FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Macapá, 14 de Maio de 2024


Processo No. 23125.008402/2021-68
Assunto: EMENTÁRIO PPC CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA 2017

DESPACHO FAVORÁVEL


  Disciplinas Optativas III

 

  • O Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (8º sem. – 60h)

 

Ementa

Aspectos históricos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. A EJA e os movimentos populares. Pressupostos teórico-metodológicos da EJA. Análise da EJA como instrumento de inclusão social, considerando as formas de atuação dos docentes nos primeiros anos do Ensino Fundamental e a especificidade do trabalho com jovens e adultos. O ensino de História na EJA e suas demandas na atualidade.

 

Bibliografia Básica

CARVALHO, Célia. Ensino noturno: realidade e ilusão. São Paulo: Cortez, 1989.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2000.

 

 

MASAGÃO, Vera Maria R. Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas: Ação Educativa, 2001.

SOARES, Brandão; GIOVANETTI, Maria A.; GOMES, Nilma Lino (Org.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

 

Bibliografia Complementar

BRASIL. MEC. Proposta curricular para Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, 2002.

           . Programa educação para qualidade do trabalho: manual do professor. Brasília: MEC, 1997. FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil: educação popular e educação de adultos.

  1. São Paulo: Loyola, 2003.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1984.






(Autenticado digitalmente em 19/04/2021 20:53)
MARCOS SILVA ALBUQUERQUE
COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA - CCHL (11.02.25.13.01)
MEMBRO


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