MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ


EDITAL Nº 61 / 2022 - CCHL (11.02.25.13.01)

Nº do Protocolo: 23125.012016/2022-69
Macapá-AP, 14 de Maio de 2022

GRUPO DE PESQUISA
DEMOCRACIAS E DITADURAS

Fixa normas para seleção de bolsistas e estagiários voluntários para atuar como auxiliares de pesquisa, ensino e extensão no Grupo de Pesquisa Democracias e -Ditaduras.

A Coordenadora do Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras através da COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA/DFCH/PROGRAD, Maura Leal da Silva, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Capítulo XIII, do Regimento Geral da Universidade Federal do Amapá resolve TORNAR PÚBLICO o presente edital, que estabelece as instruções destinadas à seleção de bolsistas e estagiários voluntários para atuar como auxiliares de pesquisa, ensino e extensão no GRUPO DE PESQUISA DEMOCRACIAS E DITADURAS - GPDD.

1 -Dos requisitos: poderão se inscrever os acadêmicos dos cursos de História devidamente matriculados na Universidade Federal do Amapá.

1.1 - A seleção de que trata este instrumento editalício será executada por Banca Avaliadora especialmente constituída para este fim, designada pelo GPDD.

2 - Das vagas a serem preenchidas: o (a) candidato (a) selecionado (a) poderá ocupar 03 (três) vagas existentes junto ao GPDD. Os (as) demais aprovados (as) formarão cadastro de reserva para eventuais vagas que porventura surjam.

3 - Das inscrições: serão realizadas no período de 16 a 24 de maio de 2022, por email: cursoextensaogpdd@gmail.com o qual será acusado o recebimento. O(a) candidato(a) deverá preencher a ficha de inscrição no modelo exposto no Anexo I deste- Edital.

3.1. Da homologação: A listagem das inscrições homologadas será divulgada, no dia 25 de maio de 2022, com datas e horários das entrevistas por e-mail..

3.2. Da não homologação: Só serão homologadas as inscrições do (a) candidato (a) que enviar por email a ficha de inscrição descrita no item 3 desse edital.

4- Da Seleção: será realizada em uma etapa:

1ª etapa: entrevista pessoal ON-LINE a ser realizada nos dias 26 e 27 de maio de 2022 conforme lista divulgada pelo GPDD, Campus Marco Zero-UNIFAP, com caráter eliminatório e classificatório.

5 - Da preferência de contratação: A ordem de preferência na contratação será da maior para a menor nota, observadas, inclusive, as frações atribuídas.

7 - Dos resultados: serão divulgados via on-line no dia 28 de maio de 2022.

8 - Da contratação: A contratação de candidato(a) aprovado(a) dependerá da conveniência do Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras.

8.1 - A contratação de que trata o caput deste item NÃO terá caráter remuneratório.

8.2 - Na eventualidade de bolsas de iniciação cientifica ou de qualquer outra natureza de suporte ao estudante, forem concedidas ao ou através do GPDD, os estagiários selecionados neste processo, terão prioridade na ordem da classificação de suas seleções por este edital.

9- Do desligamento do Estagiário: Será desligado do GPDD o estagiário ou bolsista que:

  1. a) concluir, efetuar o trancamento de matrícula institucional ou abandonar curso de graduação;
  1. b) desistir das atividades do GPDD;
  1. c) apresentar rendimento acadêmico insuficiente;
  1. d) descumprir as obrigações junto as Pró-reitorias de Graduação e Pesquisa e Pós-Graduação (PROGRAD e PROPESPG) e ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), e,
  1. e) praticar ou envolver-se em ações não condizentes com os objetivos do GPDD ou com o ambiente universitário e acadêmico.

10 - O candidato poderá obter mais informações sobre o Processo Seletivo junto às Professoras Drª Júlia Monnerat Barbosa e Drª Maura Leal da Silva.

11 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras.

Macapá-AP, 14 de maio de 2022.


ANEXO I
MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO
FICHA DE INSCRIÇÃO
PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA E ESTAGIÁRIO(A) VOLUNTÁRIO(A) GRUPO DE PESQUISA DEMOCRACIAS E DITADURAS 2022


GRUPO DE PESQUISA DEMOCRACIAS E DITADURAS

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS

1. INFORMAÇÕES PESSOAIS

Nome Completo:

Data de Nascimento:

Naturalidade (Município e UF):

RG:

CPF:

E-mail:

Telefones para Contato:

2. ENDEREÇOS (residencial e de trabalho)

Endereço Residencial:

Bairro:

CEP:

Cidade:

Estado:

Endereço de Trabalho:

Bairro:

CEP:

Cidade:

Estado:

3. INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Curso:

Em qual semestre se encontra:

Índíce de Rendimento Acadêmico:

4. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

(a) Descrever o que você sabe sobre o Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras.

(b) Explicitar os motivos que o/a levaram a fazer a inscrição no Grupo de Pesquisa Democracias e Ditaduras.

(c) Justificar o seu interesse em trabalhar com o tema “democracias e ditaduras”.

(d) Você tem tempo disponível necessário para participar no GPDD? Anexar sua grade horária de disciplinas de- 2022 a esta ficha.

(e) Caso participe ou tenha participado de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão, descreva: título do projeto, orientador, período, atividades realizadas e se teve bolsa, citar a agência.

(f) Outras informações relevantes.


ANEXO II
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
ENTREVISTA


ÍTEM

DISCRIMINAÇÃO DOS CRITÉRIOS

NOTA MÁXIMA

01

O candidato demonstra preparo acadêmico de respostas e perguntas sobre questões especificas dos temas e atividades desenvolvidas pelo GPDD

2,0

02

O candidato posiciona-se quanto à relevância das temáticas desenvolvidas pelo GPDD, identificando possíveis impactos sociais, acadêmicos e teóricos

2,0

03

O candidato apresenta justificativa relevante para atuação no GPDD e tem disponibilidade para dedicar-se às demandas do grupo

5,0

04

O candidato explicita e defende a contribuição que pretende dar ao GPDD

1,0

T O T A L

10,00




(Assinado digitalmente em 14/05/2022 13:50 )
JULIA MONNERAT BARBOSA
PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR
Matrícula: 2120653



(Assinado digitalmente em 14/05/2022 13:45 )
MARCOS SILVA ALBUQUERQUE
SECRETARIO
Matrícula: 3961971



(Assinado digitalmente em 14/05/2022 13:54 )
MAURA LEAL DA SILVA
PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR
Matrícula: 3356167

Para verificar a autenticidade deste documento entre em https://sipac.unifap.br/documentos/ informando seu número, ano, tipo, data de emissão e o código de verificação: 7b7b014ed9