Processo No. 23125.008402/2021-68 | |
Assunto: EMENTÁRIO PPC CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA 2017 | |
DESPACHO
FAVORÁVEL
EmentaBreve historiografia da educação brasileira: autores, fontes de pesquisa, modernidade educacional e memória. Estudo das concepções e práticas educativas ocorridas no Brasil em diferentes contextos: do período colonial aos dias atuais. Articulação do processo educativo com a Economia, a Política, a Cultura e a Sociedade. Concepções e práticas estabelecidas historicamente no processo de formação da educação brasileira e amapaense, com foco na memória de professores e estudantes.
Bibliografia BásicaFRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no período histórico. Campinas: Alínea, 2004. LOBATO, Sidney da S. Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944-1956). Belém: Paka-Tatu, 2009. LOPES, Eliana Maria T.; FARIA FILHO, Luciano M.; VEIGA, Cynthia G. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
RIBEIRO, Maria Luísa S. História da educação brasileira: a organização escolar. Campinas: Autores Associados, 2010.
Bibliografia ComplementarMÜLLER, Maria Lúcia R. Educadores & alunos negros na Primeira República. Brasília: Ludens, 2008. ROMANELLI, Otaíza de O. História da educação no Brasil (1930/1973). Belo Horizonte: Vozes, 1978. SÁ, Nicanor P.; SIQUEIRA, Elizabeth M; REIS, Rosinete M. Instantes e memória na História da educação. Brasília: INEP, 2006. TEIXEIRA, Anísio S. Educação no Brasil: atualidades pedagógicas. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1971. TREVISON, Leonardo. Estado e educação na história brasileira (1750-1900). São Paulo: Moraes, 1987. (Autenticado digitalmente em 19/04/2021 20:52) MARCOS SILVA ALBUQUERQUE COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA - CCHL (11.02.25.13.01) MEMBRO |
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