer histórias outras, valorizando a diferença, a existência e resistência dos povos indígenas;
    desenvolver com a temática indígena processos de aprendizagem/“ensinagem”, promovendo empatia,
    autonomia, criatividade, respeito, solidariedade, criticidade, cooperativismo, dentre outros aspectos, no espaço
    escolar e fora dele.

  • FERNANDO SILVA SOUSA
  • A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVAS MITOLÓGICAS PALIKUR POR MEIO DE AULAS-OFICINAS E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.

  • Advisor : CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
  • Data: Jun 16, 2023
  • Show resume
  • Esta pesquisa tematiza a importância de elaborar e discutir propostas e práticas educativas para ensinar
    História e Cultura dos povos indígenas em sala de aula. Desse modo, tem-se como objetivo propor um
    material docente, por meio de aulas-oficinas para produção audiovisual, tendo como foco central as narrativas
    míticas do povo Palikur, localizado na Terra Indígena do Uaçá, município de Oiapoque-Amapá. O processo
    de elaboração do material proposto tem como base teórica elementos das teorias da aprendizagem na
    reconfiguração/avaliação do Ensino de História, das discussões atreladas à implementação da Lei 11.645/08 e
    as relações etnicorraciais, das possibilidades da mitologia do povo Palikur no desenvolvimento da temática
    indígena para anos finais do ensino fundamental, da utilização de linguagens comunicacionais e das aulas-
    oficinas no processo de construção do conhecimento histórico; bem como a construção de aulas-oficina
    visando produzir curtas metragens, organizadas a partir da técnica de Stop Motion. Como resultado,
    apresenta-se o Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) composto por um Texto de Apoio, com reflexões e
    debates teórico-conceituais e educacional sobre o Ensino de História na ressignificação de suas práticas em
    prol da construção do conhecimento significante e um Guia de Ação Docente Compartilhada, com nove
    sugestões de aulas-oficinas para a elaboração da produção audiovisual com a técnica de Stop Motion. Como
    conclusão, espera-se que o TCM possa: provocar a sensibilização de docentes para o trabalho com temática
    indígena dentro da sala de aula, levando discentes a refletirem e a experenciarem aprendizagens e linguagens
    comunicacionais outras para conhecer as histórias e as culturas dos povos indígenas; desbravar
    potencialidades criativas de docentes e discentes ao trabalharem com a temática indígena e com o campo da
    produção audiovisual e a experenciar a elaboração de roteiros mítico-narrativos, traduzindo suas experiências
    e debates/estudos nos curta metragens em Stop Motion de modo significante para repensarem visões
    equivocadas atreladas aos povos originários.

  • GABRIEL RAIOL PINTO
  • CADERNO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: RESISTÊNCIA CABANA EM HQ.

  • Advisor : CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
  • Data: Jun 14, 2023
  • Show resume
  • A pesquisa aborda sobre sujeitos históricos que participaram do movimento da Cabanagem na Amazônia
    paraense, entre os anos 1835 e 1840, mas que foram obliterados pela historiografia tradicional e silenciados
    nos materiais didáticos do ensino básico. Assim, tem-se como objetivo propor material didático que expresse
    a existência e re-existência de sujeitos invisibilizados no movimento da Cabanagem, na primeira metade do
    século XIX, proporcionando a construção de saberes históricos em sala de aula, de forma lúdica e agradável,
    com uma linguagem criativa. Como metodologia, pretende-se: problematizar o ensino de História da
    Cabanagem na sala de aula, utilizando, além de autores e autores do ensino, as ideias e métodos pedagógicos
    de Celestin Freinet, pensador da aprendizagem que faz uso da pedagogia laboral, e de referências da premissa
    decolonial, entre elas de Catherine Walsh, que discute e questiona a subalternidade e a colonialidade do ser,
    do saber e do poder com centralidade no pensamento europeu; interrogar acerca da ausência de pessoas
    outras, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos, nos livros didáticos de História; elaborar sequências
    didáticas para a confecção de histórias em quadrinhos sobre a Cabanagem, sugerindo-se realização de oficinas
    para que discentes possam criar suas próprias HQs, a partir da problematização e construção de roteiros a
    serem intercambiados com discentes da própria escola e de outras instituições de ensino. O resultado deste
    trabalho desdobra-se em duas partes: um Texto de Apoio, com reflexões sobre a historiografia da Cabanagem
    e Caderno com Sequências Didáticas com possibilidades de ensinar Histórias do movimento cabano com
    sujeitos outros que foram obliterados pelo saber escolar. Como conclusão, almeja-se que o trabalho seja um
    instrumento para que docentes do ensino fundamental (anos finais) possam, em conjunto com discentes, a
    partir da pedagogia laboral, desenvolver autonomia para um conhecimento histórico decolonizante, despertar
    empatia quanto ao tema estudado e fortalecer a criticidade, a atitude historiadora, a criatividade e a ludicidade
    no ato de aprender e ensinar.

  • MANOELMA COUTO RODRIGUES
  • AS FAZEDORAS DO MARABAIXO NO ENSINO DE HISTÓRIA: ÁLBUM BIOGRÁFICO-MULHERES MARABAIXEIRAS E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

  • Advisor : CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
  • Data: Jun 13, 2023
  • Show resume
  • Mulheres Marabaixeiras no Ensino de História é o tema dessa pesquisa. Tem-se como objetivo construir
    reflexões acerca da política de combate ao racismo e elaboração de um material educacional a ser utilizado
    nas escolas do ensino básico. Utiliza-se como justificativa a necessidade de evidenciar o protagonismo das
    mulheres no fazer cultural do Marabaixo, no sentido de evidenciar o que estabelece as leis federais nº
    10.639/2003 e nº 11.645/08 para problematizar diversidade cultural e a existência de racismo na escola e na
    sociedade. A metodologia utilizada partiu de leituras e sistematizações de bibliografias e legislações
    relacionadas à temática investigada, bem como fontes documentais, que expressam o protagonismo das
    mulheres marabaixeiras, utilizadas na proposta de um Álbum Biográfico com aulas-oficinas. Como resultado
    foi construído: 1) Texto de Apoio com reflexões acerca da importância das mulheres na construção do
    patrimônio cultural Marabaixo, da possibilidade de inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo
    oficial da rede de ensino e da indicação de alguns caminhos para ensinar história na sala de aula e fora dela e
    2) Material Educacional - Álbum Biográfico das Fazedoras de Marabaixo, com verbetes e imagens das
    mulheres marabaixeiras, além de propostas de atividades (aula-oficinas), direcionadas a docentes do ensino
    fundamental. Como conclusão, almeja-se que o Texto de Apoio e o Material Educacional possam instigar
    docentes para o trabalho com a Educação para as relações étnico-raciais, compreendendo-se as experiências e
    a forma de participação das mulheres negras na manifestação e celebração do Marabaixo.

  • MARITELMA DE SOUZA FERREIRA
  • DEMANDAS ATUAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA À LUZ DA LEI 11.645/2008: PROTAGONISMOS DO MOVIMENTO INDÍGENA EM SUAS LUTAS HISTÓRICAS PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR E ENSINO SUPERIOR

  • Data: May 31, 2023
  • Show resume
  • O Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) contribui com a
    discursão acerca da inserção das histórias e culturas indígenas no Ensino de
    História, evidenciando as conquistas e desafios da aplicabilidade da Lei 11.
    645/2008, que dá obrigatoriedade ao ensino da temática indígena na Educação
    Básica brasileira. Tomou-se como análise a questão do (re)conhecimento das
    histórias e culturas dos povos indígenas do Amapá, com destaque ao
    protagonismo dos discentes indígenas do Curso de Licenciatura Intercultural da
    Universidade Federal do Amapá (Campus Binacional, Oiapoque) – fruto,
    sobretudo, da articulação e organização do Movimento Indígena, que vem
    demandando pela educação intercultural e pelo (re)conhecimento de seus direitos
    naturais, enquanto coletivos diferenciados. O (re)conhecimento, porém, requer
    uma mudança de mentalidade, pautada na pedagogia decolonial e no pensamento
    freireano, que presam pela educação para liberdade, através do estímulo ao
    pensamento crítico e reflexivo acerca da realidade. Orienta-se, então, que haja
    uma “deseducação” para uma “reeducação”; de forma a expandir horizontes de
    vivências que reconhecem o valor da diversidade e pluralidade socioculturais,
    historicamente segregadas pela historiografia e Ensino de História.

