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KATIA DE NAZARÉ FERREIRA AGUIAR
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UMA REFLEXÃO ACERCA DO INDICADOR EDUCACIONAL DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE
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Orientador : JOSE WALTER CARDENAS SOTIL
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Data: 15/12/2017
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UMA REFLEXÃO ACERCA DO INDICADOR EDUCACIONAL DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMAPAENSE
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JOSINEI DA SILVA BARBOSA
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EXPLORANDO O ESPAÇO ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA E O USO DO GEOGEBRA
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Data: 11/10/2017
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O presente trabalho destaca a investigação matemática como uma possibilidade de recurso metodológico na construção do conhecimento matemático no ambiente da sala de aula, em especial, na construção dos conceitos de geometria espacial, defendendo um ensino pautado na ação do aluno como pessoa ativa no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, optou-se em utilizar o aplicativo Geogebra 3D, versão 5.0, como um instrumento auxiliar no processo de investigação matemática, visa contribuir de forma direta ou indireta com o processo ensino aprendizagem nas salas de aula das escolas públicas no que se refere à construção do conhecimento de matemática. Seu principal objetivo é apresentar a investigação matemática como uma alternativa que venha colaborar de forma positiva e satisfatória para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao educando no ambiente escolar, promovendo uma aprendizagem significativa. Chegou-se ao entendimento que a adoção da investigação matemática é uma forte alternativa que só tem a contribuir com as mudanças necessárias e prementes no ambiente escolar, não como uma proposta única e absoluta, porém como uma ferramenta, uma engrenagem no processo de educação matemática crítica, que se entrelacem com outras propostas comprometidas com uma formação matemática sólida e significativa,
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JORGE MESSIAS DO NASCIMENTO FLEXA
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CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: DETERMINAÇÃO DE ÁREAS E VOLUMES E OUTRAS APLICAÇÕES
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Data: 12/09/2017
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Para o desenvolvimento desse trabalho, optou-se por utilizar conceitos elementares sobre Cálculo Diferencial e Integral, acessíveis ao leitor com algum conhecimento em matemática, abordando, a partir destes, suas aplicações, principalmente na determinação de áreas e volumes. Desse modo, possibilitando a integração de vários conteúdos abordados no ensino médio com os conceitos do cálculo, ampliando as possibilidades de utilização de tais conhecimentos. Por outro lado, este trabalho tenta motivar os professores que atuam na docência com estes estudantes a fundamentar melhor o uso de algumas definições, bem como atender as demandas de alunos avançados e com interesse diversos, para além da limitação dos livros didáticos. Logo, torna-se relevante a apresentação das definições de Limite, Derivada e Integral, e de algumas de suas propriedades que nortearam o entendimento de como tais definições e propriedades podem ser utilizadas na resolução de problemas cotidianos, e também na compreensão de muitos outros conteúdos abordados nas disciplinas de matemática, física, e outras ciências.
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JODSON NOBRE DA SILVA
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UMA ABORDAGEM INTUITIVA DO CALCULO DIFERENCIAL E SUAS APLICAÇÕES NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
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Data: 12/09/2017
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Neste trabalho, apresenta-se o tema de Cálculo Diferencial de Funções Polinomiais de 1º e 2º grau no 1º ano do Ensino Médio apartir de uma abordagem intuitiva. A Fundamentação Teórica tem como objetivo apresentar os resultados de uma experiência a respeito do ensino de Cálculo Diferencial no Ensino Médio: noções de funções polinomiais, limites, taxa de variação da função, infinitésimo e derivada das funções polinomiais de 1º e 2º grau apresentado com coerência e clareza. Nesse intuito, demonstra-se uma maneira mais intuitiva e menos formal, sem usar o rigor de limite de uma função. Apresenta-se uma breve explanação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio orientando a Disciplina de Matemática e como seu conteúdo deve ser ensinado. Na elaboração do trabalho foi feita inicialmente uma pesquisa de cunho bibliográfico a partir de dados analisados em alguns artigos e livros, com o objetivo de conhecer conceitos e definições sobre o Cálculo desde o seu surgimento com Isaac Newton (1666) e Leibniz (1684) chegando às suas aplicações de hoje. Posteriormente, realizou-se um estudo de caráter investigativo para que fosse possível apresentar um relato histórico do Cálculo Diferencial nas escolas do Brasil. Dessa forma, o presente trabalho visa relatar uma experiência docente que buscou uma forma de ensinar o Cálculo Diferencial no ensino médio por meio de uma abordagem intuitiva.
