MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ


PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EXTENSÃO Nº 1 / 2023 - PROEAC (11.02.30)

Nº do Protocolo: 23125.003737/2023-78
Macapá-AP, 11 de Fevereiro de 2023

Relatório de Atividades da Coordenação de Extensão e Social Ensinar e Aprender - PROSEAR

Relatório de atividades do período de FEVEREIRO de 2023 a FEVEREIRO de 2023 apresentado à Direção do DEX, em atendimento ao Estatuto e Regimento da Universidade Federal (Unifap).


Apresentação

A Universidade se sustenta pela tríade indissociável: ensino-pesquisa extensão (pilares que compõem uma universidade, como prevê o artigo 207 da Constituição Federal de 1988) e tem como uma de suas tarefas principais dialogar com a sociedade e tentar responder às demandas e expectativas desta, assim como deve procurar reconhecer a sociedade como sendo constituída em sua diversidade por sujeitos de direitos e deveres que possuem valores e culturas tão legítimos quanto aqueles derivados do saber erudito.

A extensão, desse modo, é parte indispensável do pensar e do fazer universitários e se configura como um trabalho interdisciplinar; um processo educativo, cultural e científico que possibilita articular o ensino e a pesquisa bem como viabilizar a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade. Nessa perspectiva, torna-se tarefa da extensão universitária a promoção da interação dialógica, da abertura para alteridade e para a diversidade, bem como a promoção/construção da relação de compartilhamento entre os conhecimentos científico e tecnológico produzidos na Universidade e aqueles produzidos pelas comunidades tradicionais. Contudo, tem-se claro que ao intervir na realidade social por meio da extensão universitária o que se busca não é fazer com que a Universidade substitua funções que são de responsabilidade do Estado, mas, sim, produzir saberes científicos, tecnológicos, artísticos, culturais e filosóficos que sejam acessíveis à população brasileira, o que confirma e fortalece a natureza pública da Universidade (FORPROEX, 2012).

O PROSEAR, criar oportunidades na forma da Lei Nº 13.726/2018 (Desburocratização e Simplificação no serviço público), assim como em seu art. 5º do inciso II da constituição federal de 88, banco de Voluntariado de Extensão, são parte de uma política de consolidação da extensão universitária na UNIFAP, com o propósito de fomentar processos formativos de caráter extensionista articulados ao ensino e à pesquisa, considerando as demandas sociais da população por meio do desenvolvimento de Projetos de Extensão e Social, e consequentemente a participação da comunidade acadêmica (interna e externa).


Considerando esses elementos e em consonância com a missão da Universidade que é a de contribuir para a formação de cidadãos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento sustentável da sociedade, a Coordenação do Projeto de Extensão PROSEAR na Regional Mazagão, Macapá, da Universidade Federal visou pensar e desenvolver suas ações, no período de 01/01 de 2023 a 11/02 de 2023.





(Assinado digitalmente em 13/02/2023 15:54 )
MARCOS SILVA ALBUQUERQUE
COORDENADOR ADJUNTO
Matrícula: 3961971

Para verificar a autenticidade deste documento entre em https://sipac.unifap.br/documentos/ informando seu número, ano, tipo, data de emissão e o código de verificação: dfc4f8e448