  • LUCIANA PAULA SANTOS NICOLETTI
  • Ensino de História na Escola da Prisão: Sequência didática para o uso de uma obra literária nas aulas de história

  • Data: May 30, 2023
  • Show resume
  • Este estudo, denominado “Ensino de História na escola da prisão: Sequência didática para
    o uso de uma obra literária nas aulas de História”, apresenta reflexões sobre a trajetória da
    Educação Prisional no mundo, no Brasil e no Amapá, buscando fundamentar a proposição
    de um produto educacional para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, e que em
    2022, estavam matriculados na Escola Estadual São José, localizada no Instituto de
    Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN. A sequência didática que foi elaborada no
    website do CANVA, apresenta discussões acerca de questões metodológicas que envolvem
    o ensino de História e as potencialidades pedagógicas do uso da literatura nas aulas de
    História, considerando-se as especificidades do ensino em contexto de privação de liberdade
    na capital do estado do Amapá. Com acesso dos professores de História da escola pesquisda,
    espera-se que no futuro o corpo docente utilize a proposta de sequência didática para o ensino
    da Era Vargas, a partir do diálogo entre História e Literatura, e tendo como obra literária
    “Memórias do Cárcere” do autor brasileiro Graciliano Ramos (2018), que também é uma
    fonte histórica que possibilita revelar aspectos do cotidiano da Era Vargas na História do
    Brasil.

  • ERASMO JOSÉ DA SILVA
  • Educação Penitenciária e Ensino de História: Podcast sobre a expedição científica realizada no Jari

  • Data: May 30, 2023
  • Show resume
  • A presente pesquisa intitulada Educação penitenciária e ensino de História: podcast da
    Expedição Científica no Jari tem como objetivos historicizar a educação no contexto prisional e
    criar um conjunto de podcasts sobre a “A Expedição Científica Alemã no Jari (1935-1937)” que
    serão direcionados ao ensino de História na 4a etapa da Educação de Jovens Adultos (EJA) da
    Escola Estadual São José (EESJ). A seleção, leitura e análise das fontes, realizadas no período
    de agosto de 2021 a janeiro de 2022 foram feitas com base em pesquisa bibliográfica e
    documental concernente a fundamentação teórico-metodológica, enquanto a dissertação será
    escrita no método qualitativo. Na segunda etapa do estudo, a coleta de dados através
    questionários, via WhatsApp e de visitas na escola campo ocorridas em 3 e 6/06/22. Pretendemos
    com a pesquisa refletir sobre a origem do modelo atual de educação ofertada às pessoas privadas
    de liberdade e com o Produto Educacional Digital (PED) mostrar que é possível produzir e utilizar a ferramenta tecnológica do podcast como recurso didático no e para processo de ensino- aprendizagem levando em consideração o contexto em que está inserida a escola e as especificidades dos estudantes, pois acreditamos ser uma forma de inclusão digital dos sujeitos- educandos privados de liberdade, de fatos e saberes históricos locais no ensino de história na educação penitenciária.

  • MARCOS JESSE LOPES DA SILVA
  • PATRIMÔNIO CULTURAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: a Fortaleza de São José de Macapá como fonte de conhecimento na ressignificação do Patrimônio Histórico em uma escola de Campinas-SP.

  • Data: May 16, 2023
  • Show resume
  • Conhecer mais a respeito de determinado patrimônio cultural pode gerar uma maior
    relação de pertencimento com a cultura material e, consequentemente, com o passado
    histórico. Isso possibilita um contato mais consciente, no sentido de que toda a
    sociedade deve ter o cuidado de preservá-lo. Partindo desse pressuposto, objetiva-se
    promover a educação patrimonial utilizando a Fortaleza de São José de Macapá como
    forma de valorização do patrimônio cultural e histórico no ensino de História, bem
    como contribuir para uma formação crítica dos discentes, inventiva e reflexiva sobre o
    seu passado, com a finalidade de dirimir processos de destruição do patrimônio
    histórico-cultural. Para tanto, esta dissertação de mestrado propôs como produto o
    desenvolvimento de uma proposta metodológica pautada nos princípios da educação
    patrimonial, composta pela cartilha “Conhecer para preservar: a Fortaleza de São José
    de Macapá” e por uma exposição fotográfica sobre essa fortificação, que foi aplicada a
    alunos do 7º ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de
    Campinas-SP no formato de ação educativa. Os estudantes demonstraram interesse pela
    temática voltada para a educação patrimonial, que foi avaliada de forma positiva e gerou
    os resultados esperados, observando-se um novo olhar sobre sua concepção a respeito
    dos bens culturais, obtido a partir da participação na ação educativa que apresentou um
    objeto cultural (Fortaleza de São José de Macapá), um patrimônio histórico, até então
    desconhecido por eles. Na análise que realizaram em relação ao processo da construção
    dessa fortificação, puderam compreender mais do que o tipo de arquitetura, os materiais
    construtivos utilizados na edificação do monumento e o período em que ela foi
    construída. Isso porque demonstraram reconhecer, acima de tudo, o valor dos grupos
    sociais que participaram da construção da fortaleza – aos quais, por muito tempo, a
    historiografia oficial classificou como “subalternos” e “grupos iletrados”, como é o caso
    de indígenas e negros –, fundamentais para o processo de desenvolvimento cultural,
    social e econômico não somente da região Norte, mas em todo o território brasileiro.
    Além disso, a aplicação da ação educativa proposta neste trabalho promoveu a
    integração de técnicas e atividades, possibilitando ao aluno se apropriar de conceitos
    históricos com temas que envolvem a cultura material, dessa forma, adquirindo um
    papel fundamental no processo de incremento da autonomia do estudante na
    aprendizagem histórica

  • MARIA RITA DO NASCIMENTO MONTE
  • OFICINA EDUCATIVA “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O MINECRAFT: CONECTANDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SANTANA-AP AO PATRIMÔNIO CULTURAL FORTE CUMAÚ”

  • Data: May 9, 2023
  • Show resume
  • Este estudo apresenta reflexões e possibilidades da preservação, no contexto escolar, do Patrimônio histórico, arqueológico e cultural Forte Cumaú, objeto desta pesquisa, através do jogo Minecraft como ferramenta educativa aliada à Educação Patrimonial. O Forte Cumaú foi fundado pelos ingleses e palco da complexa luta entre potências europeias ao longo dos séculos XVII e XVIII na tentativa de conquista da região amazônica. Mesmo desfrutando de um artigo na Constituição do Estado do Amapá como uma área de preservação histórico-cultural e de lazer, não há ações que efetivem a valorização e proteção do Forte Cumaú. A preservação e a valorização tem sido uma dinâmica sócio histórica que se tornou fundamental para efetiva proteção do patrimônio cultural em uma perspectiva relacionada com a Educação patrimonial. A pesquisa tem como objetivo, a inserção de métodos da Educação Patrimonial, de modo que ela se materialize na prática docente para fortalecer os vínculos de identidade e memória dos estudantes com os patrimônios culturais que fazem parte da história local do Estado do Amapá. O produto educacional da pesquisa no Mestrado Profissional em História, foi uma Oficina Educativa que culminou com a construção do Forte Cumaú pelos alunos, utilizando o jogo Minecraft como ferramenta de criação. Como resultado, elaborou-se o Caderno didático-informativo que divulga as atividades da Oficina Educativa, suporte para os professores que queiram trabalhar a Educação Patrimonial e os jogos virtuais no espaço escolar, para o reconhecimento e a valorização dos patrimônios culturais do Amapá. A proposta é contribuir para a construção de práticas pedagógicas que ofereçam subsídios para a construção do conhecimento, valorização e preservação de bens culturais, como o Forte Cumaú, no ambiente escolar, através de novas práticas educativas.

  • FRANCISCA BORGES DE SOUSA
  • Descortinando Macapá: lugares e memórias macapaenses na sala de aula.

  • Advisor : SIDNEY DA SILVA LOBATO
  • Data: Mar 31, 2023
  • Show resume
  • O projeto de pesquisa intitulado A cartografia dos lugares perdidos: memória, cidade e ensino
    de História pretende abordar a memória enquanto trabalho de reinterpretação do passado,
    enfocando os lugares de vivência obliterados pelos discursos hegemônicos. O objetivo principal
    é proporcionar reflexões aos estudantes sobre o que tem sido construído como memória social e
    a quem tem sido negado a direito a ela. Neste atinente, os estudantes poderão, no estudo da
    história local, reconhecer a multiplicidade de vozes e de experiências que compõem nossa
    história, bem como ter condições de criar referências para a construção de suas identidades e de
    seus grupos de pertença. Como resultado das análises e discussões, essa pesquisa se sustenta na
    leitura e interpretação da bibliografia especializada nos seguintes eixos temáticos: memória,
    cidade e ensino de História local, além de tratar da formação histórica da cidade de Macapá, e
    seu processo de modernização. Este projeto terá como propósito final a elaboração de um
    catálogo com os lugares de memória perdidos da cidade de Macapá, onde serão elencados
    lugares de vivências constitutivos da identidade dos mais diversos atores sociais desta cidade,
    de forma a problematizar a leitura de novos enredos que desenham a historicidade de Macapá,
    ressignificando processos e sujeitos marginalizados pela história oficial.


  • FLAVIO SOUSA DE JESUS
  • “CLARA DOS ANJOS”: AULAS-OFICINAS DE HISTÓRIA E LITERATURA PARA RESSIGNIFICAÇÃO POSITIVA DA MULHER NEGRA NO TEMPO PRESENTE.