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JOVELINO VALÉRIO DE SOUZA
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A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE A IMPORTÂNCIA E APLICAÇÕES DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS RELACIONANDO A APRENDIZAGEM DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS
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Data: 12/09/2017
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Na pré-história, a relação do ser humano com as quantidades da natureza não se estabelecia de modo racional, por meio de uma abstração, mas a uma espécie de sentido qualitativo. Desse modo, parte-se do pressuposto que a educação brasileira, em geral, necessita adequar-se à realidade social em que os alunos estão inseridos. Isso porque se faz necessária uma adequação dos conteúdos estudados na escola, com o contexto social vivido no cotidiano dos aprendizes. Desse modo, a presente dissertação tem como objetivo destacar a percepção dos alunos do 1º ano do ensino médio sobre a importância e aplicações de conteúdos matemáticos relacionando a aprendizagem dos conjuntos numéricos. Para tanto, foi realizada uma inter-relação entre a Teoria da Aprendizagem Significativa e o Método da Engenharia Didática, caracterizando-se por ser investigativo de delineamento quantiqualitativo. Chegou-se ao entendimento que há a necessidade de uma nova visão diante do modelo atual sob o qual acontece o ensino dos conjuntos numéricos, principalmente em relação a contextualização do ensino de Matemática, de modo que o aluno perceba sua importância e utilidade no seu cotidiano e assim, comece a adquirir interesse por seu aprofundamento teórico.
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FABIO CAMPOS DIAS
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Orientador : JOSE WALTER CARDENAS SOTIL
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Data: 12/09/2017
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REINALDO CLEITON BARROS DE SOUZA
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MODELAGEM MATEMÁTICA: INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL E APLICAÇÕES
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Data: 11/09/2017
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Esta pesquisa aborda sobre a Modelagem Matemática na aplicação de Cálculo Numérico, especificamente na interpolação polinomial. Destacam-se os métodos de interpolação de Vandermonde, Lagrange e de Newton. As aplicações dão ênfase na produção de açaí em Macapá-AP e a variação de preço da saca de açaí em batedeiras no bairro das Pedrinhas, também em Macapá. Em todas essas situações foram desenvolvidas funções polinomiais que expressam de forma aproximada os dados de cada aplicação supracitada. Usou-se como instrumento de resolução a planilha eletrônica Microsoft Excel 2.010 e os aplicativos Matriz, Projeto Gauss e o GeoGebra 5.
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ANDRÉ GEORGE MORAIS DIAS
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MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM VOLTADA PARA O FINANCIAMENTO, CRÉDITO E CONSUMO CONSCIENTE.
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Orientador : JOSE WALTER CARDENAS SOTIL
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Data: 11/09/2017
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A finalidade desta monografia é apresentar uma sugestão de abordagem da matemática financeira na escola, tendo em vista a dificuldade e falta de manejo com que o cidadão brasileiro toma suas decisões diante das supostas facilidades apresentadas na concessão de crédito, seja numa simples compra parcelada no comércio, no financiamento de um bem a longo prazo ou empréstimos financeiros. Achamos de fundamental importância a consciência na tomada de decisões financeiras para a organização de suas contas e para não cair na armadilha do endividamento, consideramos que este é um assunto de grande relevância na vida de todas as pessoas que se servem ou virão a utilizar dos serviços bancários e do comércio em geral, bem como entender com clareza as tomadas de decisões do governo nas medidas econômicas e assim ser mais criterioso quanto a sua aprovação ou não, pretendemos também com este trabalho dar sugestões e exemplos para que os professores do ensino básico possam orientar e enriquecer sua prática pedagógica de maneira adequada, preocupamo-nos ainda em apontar os pré-requisitos fundamentais para a assimilação dos conteúdos, fazendo com que eles sejam estudados com a devida conexão com o cotidiano do aluno.