  • Data: Jan 30, 2023
  • Show resume
  • Esta dissertação apresenta reflexões ao analisar a ressignificação feminina negra na
    literatura Brasileira partir da obra literária “Clara dos Anjos” como estratégia à
    aplicabilidade da Lei 10.639/03, de modo a cultivar a Educação antirracista, a partir
    do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola Estadual
    Rivanda Nazaré da Silva Guimarães em Macapá/AP. Para tanto, elaborou-se um
    manual metodológico de aulas-oficinas que foi aplicado em quatro turmas do nono
    ano, dos anos finais do ensino fundamental, no intuito de desenvolver as ideias
    históricas dos discentes com relação ao conceito de ressignificação feminina negra.
    O objetivo é historicizar a mulher negra como sujeito histórico central na literatura:
    “Clara dos Anjos” de Lima Barreto, trazendo ao debate a questão do racismo
    estrutural na sociedade brasileira. A metodologia enseja-se qualitativa, como uma
    pesquisa-ação realizada com os grupos de discentes. Sendo a literatura a fonte
    principal, onde, buscou-se através das aulas-oficinas ressignificar positivamente as
    percepções dos discentes sobre as representações femininas negras na produção
    literária, apresentando outra história que ressignifica a imagem da mulher negra no
    tempo presente. Os teóricos base dessa dissertação são: Lélia Gonzalez (2018),
    Sandra Pensavento (2003),Silvio Almeida (2019) e Isabel Barca (2004). O trabalho

    realizado gerou um produto pedagógico denominado: “Clara dos Anjos”: aulas-
    oficinas de história e literatura para ressignificação positiva da mulher negra no

    tempo presente. Sendo, o produto um manual metodológico de aulas-oficina para
    ensino de História. E teve como base para criação a proposta de aulas-oficina
    defendida por Barca (2004), de modo a ser usado como ações pedagógicas
    alinhadas a educação antirracista. Os resultados apontam que há uma importância
    do uso da história e literatura no processo de ressignificação da mulher negra para
    um debate no ensino de história voltado as relações étnico-raciais na escola.

  • SOCORRO MADZY MARTE
  • O USO DA PEDAGOGIA GRIÔ NAS AULAS DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA DO 4º E 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL SÃO PAULO – SANTANA/AP

  • Advisor : RAIMUNDO ERUNDINO SANTOS DINIZ
  • Data: Jan 27, 2023
  • Show resume
  • O texto em tela tem como finalidade de debater a temática da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Ensino de História nas escolas brasileiras com a aplicação da Lei nº. 10.639/03, em especial a partir da aplicação de uma metodologia de ensino pautada no uso da pedagogia Griô para alunos do 4º e 5º anos das séries iniciais da Escola Estadual São Paulo, localizada no município de Santana/AP. A pedagogia Griô foi escolhida em virtude de adotar, a partir de recursos como a contação de histórias de África somado ao uso de outros recursos como a música e as artes cênicas que trabalham a tradição oral nas aulas de História e sua contribuição para a construção de um conhecimento histórico, cultural e identitário que permita o combate de preconceitos e estereótipos direcionados aos povos de África na realidade brasileira dentro do contexto escolar com experiências exitosas em outras cidades do país, principalmente aslocalizadas nas zonas periféricas das mesmas, como é o caso da escola-campo escolhida. Baseado em leituras de autores que falam da história e realidade dos povos de África, do ensino de História e dos contos africanos, bem como a análise da História com a adoção de fontes orais afro-referenciadas acrescida de uma abordagem metodológica que consiste no desenvolvimento de oficinas que têm como base a pedagogia Griô com práticas viabilizadas a partir da contação de histórias, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes e análise das dinâmicas a partir da coleta de informações por meio de formulários e registros fotográficos. Vale ressaltar que, como resultado do estudo realizado, será montado um Caderno de Atividades Pedagógicas Griô (CAPG) e serão realizados ciclos de atividades na escola baseados no uso da pedagogia Griô, que terão como foco reconhecer as peculiaridades históricas e culturais africanas e afro-brasileiras, com vistas à promoção de uma educação antirracista capaz de combater o preconceito e as discriminações raciais no cotidiano escolar, de modo a viabilizar reflexões e debates acerca das aprendizagens sobre o tema no Amapá

2022
Description
  • JOAO VINICIUS MARQUES GAIA
  • Pedagogical notebooks are courseware that help teachers in the task of preparing lesson. This work did proposal the confection of a pedagogical notebook for history lesson based on the way of life the community remains of quilombo Mel da Pedreira, in Macapá municipal; and that satisfy the demand express on law nª 10.639/2003 and on Nacional Directives for Ethnic-Racial Education. On of the points that usually indicated as obstacles of the implementation of the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture is the lack of material for use in the classroom.  By proposing the elaboration of a pedagogical notebook, we aim to provide the teacher with resources that can help hum in the classroom, such as: support texts, maps of the region and lyrics of hymns composed by the residents themselves for use in local church. In this way, the product will help the student to develop the skills and competences provided by the Common Curricular Base (BNCC) for the History curricular component.

     

     

  • Advisor : DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA
  • Data: Dec 20, 2022
  • Show resume
  • QUILOMBO – HISTORY TEACHING – PEDAGOGICAL NOTEBOOK – MEL DA PEDREIRA

  • ALDECI DA SILVA DIAS
  • This study aims to analyze and interpret the lyrics of the Marabaixo thieves with instruments capable of producing different types of knowledge, seeking to understand which themes are present in the lyrics. The work has as methodological references, bibliographic research, documental research based on qualitative research. This is because bibliographic research seeks to explain a problem from theoretical references published in documents (Thieves). The theoretical basis is the Decolonial Studies and the New Cultural History that made it possible to re-signify knowledge from the life experience and the world/society reading that the composers had of the Thieves, about the events produced in the community of the Laguinho neighborhood. The method of approach used was the deductive method, considering that it is a research that operates in the theoretical-interpretative field of reality. Deduction is the path of consequences, because a chain of reasoning in descending connection, starting from the general to the particular. The Learning Theory was by David Ausubel, which brings important elements to the discussion, among them, the significant learning that values the previous knowledge brought by the students, in addition to giving new meaning to them by adding new elements that help in the understanding of school learning. The work is divided into three chapters. The first discusses the teaching of history, memory, legislation and decolonial studies, establishing a discussion with the teaching of history. The second brings together a little of the history of the lagoon, which aims to place the reader in this space eminently marked by Afro-descendant traditions. The third brings the proposal of the pedagogical catalog as a didactic resource (product) for history classes, for Elementary School final years. It concludes that the lyrics of the Thieves are important sources for the Teaching of History, because these lyrics have different understandings in the field of politics, gender, religiosity, daily life, among others, and that reveal the way in which the individual apprehends this information. In addition to bringing picturesque information about the arrival of Governor Janary Gentil Nunes in Amapá Territory.

  • Data: Dec 20, 2022
  • Show resume
  • Keywords: Letters; Marabaixo; knowledge; Learning; Teaching                                     

  • ALINE TAVARES MONTEIRO
  • A FESTA DE SÃO TIAGO EM MAZAGÃO VELHO: proposta metodológica com aulas-oficinas para o Ensino de História Local

  • Data: Oct 24, 2022
  • Show resume
  • O presente trabalho intitulado: A FESTA DE SÃO TIAGO EM MAZAGÃO VELHO: proposta metodológica com aulas-oficinas para o Ensino de História Local, tem como objetivo construir propostas de sequencias didáticas a partir de aulas-oficinas sobre a Festa de São Tiago. O referido material contará com imagens, textos, documentos

    relacionados a festa que proporcionará um maior conhecimento à professores sobre o
    ensino de história local, além de problematizar conceitos como memória, identidade e
    patrimônio cultural, essenciais para construção do conhecimento histórico em sala de
    aula. As principais fontes utilizadas nesta pesquisa foram as fontes relativas à festa, tais
    como: audiovisuais (fotografias, vídeos, documentários), mapas e jornais. O trabalho
    contempla aspectos históricos, culturais e sociais da Festa de Mazagão Velho. A pesquisa
    adequa-se à área do Ensino de História, na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço
    Escolar. Como resultado espera-se que o produto auxilie docentes a trabalhar essa
    importante festividade, que conta a história de um povo que atravessou o Atlântico e que
    mesmo depois de mais de 200 anos ainda conta sua história através de cantos, danças,
    rezas e encenações na cidade de Mazagão Velho.

  • WANDA MARIA DE SOUSA BORGES FILHA
  • CATÁLOGO EDUCACIONAL - CURIAÚ: HISTÓRIAS, SABERES E AFRICANIDADES.

  • Data: Oct 11, 2022
  • Show resume
  • Esta pesquisase refereànecessidade de inclusão datemáticaafro-brasileiranas escolas
    do Amapá e do Brasil.Assim, o objetivo foielaborar um material didáticoparadocentes
    do ensino fundamental focalizandoo Quilombo do Curiaú, no estado do Amapá,como
    modo deensinara História e a cultura afro-brasileira,a partir de uma perspectiva
    decolonial e deuma educação antirracista.O apoioteóricodeste trabalho ancorou-se no
    diálogoenteEnsinodeHistória,EducaçãoparaasRelaçõesÉtnico-Raciaise
    Decolonialidade,diálogo necessárioparaquestionara matrizcolonial de poder vigente
    natrama social e educativa,quedemarca odiscurso hegemônico eurocêntricoeo
    processo deestereotipia e folclorização dos povosafro-brasileiros,aindapresenteno
    espaço escolar, sobretudonoscurrículos enosmateriais didáticosdasescolas brasileiras.
    Nessa perspectiva, foi construído umCatálogo Educacional intitulado“Quilombo do
    Curiaú:Histórias, Memórias, SabereseAfricanidades, acompanhado de um Texto de
    Apoio,com base em pesquisas bibliográficas,documentais ede campo (observações
    etnográficas).OCatálogo evidencia alguns contextos históricos, territoriais, econômicos
    eculturais,expressados pelosmodos deser, de sentir e de viverdas gentes doQuilombo
    doCuriaú. Como resultado dessa pesquisa, espera-seque omaterial didático,com foco
    nas comunidades doCuriaú,possaprovocarreflexões equestionamentosacerca das
    representações edasnarrativas depreciativasde subalternidade e de invisibilidade,
    impostas aos povos afro-brasileiroseque seja uma ferramenta para que docentes do
    ensino fundamentalajudemacombaterracismosno espaço escolar e na sociedade.

  • LUIS ANTÔNIO ANDRADE DA SILVA
  • CADERNO TEMÁTICO: POPULAÇÕES INDÍGENAS E A LEI 11.645/2008

  • Data: Aug 31, 2022
  • Show resume
  • O objetivo desta pesquisa é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem referente à
    temática indígena nas escolas públicas e privadas do Amapá e do Brasil, além de auxiliar na
    efetivação da Lei 11.645/08, que determina a inclusão do ensino da História e cultura indígenas
    nos currículos da Educação Básica. A fundamentação teórica deste trabalho ancora-se no
    conceito de decolonialidade, que embasou o necessário questionamento acerca da matriz
    colonial de poder, ainda vigente em nossa trama social e educativa. A partir do diálogo
    estabelecido entre o pensamento decolonial e a abertura política vislumbrada pela lei de 2008,
    tornou-se possível a reflexão crítica sobre a história perpetuada e marcada por um processo de
    estereotipia e folclorização dos povos indígenas, presente sobretudo nos materiais didáticos
    adotados pelas escolas brasileiras. Nessa perspectiva, foi construído um Caderno Temático para
    abordar as histórias e as culturas indígenas nas escolas de Ensino Médio do Amapá e do Brasil,
    de modo a estabelecer um espaço de questionamento do discurso hegemônico eurocêntrico
    focado no “índio genérico”. Assim, o Caderno Temático pretende ser um material didático para
    que os professores do ensino básico possam inserir a temática indígena em suas aulas,
    possibilitando aos estudantes aprendizagens mais significativas, nas quais possam perceber o
    protagonismo dos povos originários, com suas histórias e identidades étnicas reconhecidas e
    valorizadas. Desse modo, como resultado da pesquisa, o Caderno Temático expressa a relação
    entre o saber acadêmico e o saber escolar, tão necessário para a prática educativa e para atender
    uma exigência legal, quase ignorada pela maioria das escolas de Ensino Médio no Amapá.

  • NUBIA MARIA SANTOS DA SILVA
  • UM JESUÍTA LUXEMBURGUÊS NA AMAZÔNIA SEISCENTISTA: A crônica e cartas de João Felipe Bettendorff e seus usos no Ensino de História no Amapá

  • Data: Aug 4, 2022
  • Show resume
  • As cartas e a crônica do jesuíta luxemburguês João Felipe Bettendorff (1661-1698) são
    importantes documentos históricos para analisar e interpretar a relação dos jesuítas no vasto
    espaço amazônico, bem como a relação com os indígenas no período seiscentista. Trabalhar
    com essas correspondências nas aulas de História tem o objetivo de estimular os alunos a
    conhecerem a História da Amazônia do século XVII, além de incentivá-los a analisar
    criticamente cartas e crônica de Bettendorff enquanto documento percebendo as
    representações de todos os personagens envolvidos no contexto amazônico, para desmistificar
    preconceitos e/ou carências em relação a assuntos sobre a Amazônia. A aplicabilidade das
    atividades com os documentos do jesuíta será realizada com alunos do 7o ano do Ensino
    Fundamental na Escola Estadual Professor Irineu da Gama Paes. As possibilidades
    metodológicas para o uso dos escritos de Bettendorff no ensino de História estarão presentes
    em um fascículo que será produzido como produto para o Trabalho de Conclusão de
    Mestrado- TCM, e que servirá como material complementar para o professor de História em
    suas aulas.

  • ELIANA PENHA NUNES
  • O fio de Ariadne no labyrintho confuso: jesuítas e indígenas na Amazônia colonial em narrativas didáticas

  • Data: Aug 2, 2022
  • Show resume
  • Este trabalho tem como objetivo principal propor um capítulo de livro didático sensorial
    (material sensorial) sobre a temática indígena e jesuítica na Amazônia colonial portuguesa
    no século XVII, como um instrumento educacional para apropriação do conhecimento de
    professores e de estudantes do 6a ano do Ensino Fundamental. Os conceitos relativos ao
    livro didático de História e as metodologias de ensino balizaram a construção deste
    material, bem como os relativos à aprendizagem integral, fundamentada por Carl Rogers.
    No que diz respeito às representações do indígena e jesuíta, busca-se, em sua composição,
    mostrar a cultura e a história na Amazônia colonial diferente das abordagens construídas
    no século XIX, a fim de valorizar seus protagonismos nos dias atuais. Dedica-se, também,
    em superar o processo de exclusão social dos indígenas e jesuítas das páginas dos livros
    escolares, especialmente os da Amazônia, e que também gerou (trouxe) implicações
    (históricas) para os indígenas de todo o Brasil (ao longo dos anos), a fim de superar as
    visões estereotipadas e discriminatórias dessas representações.

  • ROSALIA MARIA DE OLIVEIRA
  •  PÁGINAS DE UM DIÁRIO NA SALA DE AULA: a construção de narrativas com os relatos de viagem de Alexandre Rodrigues Ferreira

  • Data: Jul 22, 2022
  • Show resume
  • O tema proposto Páginas de um Diário em Sala de Aula: a construção de narrativas
    com os relatos de viagem de Alexandre Rodrigues Ferreira, tem como proposta apresentar
    uma problematização de como trabalhar conceitos como eurocentrismo, alteridade e
    preservação do ambiente através do estudo dos relatos de viagens do naturalista Alexandre
    Rodrigues Ferreira.
    O objeto de estudo da pesquisa que se insere nesse tema, são os relatos de viagens de
    Alexandre Ferreira escritos no seu Diário Viagem Filosófica ao Rio Negro, como fonte
    histórica da minha pesquisa.
    O recorte espacial e temporal está inserido na Amazônia Colonial e no período de
    governo pombalino da época do Iluminismo do século XVIII. Esse período dos Setecentos
    destaca-se pelo seu contexto sociopolítico, econômico e cultural com ênfase nas viagens
    marítimas e científicas à Amazônia a partir do século XVII.

  • OCILENE MONTEIRO CANTIDIO
  • AS REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO NO LIVRO HISTÓRIA GLOBAL, DE GILBERTO COTRIM (2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO)

  • Data: Jul 13, 2022
  • Show resume
  • O texto apresenta o projeto de produção do trabalho final do mestrado profissional em ensino de história. Será operacionalizado o conceito de representações com a finalidade de refletir sobre as mulheres no livro didático de história. Buscar-se-á construir uma argumentação referente a invisibilidade e silenciamento dessas mulheres. O objetivo é a produção de sequências didáticas como ferramentas para ressignificar os conteúdos ensinados em sala de aula promovendo a compreensão do protagonismo das mulheres em eventos, contextos e processos da história nacional. Espera-se que a intervenção proposta venha a contribuir para o reconhecimento da igualdade entre mulheres e homens como fundamento democrático na sociedade brasileira.