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ALMIR SARDINHA MENDES
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RELOGIO DO SOL: PROPOSTA ENSINO PARA O ESTUDO DE ÂNGULO NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data: 01/09/2017
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Este estudo monograco desenvolveu uma proposta de ensino com intuito de introduzir a geometria de uma forma diferente da tradicional e usual, sendo que este inicia-se com alguns fatos historicos relacionados à matemática para que posteriormente fosse desenvolvida a relação entre a geometria e o relógio de sol. O relgio de sol de uma forma didática de difundir o ensino da geometria seja para o Ensino Fundamental II ou Ensino Médio. Este trabalho foi desenvolvido por meio de revisão de literatura e teve como objetivo analisar a importância da utilização do relogio de sol como ferramenta de ensino a geometria. Constatou-se que a inserção do relogio de sol no ensino da geometria permite a integracão e a interação entre professor e aluno, além de ser um recurso que promove a facilitação do processo de ensino-aprendizagem da geometria.
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PAULO ROBERTO FIGUEIREDO PAMPHYLIO
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A ABORDAGEM DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO FUNÇÕES AFINS E QUADRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
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Data: 09/08/2017
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A Matemática é uma área de conhecimento complexa. A apreensão dos saberes que regem essa ciência por parte dos alunos em sala de aula pode ser um processo nada fácil. Nessa perspectiva, a Modelagem Matemática é um mecanismo que pode ser facilmente associado a alguns conteúdos que compõe o currículo da disciplina a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, neste trabalho, será implementada uma discussão acerca de como a Modelagem Matemática pode ser trabalhada em consonância com o estudo de funções afins e quadráticas, bem como será apresentada uma proposta de como aplicar Modelagem Matemática em funções, com o objetivo de aproximar a Matemática formal da Matemática cotidiana e, com isso, aproximar o aluno da sua realidade. Para tanto, foi realizada uma profunda pesquisa bibliográfica em acervos de autores renomados na área de Modelagem Matemática, Funções e Ensino-Aprendizagem de Matemática, o que possibilitou a formação de um consistente alicerce teórico para o desenvolvimento desta pesquisa. Por fim, verificou-se a significância da abordagem de Modelagem Matemática associada aos conteúdos do currículo do Ensino Fundamental II, em especial ao conteúdo de funções afins e quadráticas, na condição de mecanismo matemático capaz de desenvolver habilidades ímpares nos discentes, como a abstração e o raciocínio lógico.
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ROSELY RODRIGUES RÊGO BITENCOURT
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APLICAÇÕES DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE A PARTIR DA ENGENHARIA DIDÁTICA
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Data: 05/05/2017
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O conceito de proporcionalidade pode ser abordado como conteu´do interligado com diversos outros assuntos de matem´atica, tornando o processo ensino-aprendizagem mais dinˆamico, interativo, motivador e contextualizado no cotidiano escolar. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar a aplica¸ca˜o do conceito de proporcionalidade a partir da Engenharia Dida´tica, para uma turma de 2o ano do Ensino M´edio, em uma Escola Pu´blica da Rede Estadual, no Munic´ıpio de Macap´a. A metodologia utilizada baseou-se na aplica¸ca˜o de uma sequ¨ˆencia dida´tica seguindo os princ´ıpios da Engenharia Dida´tica. Foi aplicado um teste inicial objetivando verificar o n´ıvel de conhecimento pr´evio dos alunos e a partir da an´alise dos resultados verificou-se a necessidade de revisa˜o dos conteu´dos relacionados a proporcionalidade. Em seguida, foi elaborada e aplicada uma sequ¨ˆencia did´atica composta de 5 atividades, relacionando teoria e pra´tica, com abordagem no cotidiano dos alunos. Ap´os a aplicac¸˜ao da sequ¨ˆencia dida´tica, para validar a efica´cia da metodologia utilizada, foi aplicado um teste final para verificar o n´ıvel de desempenho dos alunos. Da ana´lise comparativa dos resultados obtidos nos testes inicial e final, constatou-se uma melhora relativa de desempenho dos alunos, uma vez que no teste inicial, a turma apresentou, em m´edia, um percentual de 24% de acertos; 50% de erros e 26% de respostas em branco, enquanto que no teste final, os percentuais m´edios foram de 42% de acertos; 40% de erros e 18% de questo˜es em branco. Assim, conclui-se que a utiliza¸ca˜o da metodologia da engenharia did´atica trouxe uma melhora significativa para o processo de ensino-aprendizagem do conceito de proporcionalidade para os alunos pesquisados.