  • ROGERIO COELHO SERRAO
  • MEMÓRIAS E SAMBAS-ENREDO: POSSIBILIDADES DE SEUS USOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

  • Data: Jun 30, 2022
  • Show resume
  • O estudo pretende apresentar possibilidades utilização de letras de sambas-enredo no ensino
    da cultura e história africana e afro-brasileira, determinado pela lei 10.639/2003, e no ensino
    de história local. Foram analisadas as letras de sambas-enredos da Universidade de Samba
    Boêmios do Laguinho e dos Piratas Estilizados que abordam as histórias do bairro do
    Laguinho e da cidade de Macapá. Nosso objetivo é compreender como tais letras abordam os
    temas relativos às tradições negras e à modernização recente da capital amapaense. O estudo
    nos possibilitou inferir que, além de críticas sociais, o Carnaval também oferece momentos
    nos quais a agremiação rememora suas origens ancestrais, seus “ilustres” moradores e as
    contribuições destes para a comunidade do samba, para o bairro e para a cidade, exaltando,
    assim, sua história e identidade. Entendemos que os sambas-enredo são feixes de memória
    que tornam possível explorar temas destacados pela lei 10.639/2003 no ensino de História. De
    forma que lembranças importantes para as agremiações podem ser articuladas ao ensino de
    história local, sempre relacionando as contribuições de sujeitos e/ou manifestações culturais
    ao contexto histórico amapaense e mais amplo.

  • ACIR FURTADO GONÇALVES
  • EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ITINERANTE DA ESTRADA DE FERRO DO AMAPÁ

  • Data: Jun 3, 2022
  • Show resume
  • A práxis-educativa ganha contextualização da historicidade local, baseada em fontes primárias de álbuns de família, que retratam a relação sujeito-objeto. A Estrada de Ferrodo Amapá e as pessoas que exerciam uma correlação com o trem: o produtoapresentado, por meio de uma Exposição Fotográfica Itinerante. A dinâmica utilizada como metodologia tem como foco trabalhar a aprendizagem significativa por meio daexploração da História Local. Será realizada nas escolas públicas de Macapá e Santana.Ao término da exposição pretende-se consagrar e ampliar os objetivos do conhecimento cientificizado, desenvolvido ao longo da pesquisa com a construção do produto. A
    atuação de forma transdisciplinar estende possibilidade de visualização e ampliação doconhecimento histórico ao público em geral, por intermédio da doação do acervofotográfico a um museu. É necessário universalizar o conhecimento suscitando ahistória da Estrada de Ferro do Amapá, sendo também um meio de anúncio e denúncia
    da atual realidade. Esta atitude atua como um sinal de resistência, que se recusa a ver a destruição do patrimônio público e histórico, abandonado ao relento e a ações de vândalos. Os instrumentos descritos são suportes para evidenciar objetivos implementados, e sustentar os meios substanciais para qualificação do TCM.

  • VERA DO SOCORRO CUNHA DA SILVA
  • VILA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ, PROJETO PINSONIA, OS “COSTUMES” E O ENSINO DE HISTÓRIA

  • Data: May 9, 2022
  • Show resume
  • A partir de uma busca feita em manuais educacionais que abordam temáticas da
    história do Amapá, percebe-se que a educação básica encontra-se carente tanto de material
    quanto de metodologias que fomentem o estudo da história local no chão da sala de aula para
    que, assim, o estudante possa ter interesse em querer aprender sobre o tema. Soma-se a essa
    lacuna outro agravante, que diz respeito à retirada da disciplina “Estudos Amazônicos” do
    currículo amapaense, fato que poderá impactar diretamente e de forma negativa no ensino da
    História Local, dado que, sem esse ensino, o estudante tenderá a não se perceber nas
    conjunturas históricas, comprometendo ainda a sua percepção como sujeito histórico.
    Partindo dessas evidências, considero essencial que educadores e pesquisadores,
    adentrem nesse universo de estudo e pesquisa sobre a história local, de modo a buscar novos
    mecanismos de aprendizagem para esse campo do saber, que ainda possui muitas lacunas a
    serem preenchidas com relação à contextualização histórica desse lugar.
    Para tanto, com a intenção de identificar o potencial de estudo do Projeto Pinsônia,
    assim como viabilizar a sua aplicabilidade na educação básica, elenquei as seguintes
    perguntas norteadoras para a pesquisa: qual a contribuição do uso de fontes documentais no
    ensino de história para a produção do conhecimento histórico na educação básica? Como a
    problematização do estudo dos costumes de uma região pode contribuir para a tomada de
    consciência histórica por parte dos estudantes com relação a sua percepção de sujeitos
    históricos na sociedade da qual fazem parte?

  • FLÁVIO MACHADO DOMINGUES
  • O Cinema na sala de aula: A utilização do filme “Ele Está de Volta” para debater os negacionismos.

  • Data: Feb 15, 2022
  • Show resume
  • Este estudo tem como objetivo elaborar um processo educacional,
    relacionando o cinema como ensino de História, a partir da utilização do filme “Ele
    Está de Volta”, em turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, da Escola Antônio
    João, a fim de discutir o conceito de negacionismo, de forma mais aprofundada, além
    de outros, não menos importantes, tais como temporalidade e autoritarismo. Além
    disso, o estudo fará uma abordagem ao conceito de filmes satíricos, com cunho
    político e social. A linha de pesquisa de nosso estudo é Linguagens e Narrativas Históricas:
    Produção e Difusão, sendo a área relacionada a pesquisa o Ensino de História. Essa
    linha de pesquisa desenvolve estudos sobre a questão da linguagem e da narrativa
    histórica, considerando diferentes tipos de suporte, tais como filmes, livros,
    programas televisivos, sitios da internet, mapas fotografias, etc. A partir da
    problematização do uso da linguagem, o objetivo é produzir materiais destinados ao
    uso educativo, considerando também as possibilidades de difusão científica da
    História.

2021
Description
  • RAQUEL TRINDADE RAMOS
  • Cantando, bebendo e dançando: o turé Karipuna no ensino de História. 

  • Advisor : MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
  • Data: Nov 29, 2021
  • Show resume
  • O presente trabalho apresenta reflexões e possibilidades para a aproximação entre a
    temática indígena e o Ensino de História. Essa aproximação ocorrue através do estudo do
    Turé, realizado pelos Karipuna, etnia indígena que habita no município do Oiapoque no
    estado do Amapá. O Turé é um ritual festivo de agradecimentos aos seres sobrenaturais,
    logo comporta-se como parte da cultura e identidade deste grupo indígena. Utilizando o
    Turé como como objeto de referência para o Ensino de História objetivou-se demonstrar
    que é possível inserir a história e a cultural indígena no contexto escolar, proporcionando
    assim novas abordagens na construção do conhecimento histórico, propondo romper com
    a visão eurocêntrica ainda predominante nas salas de aulas sobre os indígenas do Brasil,
    e, mais especificamente, sobre suas manifestações culturais, materializando assim o que
    prevê a Lei 11.645/2008. A metodologia para desenvolver as atividades utilizadas em sala
    de aula foi baseada em aulas-oficina de Isabel Barca. Nestas aulas os discentes
    efetivamente são considerados como agentes ativos na construção do seu conhecimento.
    A utilização da ludicidade foi utilizada porque as atividades lúdicas podem ser adequadas
    ao cotidiano da sala de aula, direcionando um modo eficiente, dinâmico e divertido de
    ensinar e aprender. As referências das teorias de aprendizagens de Jean Piaget e Lev S.
    Vygotsky possibilitaram destacar a imensa influência da brincadeira na vida das crianças
    para o desenvolvimento de sua aprendizagem, criatividade e sociabilidade. Deste modo,
    foram desenvolvidas várias atividades com os estudantes do 6o Ano da Escola Estadual
    Deuzuite Cavaltente, tais como: roda de conversa com um indígena Karipuna, visita ao
    Museu Sacaca (aula passeio), oficinas de grafismos e a produção de um diorama, material
    lúdico que permite aproximar o teórico com o prático nas aulas de História. Como
    resultado deste trabalho apresenta-se um texto dissertativo contendo o processo de
    investigação e os caminhos para a produção do diorama, bem como sua aplicabilidade em
    sala de aula.

  • MIDIANI DA COSTA MACIEL
  • MINECRAFT E IDADE MÉDIA EM SALA DE AULA

  • Data: Sep 6, 2021
  • Show resume
  • Este presente trabalho, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em
    Ensino de História – PROFHISTÓRIA, vincula-se à linha de pesquisa Linguagens e narrativas
    históricas: profusão e difusão. Tem como objetivo não somente refletir sobre o uso dos jogos
    digitais como instrumentos metodológicos, mas analisar uma prática de ensino aplicada a uma
    turma do 7o Ano que utilizou o Minecraft nas aulas com a temática medieval, em uma escola
    pública da rede estadual de ensino no município de Santana, estado do Amapá. As informações
    produzidas a partir das análises dessa prática metodológica permitiu fundamentação na
    compreensão das relações que se estabelecem entre o uso da linguagem dos jogos e o
    conhecimento histórico escolar, e pode contribuir na reflexão de novas propostas que buscam
    adentrar no mundo dos games, considerando que esse faz parte do cotidiano das atuais gerações
    de estudantes.

  • DOVAL TOMAZ DE BRITO
  • FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ: da construção à transformação em ícone da amapalidade

  • Data: Jun 23, 2021
  • Show resume
  • A pesquisa centraliza-se na Fortaleza de São José de Macapá abordando sua dimensão de patrimônio histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e, por conseguinte, sua representatividade entre os diversos seguimentos sociais do estado do Amapá, bem como as potencialidades de usos desse monumento como recurso de ensino da história local. Os objetivos incluem a análise e compreensão da importância da fortificação no contexto colonial, e sua ressignificação a partir da criação do Território Federal do Amapá. Incluem ainda a identificação dos laços históricos e socioculturais entre a Fortaleza e os grupos étnicos amapaenses. O trabalho se desenvolve a partir do estudo de fontes documentais escritas correlatas à patrimonialização, buscando perceber os fundamentos históricos que sustentaram o tombamento da Fortaleza, no sentido de se identificar a presença, neste argumento oficial, dos agentes históricos de sua construção; também se realiza com base na análise de ações institucionais que aproximam o patrimônio com a sociedade e com o ensino escolar, comparando os significados individuais e de grupos resultantes dos variados usos socioculturais que, por sua vez, geram diversas relações identitárias. Os resultados apontam para uma presença cada vez maior da Fortaleza, enquanto patrimônio histórico, na memória e no cotidiano da sociedade amapaense, levando à uma institucionalização de seu nome e de sua imagem, usados em diversas formas, indo desde a simbologia oficial do poder público, passando pelas atividades econômicas, até aos aspectos culturais indígenas e negros, fazendo da Fortaleza de São José de Macapá um ícone da amapalidade

2020
Description
  • ELIANA DA SILVA RIBEIRO
  • História em nossos quintais: possibilidades de uso(s) no Ensino de História do Sítio Arqueológico Pacoval em Macapá, Amapá/Brasil.

  • Data: Nov 30, 2020
  • Show resume
  • O estudo versa sobre uma proposta metodológica propositiva na Educação Básica para o
    Ensino de História, por meio de ações educativas subsidiadas pela cultura material do
    Sítio Arqueológico Pacoval, na cidade de Macapá/Amapá-Brasil. A proposta tem como
    perspectivas epistemológicas as pedagogias freireana e decolonial voltadas para
    alunos(as) do 6o ano do ensino fundamental (antiga 5o série), da rede pública e particular
    de ensino. Assim, as ações pedagógicas realizadas na escola Estadual Deusolina Salles
    Farias como aulas dialogadas, oficina de escavação simulada, palestras, visitas a museus
    e entrevistas com especialistas que tiveram contato com o material do sítio mencionado,
    visam contribuir para a problematização e desconstrução de discursos canônicos e
    eurocêntricos e possibilitar a construção de olhares e ações críticas e emancipatórias que
    respeitem e valorizem a História e a Cultura dos povos indígenas, habitantes do Amapá,
    no passado e no presente. Para tanto, as análises seguiram a linha da pesquisa qualitativa
    de cunho bibliográfico com foco no Ensino de História, na Educação Patrimonial, na
    Arqueologia da Amazônia e no diálogo com temáticas acerca das pedagogias freiriana e
    decolonial, com corpus documental construído durante as vivências com os educandos
    em sala de aula e fora do espaço escolar. Nesse contexto, as atividades foram registradas
    e editadas para compor um Documentário, produto do Trabalho de Conclusão do
    Mestrado (TCM). Desse modo, a pesquisa resultou na produção de um Documentário
    para o Ensino Básico acompanhado de um texto dissertativo que pretende corroborar com
    o que preconiza a Lei Federal no 11.645/2008 sobre a inserção da temática indígena na
    Educação Básica.

  • ANDREIA MARTEL TORRES
  • Deste Lado do Rio: interculturalidade e ensino de História na fronteira oiapoquense

  • Data: Oct 5, 2020
  • Show resume
  • Neste estudo parte-se do pressuposto de que a história deve ser ensinada em
    consonância com as especificidades do lugar no qual tal ensino ocorre. O lugar
    enfocado neste estudo é a área urbana do município de Oiapoque, no norte do estado do
    Amapá, marcadamente um espaço intercultural. Dois conceitos são centrais nesta
    pesquisa: fronteira, como um recurso epistemológico, e interculturalidade, para
    evidenciar a questão das diferenças. Foram coletados e analisados documentos oficiais
    que tratam de políticas públicas educacionais para a região de fronteira e as proposições
    destes foram confrontadas com as ações efetivamente realizadas pelo Estado. Para tal,
    foi realizada pesquisa de campo que nos permitiram observar e analisara experiência
    dos agentes educacionais (professores de história e coordenadores pedagógicos), com
    quem também dialogamos, tendo como aporte metodológico a história oral. A partir da
    análise feita, reconhece-se que ações pedagógicas e Ensino de História pautados na
    interculturalidade e/ou no bilinguismo dificilmente se fazem presentes na realidade da
    fronteira oiapoquense. Portanto, este estudo problematiza o silenciamento das políticas
    públicas e do Ensino de História em relação a pluralidade cultural desta fronteira. A
    partir da experiência dos sujeitos pesquisados foi possível caracterizar o espaço escolar
    fronteiriço como intercultural e reconhecer as assimetrias existentes entre os diversos
    grupos sociais, a forte interrelação entre diferentes sujeitos e grupos socioculturais.
    Infere-se neste estudo que uma proposição para o Ensino de História em contextos
    fronteiriços tem que ter como foco a valoração positiva das diferenças presentes neste
    contexto com vistas a superar as desigualdades. As escolhas no ensinar devem aí ter em
    conta a diversidade, as variadas referências culturais e sociais dos públicos escolares,
    rompendo com o padrão segregacionista que está camuflado em políticas públicas
    educacionais assimilacionistas e excludentes.

  • JOÃO MORAIS DA COSTA JÚNIOR
  • ENTRE NEGROS, CABOCLOS E GENTIOS: os usos das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na construção de uma proposta de currículo decolonial para o Amapá

  • Data: Sep 24, 2020
  • Show resume
  • A pesquisa insere-se no contexto das discussões sobre currículo escolar no Ensino de
    História do Estado do Amapá. Desta forma, tal pesquisa tem como finalidade a construção
    de um Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), delineando a composição de uma
    proposta curricular de caráter decolonial ou descolonizante como produto, utilizando as
    leis 10.639/03 e 11.645/08 e leis correlatas, em âmbito nacional e local, como parâmetro
    para lançar novos olhares a respeito da inserção de temáticas voltadas para a história
    africana, afro-brasileira e indígena. O trabalho em questão será compreendido por meio
    de um estudo detalhado sobre o currículo de História do Estado do Amapá, no tocante ao
    6o ano da Educação Básica (antiga 5a série). Tal entendimento, compreensão e análise
    será feita, por meio da leitura e utilização das Diretrizes Curriculares do Estado do Amapá
    (DCE/AP 2015) e respectivas Leis correlatas. Propõe-se compreender quais são e se
    existem relações interdisciplinares e teóricas entre Ensino de História e História Indígena
    e entre História e Antropologia, a partir de uma perspectiva culturalista, de modo a
    evidenciar as Histórias e as Culturas Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas, por meio da
    análise de documentos oficiais, em âmbito local. A proposta, por meio desta análise
    verificar-se-á se existe a efetivação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas escolas do
    Ensino Básico do Estado do Amapá, e se as inserções de caráter Colonialista /
    Eurocêntrica continuam a fazer parte das balizas, do alicerce do Currículo de História do
    referido Estado.

  • RITA ADRIANA DA SILVA PALHETA MENDONÇA
  • História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na sala de aula: caminhos para combater o racismo

  • Data: Sep 22, 2020
  • Show resume
  • Este estudo trata das representações apresentadas sobre o negro no contexto escolar e livros

    didáticos de História que são utilizados pelos alunos da rede pública estadual de ensino do

    Amapá, de modo particular, na Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, localizada no

    município de Santana. Questiona de que forma a escola com seus materiais didáticos, aliada à

    prática docente, contribuíram ou contribuem na construção de uma imagem estereotipada e

    preconceituosa sobre os negros em meio a sociedade; reflete sobre o racismo e o processo de

    estereotipagem nas escolas brasileiras, em especial no Estado do Amapá; analisa de que

    maneira o ensino de História com seus conceitos, fundamentos e método podem contribuir

    para a ressignificação da imagem do negro no ambiente escolar.Ademais, apresenta os

    desafios para a implementação da lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da História

    da África e da cultura Afro-brasileira, com o intuito de uma educação antirracista; discute a

    possibilidades de inserir a História da África e dos afro-brasileiros na sala de aula. A

    metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho configurou-se numa abordagem

    qualitativa consubstanciada pela pesquisa documental, bibliográfica, interpretação do

    contexto escolar e do livro didático e paradidático de História, utilizou-se também a

    metodologia intervencionista, com o desenvolvimento do projeto “Conhecendo e valorizando

    a história e a cultura africana e afro-brasileira: caminhos para combater o racismo” realizado

    com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, para a

    implementação desse projeto aplicou-se a metodologia desenvolvida por Isabel Barca (2004),

    as aulas oficina, a qual utiliza  múltiplos recursos para alcançar os objetivos propostos, nesta

    metodologia o professor  é aquele que organiza atividades problematizadoras e o aluno o

    agente de sua formação munido de experiências e ideias prévias, com isso o resultado é o

    material produzido pelo aluno. As aulas oficina deram origem a um catálogo com propostas

    de atividades educativas, cujo objetivo é apresentar a professores possibilidades de inserção

    do tema cultura africana e afro-brasileira nas salas de aula do Ensino Médio de forma

    interdisciplinar, possibilitando, assim, aos estudantes, descendentes de africanos ou não,

    conhecerem sua identidade étnico, histórico e cultural, desconstruírem estereótipos que

    inferiorizam e excluem o negro nesta sociedade, que aprendam a respeitar as expressões

    culturais negras e de outras raízes étnicas que fazem parte da história e da vida de nosso país e

    que reconheçam o Brasil como um país multicultural.