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ANA PAULA GOMES CASTRO
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UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO NÚMERO DE OURO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Data: 05/05/2017
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Este trabalho foi um estudo bibliográfico realizado sobre a importância e a aplicação do Software Geogebra na Educação Básica, para o Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de proporcionar melhoria no ensino da Matemática, no que se refere à Geometria e a Álgebra. Está organizado em três capítulos, embasados em teóricos da área de Matemática, como: Boyer (2005); Gundlach (1992); Eves (1992); Crespo (1996); Huntley (1985) e outros citados, que deram fundamentação teórica. O primeiro capítulo começa a partir dos aspectos históricos da Razão Áurea, dissertando desde os tempos mais remotos da antiguidade, a Matemática Áurea na Grécia Antiga e no Egito, a origem da proporção na Matemática grega, Leonardo de Fibonacci e a razão áurea, a sequência de Fibonacci e a proporção áurea, os conceitos matemáticos por traz do número de ouro, um pouco sobre razão e proporção, razão de dois números, proporção, a razão áurea através da divisão de segmentos geométricos, o retângulo áureo, a espiral logarítmica, o pentágono, o pentagrama e o triângulo áureo, a incomensurabilidade do pentágono regular, onde encontrar a razão áurea, a proporção áurea na natureza, a música e a secção dourada, o homem de Vitrúvio e o modulor (a razão áurea na arquitetura). Também o segundo capítulo, aborda sobre o uso da Informática, como ferramenta auxiliar com importante contribuição tecnológica para o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica, visto que, está mencionado nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, nos ciclos terceiro quarto do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a adesão à utilização do Software educativo Geogebra, que possibilita realizar estudos de diversas figuras geométricas, assim como resolver problemas inerentes à Álgebra. O Software Geogebra na versão livre é simples, dinâmico e de fácil manuseio, que permite aos alunos, descobrirem infinitas possibilidades de exploração e criação de novos conhecimentos sem limites para a criatividade. Sendo isso, uma das razões que justifica a escolha para o desenvolvimento deste trabalho. O terceiro capítulo é sobre a proporção áurea e algumas construções no Software Geogebra, desenvolvido pelo professor Markus Hohenwarter, da Universidade de Salzburgna da Áustria. Também é feita a descrição dos comandos do Software Geogebra, a partir da tela inicial, formada pela barra de menus, barra de ferramentas, janela da Álgebra, janela da Geometria e barra de comandos. Em seguida foi proposto três blocos de atividades com instruções para manuseio, conforme demonstração nas figuras que acompanham.
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MARIBENE CONCEIÇÃO DOS SANTOS CAVALCANTE
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UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DO NÚMERO ÁUREO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS
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Data: 05/05/2017
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Este trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, realizada sobre “Uma Proposta Pedagógica para o Ensino do Número Áureo na Educação Básica através das Construções Geométricas”, com o objetivo de proporcionar melhoria no ensino da Matemática. Está organizado em três capítulos, tendo como referencial, teóricos da área de Matemática, como: Boyer (2005), Gundlach (1992), Eves (1992), Crespo (1996), Huntley (1985), Livio (2006), Wagner (1998), Valente (2007), Giongo (2001) e outros citados, que deram fundamentação. O primeiro capítulo começa a partir dos aspectos históricos da Razão Áurea, dissertando desde os tempos mais remotos da antiguidade, a Matemática Áurea na Grécia Antiga e no Egito, a origem da proporção na Matemática grega, Leonardo de Fibonacci e a razão áurea, a sequência de Fibonacci e a proporção áurea, os conceitos matemáticos por traz do número de ouro, um pouco sobre razão e proporção, razão de dois números, proporção, a razão áurea através da divisão de segmentos geométricos, o retângulo áureo, a espiral logarítmica, o pentágono, o pentagrama e o triângulo áureo, a incomensurabilidade do pentágono regular, onde encontrar a razão áurea, a proporção áurea na natureza, a música e a secção dourada, o homem de Vitrúvio e o modulor (a razão áurea na arquitetura). O segundo capítulo aborda a história das Construções Geométricas desde a Pré-História e seus percursos por séculos até chegar ao Brasil no final do século XVII, com toda a sua trajetória até aos dias atuais. O terceiro capítulo é dedicado às construções geométricas, ilustrando vários tipos de figuras e como utilizar a régua e o compasso, como ferramentas úteis e de fácil acesso, facilitando o ensino e a aprendizagem dos alunos.
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