  • DARIO DA SILVA MARQUES
  • .

  • Advisor : GIOVANI JOSE DA SILVA
  • Data: Sep 21, 2020
  • Show resume
  • O presente estudo é constituído por duas partes, a saber: a primeira de caráter dissertativo e, a segunda configura-se em um livro didático sobre os povos indígenas do Amapá – Karipuna e Galibi-Marworno – voltado aos docentes e discentes não indígenas do EnsinoFundamental (Anos Finais). Na primeira parte disserta-se sobre as representações dospovos indígenas nos livros didáticos de História, além de apresentar um enquadramento
    teórico e analítico de materiais didáticos, analisando livros didáticos de circulação nacionale regional/local e a Proposta Curricular do Estado de 2015, pertinente aos componentes deHistória e Estudos Amazônicos e Amapaenses. Discorre-se ainda, sobre as possibilidades de usos de diferentes linguagens no Ensino de História, apresentando sugestões para o trabalho em sala com documentos textuais, iconográficos e fílmicos. Na segunda parte, apresenta-se uma proposta de livro didático, com sua tessitura aportada em referências teóricas sobre Ensino de História, História Indígena e Nova História Indígena, dialogando, necessariamente, com a Antropologia. Recorre-se a documentos diversos (oficiais, jornais, fotografias e audiovisuais, entre outros), produzidos pelos indígenas Karipuna e Galibi-Marworno e por não indígenas, composto por representações e aspectos das histórias e culturas dos povos indígenas do Oiapoque. Para a consecução deste trabalho, ainda contou-se com auxílio de entrevistas semiestruturadas com professores acerca dos desafios e possibilidades da inserção da temática indígena na escola. Tal estudo pretende aproximar o Ensino de História das novas abordagens acerca da temática Indígena; colaborar para a aplicabilidade da Lei 11.645/2008 no Ensino de História (no)do Estado do Amapá, com reflexões e uma aprendizagem significante sobre a temática indígena, ressaltando a contemporaneidade desses povos, bem como seus agenciamentos e protagonismos na história do Brasil e do Amapá.

  • RAFAEL DE AMORIM PANTOJA
  • ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: PROPOSTA METODOLÓGICA INCLUSIVA DE ANÁLISE DE CHARGES

  • Data: Apr 29, 2020
  • Show resume
  • O presente estudo visa contribuir para práticas de ensino inclusivas no ensino de História por meio da junção da audiodescrição e a alfabetização visual. Utiliza suas diretrizes na análise das charges publicadas no jornal Folha Vespertina de 1942 a 1945 de Belém do Pará, as quais estão imbuídas do contexto histórico que foram emitidas, para uma proposta de análise de imagens voltada para o aprendizado de estudantes com deficiência visual, no qual os estudantes possam ser alfabetizados visualmente e recebam instrumentos que os capacite para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e histórico, contribuindo também para a área da Educação Inclusiva. A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) é um tema bastante visitado em sala de aula, que desperta a curiosidade dos estudantes em saber mais sobre esse grande conflito da humanidade, tanto que já chegam com algum conhecimento a respeito deste assunto nas aulas. Este conhecimento advindo em grande parte pelo consumo de filmes, jogos e revistas moldam o senso comum dos estudantes, que os absorvem e os misturam com o conhecimento histórico escolar de sala de aula. O grandioso conflito foi extremante divulgado e acompanhado por meio de diversos instrumentos de comunicação, dentre eles o cinema, o rádio, as revistas e os jornais impressos. Neste último, chama-nos a atenção não só as grandes reportagens escritas que traziam as últimas notícias do front de batalha, mas também um outro elemento, que muitas vezes foi julgada como sem qualquer valor de análise histórica no conjunto institucional do jornal, que são as charges. Por seu conteúdo irônico, sarcástico, humorístico e por vezes corrosivo foi tida como indigna de ser analisada historicamente, sem falar da resistência da historiografia em se debruçar sobre as fontes imagéticas. 

2019
Description
  • ROBERTA CACELA DE ALMEIDA
  • Amazônia Ribeirinha : o quotidiano dos trabalhadores afuaenses como tema do ensino de história local. 

  • Data: Dec 5, 2019
  • Show resume
  • Por meio dessa pesquisa objetivou-se abordar o quotidiano dos trabalhadores afuaenses como tema oportuno ao Ensino de História local. Desde o processo de extração do látex, no final do século XIX, os trabalhadores amazônicos passaram por um processo de expropriação dos seus meios de subsistência ocorrido por meio de práticas de “apresamento social”. A partir da década de 1970 é possível perceber uma maior influência de ideais de liberdade propagadas pela Comissão da Pastoral da Terra - entidade ligada à Igreja católica - nas comunidades ribeirinhas do município de Afuá-PA. Padres e missionários da Prelazia de Macapá, sob influência da Teologia da Libertação, iniciaram um processo de disseminação de novas ideias, oferecendo cursos de formação a dirigentes de comunidade, onde elucidavam os direitos desses trabalhadores. O estudo aqui proposto pretende analisar estas transformações locais do último quartel do século XX e do início do XXI por meio da análise de narrativas dos trabalhadores afuaenses e de pesquisas de campo, estabelecendo diálogos com a História Oral e História do Tempo presente. A partir desse estudo, é possível conhecer as percepções que os trabalhadores afuaenses construiram do seu quotidiano e das suas lutas sociais, propondo a temática para o Ensino de História local. Abordar a Amazônia ribeirinha implica reconhecer a dinâmica e múltipla composição social nela presente. Implica igualmente reconhecer que precisamos estudar a história dos ribeirinhos e nos debruçar sobre ela, considerando suas vozes, escrevendo e contando suas histórias, problematizando a perspectiva que silencia as experiências desses.

  • RAIMUNDO NONATO DO NASCIMENTO OLIVEIRA
  • The present presents the construction of curriculum for the Teaching of History, in high school, from the application of the Midwife Project, which is based on the Pedagogy of Alternation and Paulo Freire's educational theory, held at Maria Cristina State School, in the municipality of Porto Grande. In this school, the Project is worked in an interdisciplinary way, as a didactic sequence, and seeks to improve the students' learning level, the relationship between students and teachers, and also between the school and the families of the students and, mainly, to adapt the contents of the subject to a narrative learning, committed to the reality of the students. For the development of the same thought a proposal focused on the 3rd year. Several writings of the Alternation Pedagogy theorists were extracted from the literature, with emphasis on Freire's theory of learning (2018). The work was developed through a participant Field Research, made in the permanent dialogue between the students, the teachers and the Technical Service of that school which, in the Pedagogical Week of 2019, established for the students from 6th to 9th grade. and High School, the Thematic Axis: Religious Diversity and Society. And, as a final part, the work became the school's “history curriculum” and the Teacher's Manual, the Product of the Completion Work of PROFHISTORIA's Professional Master in History Teaching. 

  • Advisor : MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
  • Data: Oct 18, 2019
  • Show resume
  • History Teaching. Curriculum. Midwife Project. Municipality of Porto Grande. Maria Cristina School

  • ORIONE RODRIGUES DE VILHENA
  • HISTÓRIA E CINEMA AS POSSIBILIDADES QUANTO AO USO DE FILME EM SALADE AULA: O CASO DE ABRIL DESPEDAÇADO.
  • Data: Mar 20, 2019
  • Show resume
  • OpresentetrabalhodeconclusãodeMestradoProfissionalemEnsinodeHistóriatem
    comoprincipalobjetivoinvestigarostermosemqueseprocessa,hápoucomaisde
    umséculo,arelaçãoentrehistóriaecinema.Emseusdesdobramentos,pretende
    realizar,subsidiariamente,umareflexãoacercadocinemaenquantorealização
    artístico-culturaleminentementehumana,comcaracterísticaseinfluênciaspróprias
    dentrodaquiloquesecostumachamarde“linhadotempo”;emdecorrênciadisso,
    remeteaoentendimentodecomoessasingularmanifestaçãoartísticaseapropriados
    fatoshistóricosdemodoa construir arespeitodosmesmosnarrativasas mais
    diversas, para, na sequência, tentardemonstrar como taisnarrativas por vezes
    destinam-seaoensinodadisciplinahistórica,apartirdetodoumprocessamento
    teóricoeintelectualrealizadopeloprofessordadisciplinavisandoaconstituirum
    ambiente mais atrativo e favorável ao processo de ensino-aprendizagem dessa
    matéria,levandotambémemcontaoviéstecnológicoqueenvolveasociedade/cultura
    dopresente.Pretende,enfim,considerarpossibilidadesdeempregodefilme(s)no
    ensino de história, tomando a produção cinematográfica Abril Despedaçadocomo
    modelo para aelaboração de umasequênciadidáticacomvistas àexposiçãoobjetiva
    de uma metodologia de trabalho com o referido filme, com o propósito de conciliar o
    esforçoteóricoaotrabalhopráticoinerenteàpessoadoprofissionaldahistória,
    buscando contribuir para odesenvolvimento de uma atuação profissionalafinadaaos
    desafiosepossiblidadesemtermoseducacionaisimpostospelasociedadeecultura
    atuais.
2018
Description
  • JOACIANY DO CARMO NASCIMENTO DA PAIXÃO
  • The legacy of the songs of the descendants of slaves in Amapá. Music, teaching and historical learning.
  • Data: Sep 28, 2018
  • Show resume
  • The Marabaixo tells its story and the history of its people through the dance and the letters of the Thieves that narrate through a poetic saga, the History of the African presence in Amapá. What the lyrics of the songs tell and how they sing and how they dance, shuffling their feet simulating the fetters that chained their ancestors at the time of slavery, are rich repositories of life history and local genealogies. The Thieves lyrics are composed of an important oral collection not only because it is a tradition left by the ancestors of the festival, but because, as its participants, the legacy of the songs emphasizes, they are part of the most authentic cultural expression of Amapá. Our objective in this work is the propositional dialogue of music in History Teaching, using as a theoretical contribution the typology of slave songs and the ontogenetic theory of Historical consciousness, bringing through the songs of Marabaixo the constitution of historical sense about African slavery in Amapá, in the XVIII century. As a methodology, we applied 4 workshops aiming to develop the practice of Historical Research and the Production of Knowledge in the School Space with 12 students, of the 2nd year of High School, of the State School Professor Raimunda Virgolino, at the incidence places of the Marabaixo of Macapá (AP) and Old Mazagao. This proposal is based on a Teaching Learning concept of history whose central objective is the formation of the student's historical awareness, from the intertwining with different knowledge that dialogue within the educational process. As the final product of the research, we present the ILLUSTRATED DICTIONARY OF MARABAIXO SONGS, TEACHER'S MATERIAL. HIGH SCHOOL - VOL. 1. The same was produced from the meaning of words and expressions contained in the songs of Marabaixo researched.

  • DANILO MATEUS DA SILVA PACHECO
  • Time to remember: the memories of the dictatorship and the teaching of history of Amapá.
  • Data: Sep 28, 2018
  • Show resume
  • The dissertation aims to analyze the prescriptive curricula of Basic Education, the teachers' memories and their practices in the classroom. In addition, understanding that oral testimonies are important documents that can be used in the classroom, we will analyze the reports of people who experienced the dictatorship in the Federal Territory of Amapá.
  • JOSEAN RICARDO DE SOUZA E SILVA
  • Heteronormativity and stigma in the school culture of Amapá, from 1988 to 2018
  • Advisor : JULIA MONNERAT BARBOSA
  • Data: Sep 28, 2018
  • Show resume
  • his dissertation studies stigmatizations that were directed to students and students of the basic education of Amapá between the years of 1988 to 2018, perceived and perceived as "abnormal" in relation to their genders and / or sexualities.
  • WALBI SILVA PIMENTEL
  • O Bairro do Buritizal: entre a experiência vivida e a história ensinada.

  • Data: Sep 14, 2018
  • Show resume
  • O Bairro do Buritizal: entre a experiência vivida e a história ensinada.

  • JOACIANY DO CARMO NASCIMENTO DA PAIXÃO
  • The legacy of the songs of the descendants of slaves in Amapá. Music, teaching and historical learning.
  • Data: Aug 29, 2018
  • Show resume
  • The Marabaixo tells its story and the history of its people through the dance and the letters of the Thieves that narrate through a poetic saga, the History of the African presence in Amapá. What the lyrics of the songs tell and how they sing and how they dance, shuffling their feet simulating the fetters that chained their ancestors at the time of slavery, are rich repositories of life history and local genealogies. The Thieves lyrics are composed of an important oral collection not only because it is a tradition left by the ancestors of the festival, but because, as its participants, the legacy of the songs emphasizes, they are part of the most authentic cultural expression of Amapá. Our objective in this work is the propositional dialogue of music in History Teaching, using as a theoretical contribution the typology of slave songs and the ontogenetic theory of Historical consciousness, bringing through the songs of Marabaixo the constitution of historical sense about African slavery in Amapá, in the XVIII century. As a methodology, we applied 4 workshops aiming to develop the practice of Historical Research and the Production of Knowledge in the School Space with 12 students, of the 2nd year of High School, of the State School Professor Raimunda Virgolino, at the incidence places of the Marabaixo of Macapá (AP) and Old Mazagao. This proposal is based on a Teaching Learning concept of history whose central objective is the formation of the student's historical awareness, from the intertwining with different knowledge that dialogue within the educational process. As the final product of the research, we present the ILLUSTRATED DICTIONARY OF MARABAIXO SONGS, TEACHER'S MATERIAL. HIGH SCHOOL - VOL. 1. The same was produced from the meaning of words and expressions contained in the songs of Marabaixo researched.

  • ARLENO AMORAS CORREA
  • MEMÓRIAS DE UM MUSEU EM ESQUECIMENTO: A BASE AÉREA DO AMAPÁ E O ENSINO DE HISTÓRIA

  • Data: Aug 27, 2018
  • Show resume
  • O objetivo dessa dissertação é apresentar as reflexões da pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP. Especificamente, ela trata sobre as memórias do Museu da Base Aérea de Amapá numa perspectiva para o Ensino de História da Educação Básica no município de Amapá- AP.  Este Museu foi criado no Ano de 1998, com intuito de preservar a herança patrimonial oriunda da instalação da Naval Air Amapá, uma base aérea montada e guarnecida pelas forças armadas do Estados Unidos da América, que serviu de apoio logístico às ações militares dos países Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente esse museu apresenta grandes entraves de funcionamento, o que dificulta que iniciativas docentes sejam elaboradas, no sentido de ser melhor utilizado pelo Ensino de História, que poderia fazer uso desse como recurso didático para problematizar o tema da Segunda Guerra Mundial. Através de fontes escritas e depoimentos e analises de questionários semiestruturados, visamos tornar reflexivas a apropriação feita pelo ensino escolar de história na Escola Estadual Vidal de Negreiros.     Busca-se, portanto, através de sugestões metodológicas, conciliar aspectos mais amplos e gerais da temática da Segunda Guerra mundial com o conhecimento mais próximo do aluno. Para tanto, foi elaborado um material didático com fotografias antigas e atuais, bem como outras iconografias possíveis, produzidas em rabiscos, pinturas e com apoio de aplicativos que comporão o Catálogo Iconográfico da Base Aérea de Amapá, como forma a subsidiar a pratica docente de profissionais da educação quando abordarem a temática da Segunda Guerra Mundial.

  • MARÍLIA PANTOJA DO NASCIMENTO
  • Sugestões para a escrita de um livro didático sobre a história local de Laranjal do Jari.

  • Data: Jul 24, 2018
  • Show resume
  • Não possui projerto

  • JACKELINE SAMARA MACIEL DA SILVA
  • Escavando conhecimento: patrimônio arqueológico Maracá no Ensino de História do Amapá

  • Data: Jul 23, 2018
  • Show resume
  • Cadastro posterior

  • VITOR FERREIRA DA SILVA
  • Quimera de indios, querelas de branco: Usos e abusos da mitologia indigena no ensini de historia no Amapá.

  • Data: Jul 23, 2018
  • Show resume
  • Não possui projeto 

  • BRUNO RAFAEL MACHADO NASCIMENTO
  • Ad Majorem Dei Gloriam: catálogo de documentos setecentistas das missãoes jesuítas do Oiapoque paro ensino de História.

  • Data: Jul 23, 2018
  • Show resume
  • Não possui projeto

  • ANGELA MARIA DOS ANJOS NASCIMENTO
  • Guia Histórico de Macapá

  • Data: Jul 23, 2018
  • Show resume
  • Guia Histórico de Macapá

  • DANILO SORATO OLIVEIRA MOREIRA
  • SILÊNCIOS QUE FALAM, PALAVRAS QUE NADA EXPLICAM: AS NARRATIVAS HISTÓRICAS COMPARADAS SOBRE A QUESTÃO DO AMAPÁ.

  • Data: May 19, 2018
  • Show resume
  • SILÊNCIOS QUE FALAM, PALAVRAS QUE NADA EXPLICAM: AS NARRATIVAS HISTÓRICAS COMPARADAS SOBRE A QUESTÃO DO AMAPÁ.

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